A FRANÇA ESTÁ DESLIZANDO PARA O ABISMO

A situação complexa do governo de Emmanuel Macron diante do avanço da violência, dos protestos e do extremismo.

Estes são tempos difíceis para a social-democracia. Há apenas dez anos, a combinação proposta entre o dinamismo produtivo inerente ao capitalismo de livre mercado e medidas destinadas a garantir que todos partilhassem os benefícios parecia perfeitamente sensata. Variações deste modelo europeu estavam no poder na maioria dos países desenvolvidos, incluindo aqueles governados por conservadores de mentalidade tradicionalista que, por razões culturais, rejeitavam os empresários e desprezavam os valores comerciais que estes promoviam.

O suposto consenso centrista desintegrou-se, portanto, sob a pressão de partidos que os defensores do status quo rotulariam de “populistas” ou de “extrema-direita”, cujos líderes capitalizaram o descontentamento de milhões que se sentiam marginalizados. Nos Estados Unidos e na Europa, os “moderados” tornaram-se uma espécie em extinção. Agora é difícil encontrar pontos em comum entre os apoiadores de Donald Trump e os progressistas que começam a dominar o Partido Democrata, ou entre seus respectivos pares na Europa.

A situação em grande parte da Europa apresenta uma semelhança impressionante com a que prevalecia na Argentina nos anos que antecederam a ascensão meteórica de Javier Milei. Na maioria dos países, os governos não dispõem de fundos suficientes para cumprir o que a maioria considera suas obrigações básicas. Isso é especialmente verdadeiro na França, que, ao que tudo indica, está à beira da falência. Todos os esforços do presidente Emmanuel Macron para impedir que a dívida pública continue a crescer são recebidos com manifestações massivas que frequentemente se transformam em graves distúrbios. Muitos temem que a França possa mergulhar no caos a qualquer momento.

Na semana passada, surgiram sinais de que esse momento finalmente havia chegado. O que começou como um protesto de estudantes adolescentes em frente a uma escola em Saint-Denis, um bairro parisiense conhecido por sua pobreza, reclamando das péssimas condições das salas de aula, da infestação de baratas e das frequentes ausências dos professores por motivos pessoais, logo se espalhou por todo o país. Segundo o governo, agitadores de esquerda ligados ao partido La France Insoumise, de Jean-Luc Mélenchon, intervieram imediatamente para tentar tirar proveito político da agitação. Além disso, como costuma acontecer nessas situações, um grande número de imigrantes aderiu com entusiasmo aos protestos, enquanto a polícia respondeu com sua habitual brutalidade. Nos confrontos de rua, um jovem perdeu uma mão e outro um olho, fornecendo aos manifestantes um pretexto para continuar sua luta contra a tentativa do governo de restabelecer uma aparência de ordem.Anúncios por

A França está acostumada às convulsões políticas que surgem quando um número suficiente de pessoas perde a fé no sistema vigente e acredita ser hora de substituí-lo por algo radicalmente diferente. Foi o que aconteceu em 1959, quando a Quinta República, baseada em uma constituição elaborada pelo General Charles de Gaulle, obteve a aprovação de mais de 80% do eleitorado. Poderia a Quinta República, de natureza decididamente presidencialista, sofrer o mesmo destino de suas antecessoras? Embora seja evidente que o sistema atual não funciona, conceber um melhor não seria fácil, visto que os maiores problemas da França têm menos a ver com normas constitucionais do que com uma escassez crônica de recursos.

Assim como em muitos outros países, a França possui um generoso sistema de pensões, concebido em um contexto demográfico muito diferente do atual. As tentativas de modificá-lo para levar em conta a drástica queda na taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida são sistematicamente bloqueadas pelos sindicatos. Durante seu mandato, Macron enfrentou protestos massivos de servidores públicos indignados que, além de terem seus salários congelados, estão sendo informados de que sua renda de aposentadoria será menor do que a prometida. Assim como os jovens manifestantes que exigem maiores investimentos em educação, eles sentem que um governo indiferente os está privando do que lhes é de direito.

Tudo isso está se desenrolando nos mercados de títulos que controlam as classificações de crédito dos países. Operadores financeiros, influenciados por esses mercados, estão vendendo títulos franceses em quantidades cada vez maiores, o que está impactando o euro e causando uma rápida desvalorização em relação ao dólar americano. Para piorar a situação para os europeus — e para Trump — há preocupações com o fornecimento de energia e outros bens vitais transportados pelo Estreito de Ormuz e pelo Mar Vermelho, onde os aliados do Irã, os houthis iemenitas, estão trabalhando para bloquear as exportações de petróleo da Arábia Saudita.

A Europa, governada durante décadas por homens e mulheres alinhados à social-democracia, atravessa uma grave crise; é, portanto, compreensível que sua ideologia esteja perdendo apelo. Contudo, não há razão para crer que qualquer uma das alternativas propostas satisfaça aqueles que se sentem vítimas de um engano ideológico. Para alcançar esse objetivo, os governos europeus teriam que aumentar significativamente os impostos, mas, embora tributar os ricos possa parecer uma proposta atraente, esse grupo tende a buscar alternativas em outras partes do mundo, reduzindo assim a arrecadação tributária do país. Apesar do consenso de que o aumento da produção deve ser uma prioridade, as empresas europeias encontram dificuldades não apenas devido aos altos impostos, mas também porque o custo da energia é muito superior ao dos Estados Unidos e a concorrência chinesa está conquistando um número crescente de clientes.

Não só na França, mas também na Espanha, no Reino Unido e em outros países, os jovens acusam seus pais e avós de priorizarem egoisticamente seus próprios interesses, condenando assim seus descendentes a um futuro sombrio. Eles apontam que, diferentemente de seus pais ou avós quando ingressaram no mercado de trabalho, a maioria hoje não tem condições de morar sozinha após concluir os estudos, ou, se o fazem, são obrigados a dividir um pequeno apartamento com estranhos. Na Espanha, essa lamentável situação desencadeou centenas de manifestações, por vezes violentas, que, paradoxalmente, começaram como protestos contra o despejo, em Madri, de uma idosa por uma empresa financeira que havia comprado o prédio onde ela morava há setenta anos. Embora o governo socialista de Pedro Sánchez tenha intervido para que a aposentada pudesse permanecer em sua casa, os inúmeros problemas decorrentes do custo exorbitante da moradia na Espanha e em outras partes do mundo persistem sem solução aparente. Na tentativa de capitalizar sobre os protestos, Sánchez convocou eleições antecipadas depois que o Congresso rejeitou sua proposta de mitigar a crise congelando os aluguéis e dificultando o despejo de inquilinos por parte dos proprietários.

Partidos de esquerda e de centro foram criados para defender os pobres da “ganância capitalista”, mas, com o tempo, foram tomados por profissionais e funcionários públicos abastados. Como resultado, hoje poucos trabalhadores ou pessoas da classe média baixa na Europa ou nos Estados Unidos sentem muita simpatia por seus supostos benfeitores, razão pela qual a maioria tende a votar em partidos estigmatizados como de “extrema-direita”. Eles fazem isso em reação à tendência dos esquerdistas ou “progressistas” nos países ocidentais de se apegarem cada vez mais a causas que a maioria de sua classe trabalhadora rejeita veementemente, como a imigração em massa de países muçulmanos, onde prevalece uma hostilidade fervorosa contra Israel, o racismo anti-branco, o feminismo agressivo e o transgenerismo. Embora, em geral, os social-democratas genuínos não queiram ter nada a ver com as crenças “woke” mais extravagantes defendidas por muitos professores universitários e seus alunos, eles foram desacreditados por sua relutância em se opor a elas por medo de serem “cancelados”.Milei

No Brasil, a situação é um tanto diferente. Como demonstrado pelos resultados do primeiro turno das eleições presidenciais e, ainda mais significativamente, das eleições legislativas, os estados do norte, onde setores da população dependem fortemente de auxílio governamental, votaram no Partido dos Trabalhadores de Lula, enquanto os estados do sul, mais prósperos, apoiaram Flávio Bolsonaro e seu Partido Liberal. Embora as políticas econômicas de Lula não tenham sido ostensivamente de esquerda, e, para os padrões regionais, as acusações legais contra ele nunca tenham sido particularmente graves, o movimento que se formou em torno dele é amplamente visto como corrupto, hipócrita e, como seus equivalentes ideológicos em outras partes do mundo, excessivamente propenso a presumir sua própria superioridade ética.

JAMES NIELSON ” NOTÍCIAS” ( ARGENTINA )

← →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *