PALESTRAS NO BAR DO OSVALDO: AS PROMOÇÕES TÓXICAS DE TOTO CAPUTO

ILUSTRAÇÂO DE REP

-Eu cuido disso Chefe, eu cuido disso agora. “Não fique impaciente porque não aguento tanto o barsucho quanto tenho”, diz Osvaldo enquanto passa o pano úmido nas mesas.

–Sim, vejo Osvaldo, mas não chore. Com essa chuva são poucos os que se atrevem a sair e você está com o bar cheio. Parece-me óptimo que ele tenha aproveitado para limpar as mesas porque precisavam de uma esfregona.

–Olha chefe, não me incomode. Porque este será um barsucho morondanga , como você sempre diz, mas é mais limpo do que qualquer um daqueles com quem você me trai quando quer fazer o tilinguito do Bairro Norte . Mas esclareço que por mais que você se sinta em Nucha ou Amayta, a aparência de ter nascido em Almagro é perceptível de longe. Este jovem não se deixa enganar. Já que você gosta tanto de rock, não esqueça daquela música do Manal que dizia: “Você não deveria mudar sua origem/ nem mentir sobre sua identidade/ é muito triste negar de onde você vem…”  Não garoto , o nome do música é, caso você não saiba.

–Como eu poderia não saber, Osvaldo. Começa assim: “Você não precisa ter carro/nem meio milhão de relógios/quatro empregos bem remunerados…”

–Grande chefe, grande. Javier Martínez é o nome do vocalista, que também tocava bateria e usava óculos gargalo. Naquela época não houve nenhum recital que eu perdesse. Considerando é uma palavra que não se usa mais, mas em seu lugar nasceram outras. Teremos que ver se eles prevalecerão ao longo dos anos. Agora, quando um casal se dá muito bem, mas não consegue se separar, dizem que é um amor “tóxico”. Meu filho e minha nora usam o tempo todo, mas não funciona para mim. A única coisa que falta é que quando brigamos com a Olga, minha senhora, dizem que o nosso é “um amor tóxico ”. E sobre o tema de Manal, poderíamos dizer que nos desafia . Essa é outra palavra da moda. Se não questionarmos alguém, não existimos.

-Esse é o Osvaldo, e hoje em dia é preciso ter quatro empregos bem remunerados, mas para sobreviver, e não ter carro nem relógios caros. Coitado do Peluca, não deixaram ele aumentar o salário! Além disso, agora o Vice o batizou de “Jamoncito”. Essa relação também poderia ser chamada de tóxica.

–Falando em presunto, vou atualizar nossos preços para você ver se o dinheiro que você tem é suficiente para você. A promoção de café com leite com 2 croissants passou a custar 2.400 pesos; O café pequeno ou em jarra custa o mesmo: 1.600 pesos. Você sempre pede em um copinho, eu sei, mas vou esclarecer mesmo assim porque agora você pode mudar para o potinho e levar o que sobrar para sua casa. Nem te falo dos menus fixos porque já sei que nunca se almoça. O que não sei é se ele faz isso para manter o peso ou para manter o peso, que são coisas diferentes. E saiba que esse Osvaldo Barsucho  entrou na onda que Toto Caputo inventou. Essa inflação se combate com 2×1. Se você quiser um sanduíche de presunto e queijo eu cobro 3.200 pesos, mas se você trouxer dois, o segundo sai pela metade do preço. Temos o menu fixo: entrada, prato principal e bebida, por sete mil pesos. Mas se preferir o Menu Super Toto oferecemos duas entradas, um prato principal e meio, duas bebidas e um café em jarra por dez mil pesos em moeda nacional. Nada de dólares, porque esta será uma economia bimonetária, como diz o Patrão, mas para este empregado a única coisa verde que existe é a alface. Já colocamos a placa: “Dólar não é aceito”, então fica claro que esse é um barsucho  nacional e popular , como diz Beto, meu filho. No geral, o peso que ganho eu gasto, não é suficiente para economizar. Não preciso me preocupar com desvalorizações: o que entra sai rápido. Osvaldito sempre atualizado. Minha mulher, que costura lá fora, pega o que vem. Mas ela tem clientes que operam em dólares. São eles que vão aos mesmos bares de tilingo com os quais você me trai. Claro, minha Olga não se engana. Se quiserem pagar em verde, devem ter um rosto grande e uma faixa azul. Mais do que costureira, a senhoria parece ter sido doleira. Eu estrago tudo fazendo também as promoções do Totó: um anel de cinco mil pesos ou cinco dólares; duas rodas oito mil pesos ou oito dólares. Sempre caras grandes. Se forem de rosto pequeno, onze dólares. Antes você tinha que ir até as árvores na Flórida para se trocar, mas agora em Boedo você entra em qualquer galeria e em todas as lojas eles brigam para te mudar. Eles fazem mais diferença com dólares do que vender roupas de bebê, capas de celular ou consertar relógios. Olga chega e eles ligam para ela de todos os negócios. E aí também pegam qualquer um: rosto pequeno, rosto grande, com franja, sem franja, com rugas, sem rugas. Luciana, minha nora, diz que as galerias Boedo são uma homenagem àquele poeta espanhol que escreveu “Verde, eu te amo verde”.

–Sim, Osvaldo, conheço esse poeta. Seu nome é Federico García Lorca e ele foi baleado durante a Guerra Civil Espanhola como republicano: Verde, eu te amo, verde/ Vento verde. Galhos verdes/ O navio no mar/ E o cavalo na montanha…

–Pare, pare, Dom Hugo. Não preciso que você recite tudo para mim. Eu nunca pego você, sábio, em uma. Da última vez ele cantou comigo a Marcha de la Bronca , hoje completou a letra de No pibe for me  e agora me explica quem foi Lorca. Pare um pequeno chefe. Pelo menos ele não canta a poesia, porque não há nada que te dê desafinado.

–Ok Osvaldo, agora pare. Não me ofenda. Por favor, seja um pouco mais empático !

-Vai chefe, ele disse com empatia . Essa é outra palavra que está na moda . Empático . Eu ouço isso o tempo todo. Algum tempo atrás eu teria dito a mim mesmo para não ser hostil. Um deles era amigável ou hostil. Agora você é empático ou não empático .

–Não é exatamente o mesmo Osvaldo, mas você tem razão.

–Ah não, agora ele me dá aulas de espanhol! No final, por mais que discutamos, acabarão dizendo que nosso relacionamento é tóxico e que não temos empatia . Então trago para vocês o seu short de costume e vai pergunta ao Toto Caputo, que com o verso das promoções continua nos quebrando a cara. Rosto pequeno ou rosto grande não importa para ele, ele quebra de qualquer maneira. Verde, eu te amo, verde deve ser seu poema favorito. Pobre Lorca, chefe, pobre Lorca, ele deve pular no túmulo.

HUGO SORIANI ” PÁGINA 12″ ( ARGENTINA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *