MILEI FAZ SHOW EM BUENOS AIRES E O SOCIALISTA SANCHEZ, DA ESPANHA, DIZ QUE ELE ” É CONVIDADO ILUSTRE DA EXTREMA DIREITA ESPANHOLA”

CHARGE DE MARIO ADOLFO

“A Espanha é um dos principais investidores internacionais diretos na Argentina”, escreve Marcia Carmo

Um dia após a Espanha retirar de vez sua embaixadora em Buenos Aires, numa clara mensagem de insatisfação contra as agressões de Milei, o presidente argentino preparava-se para subir num palco da capital argentina, nesta noite de quarta-feira.

No lançamento de seu livro, Milei prometeu cantar no tradicional Luna Park, que foi popular como ringue de luta de boxe até virar casa de espetáculos. Pouco antes do show de Milei, o presidente do governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, explicou no Congresso espanhol o que o levou a retirar a representante diplomática do seu país da capital argentina. “Foi um ato formal (…) Os ataques de Milei (contra Sánchez) em nosso próprio país foram algo inédito.”, disse o líder socialista. Em seu discurso no fim de semana, em Madri, durante reunião da Vox, da extrema direita, Milei chamou a companheira de Sánchez de “corrupta”

Nesta quarta-feira, no parlamento, Sánchez fez várias críticas à virulência do discurso de Milei na capital espanhola. “O senhor Milei identificou o câncer com o socialismo. É uma falta de empatia com todas as pessoas doentes de câncer”, disse. O espanhol enfatizou que seu governo é o oposto do governo Milei. Sánchez condenou que a Argentina tenha fechado, nesta semana, as redes sociais dos veículos públicos de comunicação (que estão na mira das privatizações de Milei).

A Espanha é um dos principais investidores internacionais diretos na Argentina e os dois países têm um longo histórico de relações bilaterais, que inclui a forte presença de espanhóis morando no território argentino e de argentinos no território espanhol. Quando perguntados, os assessores de Milei disseram que as diferenças entre Milei e Sánchez “são pessoais” e não envolvem os dois países….Milei não engoliu que Sánchez tenha declarado apoio à eleição de Sergio Massa, durante a campanha presidencial do ano passado. Mas por outros motivos, sempre atacando “a esquerda, o socialismo e o comunismo”, Milei fez declarações pouco felizes sobre o Brasil e a China, principais sócios comerciais e econômicos da Argentina. E já registrou diferenças públicas com a Colômbia e outros países da América Latina…Também nestes casos, quando perguntada, a chanceler Diana Mondino disse que eram problemas pessoais e não entre países….E, enquanto isso, segundo dados oficiais, divulgados nesta quarta-feira, a economia argentina caiu 8,4% em março deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. A recessão argentina, mais uma vez, confirmada.

MARCIA CARMO ” BLOG BRASIL 247″ ( ARGENTINA/ BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *