AOS 91 ANOS, O GÊNIO POR TRÁS DE “MAN ON A HORSE” FALECEU. DA EPU, APRESENTAMOS UM BREVE PASSEIO PELAS OBRAS MAIS EMBLEMÁTICAS DO PINTOR QUE COLOCOU A ARTE LATINO-AMERICANA NOS MAIS IMPORTANTES PALCOS INTERNACIONAIS DO MUNDO.
O artista colombiano Fernando Botero morreu nas últimas horas, aos 91 anos . O Antioquiano é o maior artista colombiano de todos os tempos. A primeira versão de sua morte foi noticiada pela W Radio , onde indicaram que ele sofria complicações de saúde há vários dias.
Botero, nascido em Medellín, quebrou todos os recordes artísticos, como as 300 mil pessoas que visitaram suas obras no Palácio de Belas Artes do México ou as 155 mil que o fizeram no Museu de Belas Artes de Bilbao. Foi ele quem colocou a arte nacional nos palcos internacionais mais importantes do mundo. Na verdade, as suas esculturas são impostas em locais importantes, como os Estados Unidos e a França.
Galeria virtual
Em 2022, para comemorar os 90 anos do pintor colombiano, a plataforma Google Arts & Culture disponibilizou aos internautas uma coleção das pinturas mais icônicas do artista nascido em Medellín em 19 de abril de 1932 . Entre eles, um dos mais importantes: “Lição de Violão” , que está localizado no Museu Nacional da Colômbia.
São cem imagens digitalizadas escolhidas para representar a arte de um criador reconhecido por suas figuras volumosas e paleta de cores explosiva. A plataforma oferece ainda a possibilidade de visualização das obras com técnica de realidade aumentada, acompanhada de zoom em alta definição, vídeos online e muito mais.
Esse estilo absolutamente reconhecível é o meio pelo qual Botero abordou os mais variados temas, seja reinterpretando pinturas dos antigos mestres ou oferecendo vislumbres do latino-americanismo em imagens da vida doméstica da região, cenas de rua ou retratos satíricos de personagens políticos. O volume exagerado de suas criaturas, em todo caso, persegue menos uma crítica à forma dos corpos do que a busca pelo impacto visual.
Na exposição digital também se encontram fotografias de algumas de suas esculturas , já que nessa disciplina Botero também soube conseguir uma extensão de suas obras bidimensionais. Suas peças escultóricas podem ser encontradas nas ruas de Medellín, Nova Iorque, Paris, Barcelona, Madrid, Jerusalém , entre outras. Buenos Aires está orgulhosamente na lista : Thays Park tem “Bust” , doado pelo artista em 2002.
Autodidata e universal
Apesar de ter frequentado a Academia San Fernando de Madrid e a Academia San Marcos de Florença, Fernando Botero foi autodidata . Publicou ilustrações pela primeira vez no suplemento literário do jornal El Colombiano, de Medellín, e sua primeira exposição individual foi em Bogotá, aos 19 anos.
Seu momento epifânico – aquele momento em que um artista sabe para sempre quem ele é – aconteceu em 1956, quando morava na Cidade do México. A revelação tomou a forma de uma pintura : a de um bandolim capturado em formas desproporcionais, o que lhe permitiu explorar futuramente o tema do volume. Por um lado, senti que havia algo de novo ali; por outro lado, que um estilo foi criptografado naquela descoberta.
Foi assim que nasceu o “Boterismo”, aquela forma de arte plástica devedora do estilo figurativo que o reducionismo insiste em agrupar sob um nome tosco: “Os gordos de Botero”. Uma marca que o antioquino cultivou através das digressões e da inestimável contribuição da crítica internacional, sempre elogiando o seu trabalho.
Esta nota exibe uma dezena de obras em homenagem ao pintor que ao longo do tempo se tornou um dos artistas latino-americanos mais vendidos, ultrapassando várias vezes o milhão de dólares em prestigiadas casas de leilão, como Sotheby’s e Christie’s .
“PÁGINA 12” ( ARGENTINA)