OS ESTADOS UNIDOS PERDEM A GUERRA MAIS LONGA QUE ENFRENTARAM: NO AFEGANISTÃO

CHARGE DE TOM JANSEN

Tratado de paz com Taleban é saída pela porta dos fundos, como no Vietnã

Os Estados Unidos perderam a mais longa guerra que já travaram. O tratado de paz com o Taleban é uma saída americana pela porta dos fundos, como no Vietnã. Saldo para os afegãos: um país destruído por 2 décadas.

O Taleban, que seria exterminado em semanas, é o único lado que pode declarar vitória. A linguagem corporal do aperto de mãos dado hoje entre os dois lados deixou isso evidente.

Sem dúvida, o tratado de paz é importante para a tentativa de reconstrução do Afeganistão. O Taleban, considerado um grupo pária em 2001, quando estive no país, emerge agora como uma força política geopolítica inconteste. Assinar o acordo com os EUA sem a participação do governo afegão mostra a força do Taleban, que ganha reconhecimento internacional do seu maior inimigo.

Do ponto de vista doméstico, o presidente Donald Trump fará um falso discurso de vitória porque cumpre a promessa de encerrar uma guerra. No entanto, os números vão contradizer essa narrativa. Mais de 2.400 americanos foram mortos. Mais de 20.000 foram feridos em mais de 18 anos de guerra, a mais longa já travada pelos Estados Unidos. O custo do conflito passou de US$ 2 trilhões.

O compromisso do Taleban de combater terrorismo ajudará Trump a vender a ideia de vitória. Mas os grupos terroristas que ameaçam mesmo os EUA não estão mais no Afeganistão. A política de combate ao terror criou novos inimigos mundo afora com as guerras do Iraque, Líbia e Síria. Os erros de Trump na relação com o Irã também reforçafram esses inimigos.

KENNEDY ALENCAR ” BLOG DO KENNEDY” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *