Membro do cineclube, escritor, pesquisador, apresentador de programas de televisão, professor e diretor de festivais como BAFICI e Mar del Plata, Fernando Martín Peña estava compartilhando postagens no Facebook com observações e descobertas de cinéfilos, divulgando e gerenciando a recuperação de material cinematográfico : as lindas latas velhas. Blatt & Ríos acaba de publicar Diario de la filmoteca, um registro dessa jornada de tantos anos e buscas. Esta é a história de uma paixão pelo colecionismo, mas também de uma casa situada em Villa Madero transformada em cinemateca para conservar e proteger estes materiais fílmicos em cinco salas e uma sala de projeção, onde Peña vive e trabalha sob o lema disso a única coisa que nunca fez na vida foi desistir do cinema.
Esta casa de porta preta está localizada em Villa Madero, um bairro do bairro de La Matanza que faz fronteira com Piedra Buena e Villa Lugano, onde os quiosques são casas com janelas para a rua e sobrevivem as clássicas fábricas de massas. Se você se aproximar, poderá se surpreender com um cheiro incomum de vinagre, embora o que mais impressione seja a torre azul elétrica que se ergue como um farol no meio de uma rua de casas baixas. Aqui, todas as manhãs, Fernando Martín Peña acorda entre as 5 e as 6 da manhã e começa o dia com uma rotina nasal. Ou seja: cheira a dezenas de latas. Fazer isso com toda a sua coleção de latinhas é uma tarefa que pode levar mais de dois meses e, quando o passeio termina, você começa tudo de novo. Como esse gesto pode não parecer um trabalho acadêmico, no entanto, é o que poderia salvar um pedacinho da história do cinema: o primeiro sinal de um filme se decompondo no filme é o cheiro de vinagre e o processo, em muitos casos, pode ser interrompido com ventilação. É por isso que, depois de todos esses anos, Fernando Martín Peña sabe disso: para preservar um filme é preciso ar, não confinamento. E o melhor que um historiador pode fazer pela história não é arquivar, mas se manter em movimento. “Fui sócio da Cinemateca até 2010, tínhamos a lei e o regulamento, mas vi que por uma interna íamos ficar sem Cinemateca de novo e aí ia ser um caminho muito frustrante. Acredito no Estado e que é a única solução, mas enquanto isso os filmes que eu tinha iam ser danificados. Então eu disse, bem, tenho que construir algo sozinho”, explica o colecionador e divulgador Fernando Martín Peña,
Parece são e soa delirante. O armazém de Peña, que já foi uma casa de família, tem cinco salas e uma cabine de projeção. A torre conjunta que ele construiu especialmente tem quatro metros de altura e dois corpos. As paredes são grossas para neutralizar a umidade e um ar condicionado monstruoso funciona 24 horas no verão para manter uma temperatura estável de 20 graus. Aqui, Fernando Martín Peña resgata, conserta, organiza e investiga . É o primeiro edifício construído na Argentina especialmente para armazenar filmes. Mas não é no centro, mas neste bairro da periferia de Buenos Aires que soube povoar com migrantes italianos do pós-guerra, e não foi feito pelo Estado ou por uma entidade especializada, como acontece em outros países, mas por ele, um amador que começou a colecionar filmes aos 9 anos e hoje diz: “Antes era difícil se mexer, mas hoje é impossível.”
moela. Ele está feliz porque hoje os pedreiros terminaram o banheiro novo. Porque só hoje, depois de duas décadas ligadas de diferentes formas a esta casa, Fernando Martín Peña dorme pela primeira vez naquele que será o seu quarto definitivo: um colchão discreto que usa directamente no chão, uma secretária com poucos móveis para uma grande colecção de livros, e uma casa de banho a estrear com uma janela para o exterior que o orgulha.“O que nunca fiz na vida foi abrir mão do cinema ”, diz. “O quarto, a sala de estar, ter filhos são resignados, mas os filmes não.”
ABRIR LATAS
A editora Blatt & Rios acaba de publicar Diario de la Filmoteca , um impressionante livro de mais de 400 páginas, o mais pessoal de Fernando Martín Peña , que foi membro do cineclube, pesquisador, escritor, professor e diretor de Festivais como BAFICI e Mar del Plata. Mas talvez seja mais conhecido do público pela Filmoteca , o seu divertido e inusitado programa na Televisão Pública -onde apresenta filmes elegantes, desportivos, disfarçados e até seminus- ou simplesmente por o ter cruzado numa sala de cinema, já que é ele mesmo quem corta as passagens, apresenta e projeta seus ciclos que hoje estão fixados no Museu Malba, Centro Cultural Kirchner, Hasta Trilce e no cinema Enerc.
Diario de la Filmoteca é um blog que compila as postagens com descobertas e observações que Peña vem compartilhando no Facebook nos últimos anos. Embora sua matéria-prima seja a recuperação do cinema em filme – a epítome do analógico – ele capitalizou sua atividade de divulgação nas redes sociais , onde conta com milhares de seguidores. Este pode parecer um ano comemorativo porque o lançamento do livro coincide com o lançamento de Life in the Dark., um documentário de Enrique Bellande sobre seu ofício. O filme, que estreou no Bafici e está agendado para julho no Malba, é ao mesmo tempo o retrato da morte de um formato –o filme, outrora suporte do cinema– e a obra vital e comovente de Fernando Peña -cuja marca de estilo é sua famosa frase: Alegria sem fim! -, que se encarrega de recuperá-lo e divulgá-lo com insistência: um homem que passa o tempo abrindo latas de filmes como uma caixinha de surpresas e que tem levado essa tarefa a terreno devocional. “Mas isto tem a ver com o conhecimento, com a história, não se trata de juntar as coisas”, diz com ternura e convicção.
Fernando Martín Peña cresceu muito longe desta casa em Villa Madero. Ele nasceu em uma família de classe média sem vínculos com o cinema e cresceu em um apartamento na General Paz. Tornou-se obcecado por cinema aos 3 anos de idade, quando encontrou o projetor de seu avô em um armário -que ainda tem-, definiu-se como colecionador aos 9 e aos 16 exibiu suas descobertas em cineclubes por diversão, que logo depois conseguiu seu primeiro emprego no Cineclube Núcleo, fundado por Salvador Sammaritano, divulgador e apresentador do programa Cine Clubedo Canal 7, que o patrocinou. “Quando eu era criança eu via as imagens fixas naquele material, mas quando você colocava aquele objeto no aparelho, aquelas imagens se moviam. O disco é igual, é coisa de preto, mas você coloca no aparelho e vira música. Essa qualidade fantástica que estes objetos têm para mim continua a exercer o mesmo fascínio de quando eu tinha 3 anos. Eu vejo um disco na rua e paro para ver o que é, não acredito que alguém jogue fora, se é uma coisa fantástica, como você vai jogar fora? É como jogar fora a lâmpada de Aladim.”
O COLECIONISTA
O problema com a produção de filmes pode parecer incompreensível para uma geração mais jovem, mas os filmes nem sempre foram filmados e vistos em telefones celulares. Seu suporte original era um material de impressão, antes de tudo, altamente inflamável – a causa do grande incêndio no cinema que Tarantino imaginou em Bastardos Inglórios., por exemplo– e depois suscetível ao vinagre, como muitos dos filmes que habitam esta casa de Villa Madero. O formato, que exige destreza, algum conhecimento e algum cuidado, foi aos poucos desaparecendo como material fílmico, substituído pelo extremamente conveniente digital, e há mais de uma década também não é utilizado para projetar filmes em cinemas comerciais. Os laboratórios fecharam e centenas de latinhas – aquele símbolo do cinema – sem lugar para guardá-las foram parar no lixo. Alguns dizem que este material é a maneira mais eficaz de preservar um filme, que o digital não poderá substituir, e é por isso que as Cinematecas do mundo -Argentina- ainda não têm o seu, apesar de sua produção impressionante e da militância de alguns como Peña- estão encarregados de protegê-lo. Claro que é também a única forma de recuperar a história do cinema, ainda em construção: perdidos, enterrados, censurados, destruídos, continuam a aparecer filmes que completam o passado. E talvez algo mais prosaico: é comovente ver filmes com essas texturas e cores e climas. “Nas aulas me acontece que os meninos tiram fotos com o projetor”, diz Peña, um trabalhador radical, que ensina história do cinema com seus próprios exemplares – que carrega pela cidade em uma mala de couro que pesa cerca de 10 quilos. na Universidade de La Plata, na UBA e na ENERC. “Há uma coisa em descobrir isso: de que outra forma eles poderiam descobrir a imagem fotográfica? Eles não têm como. Quando os jovens acessam o filme, eles adoram, percebem que é outra coisa. E as pessoas que vêm ao ciclo às terças-feiras? Vem porque nós damos filmes em filme. Por que mais isso vai acontecer?
De fato, as dezenas de pessoas que frequentam o Hasta Trilce, um discreto centro cultural no bairro de Boedo, não têm outro motivo às terças-feiras. O ciclo é chamado Peña sin cadenase a palavra de ordem é esta: os filmes em 35mm são exibidos duas vezes, mas nenhum anúncio é feito, e os que assistem o fazem sob a única promessa de manter o segredo quando o show terminar. Código de confiança entre Peña, seu público e o cinema que se cumpre todas as semanas e atrai espectadores. “Nunca esteve tão lotado”, ele ri. “Isso tem a ver com a formação do colecionador: quando você vai comprar um filme não dá para escolher, não é como ir ao cinema. Você cai na casa de um cara que coleciona e quer vender alguma coisa. E eles são o que são. Quando começamos, não é que você se deparou com os filmes famosos da história. Um tem qualquer coisa, o lado b da história. A questão é que depois você os viu e eles foram ótimos. Isso estimulou o cineclube: mostrar filmes que ninguém conhecia e que assim recebíamos.
Na década de 1990, Fernando Martín Peña, Octavio Fabiano, Fabio Manes e Christian Aguirre, jovens cinéfilos que fizeram amizades por meio do colecionismo, fundaram a Filmoteca Buenos Aires, grupo destinado a exibir nos cinemas os filmes que encontravam e que cada um tinha passou anos comprando com dificuldade, motivado pela ideia de que o cinema que se descobre tem o dever de ser compartilhado: os filmes, para serem preservados, precisam de ar. “Tudo nos custou um ovo. Nunca tivemos dinheiro e tivemos que escolher muito bem. A sensação era de que tudo era muito decadente, a escola de cinema era um baile e quem tinha a sorte de viajar se surpreendia não só com as cinematecas, mas também com o fato de tudo estar à mão. As revistas que chegavam aqui traziam listas de filmes que achávamos que nunca iríamos conseguir na vida. Às vezes, economizávamos alguns dólares e escrevíamos para eles comprarem, mas entre o momento em que a revista chegava e podíamos escrever, tudo já havia sido vendido. Você conheceu antigos colecionadores que disseram sim, eu me lembro desses filmes, mas eles queimaram. Foi tudo uma catástrofe!”, ri Peña. “O extraordinário é que depois fizemos tudo.”
Isso o confirma. O passado pode se tornar uma aventura se for arejado. No início dos dois mil, a Filmoteca começou a exibir filmes com música ao vivo – Nosferatu , O Fantasma da Ópera – que fizeram muito sucesso. Era um sinal de que tudo começava a andar, uma tradição que Peña mantém até hoje: a dupla Fernando Kabusacki e Matías Mango é famosa por musicalizar suas apresentações de filmes mudos, enquanto ele traduz os textos da cabine de projeção com um microfone. . Uma forma de expor esse formato que já faz parte do imaginário cultural da cidade. biblioteca de filmesProgramou as suas descobertas em salas pequenas e gigantes, em Festivais nacionais, e também passou pelo Museu Malba, onde Peña é programador há 20 anos. E eles até inventaram um programa de TV de longa duração que, apesar de sua franca estranheza, vive até hoje. Fabiano e Peña foram ao porão do Enerc, então terra de ninguém, e recuperaram centenas de filmes argentinos. Além disso, can by can, a partir de diferentes coleções, reconstruíram a filmografia de Hugo del Carril, que eles acreditavam ser uma santíssima trindade junto com Favio e Torre Nilson, e cujo cinema pode ser acessado hoje graças a essa tarefa. Juntamente com Manes – com quem compartilhavam um senso de humor extraordinário e reconhecível – para não perder audiência durante o Bafici, inventaram o Bazofi, com as coisas mais estranhas e inalcançáveis da Filmoteca .: um ciclo que previsivelmente ainda se enche. E entre os dez livros publicados por Peña estão títulos sobre Jorge Cedrón –cujo cinema ajudou a repatriar– ou Raymundo Gleyzer; É famosa a história de como ele reconstruiu e exibiu uma cópia de Los traidores armada com fragmentos que foram escondidos por terem sido enterrados durante a ditadura. Há ainda Cinema Maldito , sobre filmes esquecidos, proibidos ou truncados (que inclui a descoberta de um curta-metragem inédito protagonizado por Eva Duarte), ou Metropolis, uma das mais recentes: a história delirante de como encontrou – graças à sua teoria e à gestão de Paula Félix-Didier, directora do Museu do Cinema, figura fundamental na preservação e na sua vida – o único exemplar original de o clássico de Fritz Lang, uma versão completa que o mundo acreditava estar perdida e que estava aqui mesmo, na Argentina. Entre outras coisas, quem assistiu a festivais nacionais durante a sua direcção dificilmente se esquece de algo como ver O Cavalo de Ferropor John Ford em um Teatro e acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Mar del Plata. “É preciso fazer um esforço para que as pessoas tenham o melhor dos dois mundos, ao contrário de nós nos anos 80, que tínhamos que ler sobre filmes que nunca iríamos ver. Tem que ter a ideia de sair, a coisa da comunidade, mas aquela exposição tem que ser como os artistas imaginaram. De que adianta cobrar ingresso de um filme digital que pode ser visto em casa?”, diz Peña, o que é paradoxal: grande parte de suas exibições, de fato, são gratuitas.
A CASATECA
A história de como Fernando Martín Peña chegou a esta casa de Villa Madero, como muitas de suas histórias, é incrível: todos os membros da Filmotecaeram muito jovens e viviam em apartamentos muito pequenos na capital. Por outro lado, Octavio Fabiano, cerca de 20 anos mais velho que eles e que morava sozinho no casarão construído por sua família italiana, tinha espaço suficiente: servia de depósito para parte do acervo que seus amigos, peso em peso, estavam recebendo. Mas Octavio Fabiano morreu repentinamente após um derrame em 2003. E Peña teve que comprar da família – que nada sabia do arranjo – tudo o que havia ali, inclusive seus próprios filmes, pela segunda vez. “Aqui havia árvores que dominavam tudo, bichos não classificados pela ciência”, ri Peña, que contempla da janela esse seu estranho reino. Durante 20 anos, ele passou do aluguel à compra da casa, para depois transformá-la no que é: um prédio especial para guardar filmes, o primeiro na Argentina, e uma casinha aconchegante onde mora, com seus livros e discos de vinil, ambos separados por um pátio com churrasqueira. “Se eu morrer, tudo isso vai direto para o Estado, com a casa e tudo. Tem lugar para um senhorio que goste de música”, diz.
Muito disso tudo, que Octavio Fabiano não conseguiu enxergar, ainda comove Peña. “O que sempre sonhamos!”, entusiasma-se. “As redes sociais, que em muitos aspectos são um inferno, são ótimas para o que faço. Você tem que ficar com o melhor da tecnologia.”
Muitos conhecem e amam Peña através da Filmoteca, o programa televisivo que teve início em 2000 e que, com pausas, continua a ser transmitido na Televisão Pública. Ele a regeu, primeiro, com Fabiano, depois com Fabio Manes, e hoje com o crítico Roger Koza. A premissa é simples: dois amigos presentes encontraram filmes por meio daquele enorme trabalho de arrecadação. Esses filmes podem ser clássicos do cinema, mas sobretudo filmes desprezados pela história, que muitas vezes são espetaculares. “As pessoas gostaram dessa variedade, que não somos canônicos. E também o que acho que fizemos foi deixar outros modelos de apresentação mais solenes, manter a ideia de duas pessoas que gostam de cinema e que se conhecem e se amam há muitos anos, que a autenticidade é rara na TV”, diz Peña. cujo senso de humor peculiar e cômico diferencia Deadpan de outros shows culturais, e muitos confessaram ser fãs não apenas por causa dos filmes, mas por causa do que ele faz para celebrá-los. Por exemplo, apresentar um ciclo seminu, e muito sério, de Roger Vadim por ser o realizador “que mais despiu no cinema na história do século XX”, ou encher o estúdio de soldadinhos de chumbo para um ciclo na guerra civil espanhol. Alguns compilam e colocam nas redes estas apresentações: Todos os figurinos de ou preencha o estudo de soldadinhos de chumbo para um ciclo sobre a guerra civil espanhola. Alguns compilam e colocam nas redes estas apresentações: Todos os figurinos de ou preencha o estudo de soldadinhos de chumbo para um ciclo sobre a guerra civil espanhola. Alguns compilam e colocam nas redes estas apresentações: Todos os figurinos deFilmoteca , todas as vezes que Peña gritou: “Obra-prima!”, todas as vezes que repreendeu o “cinegrafista que os odeia”.
E como colecionar é uma profissão viva, a ligação direta com o público também lhe permitiu coisas extraordinárias. Há alguns anos, por exemplo, transmitiram Perón: Atualização Política e Doutrinária para a Tomada do Poder, parte de suas entrevistas no exílio,que teve recorde de audiência. Uma semana depois, apareceu um espectador que trouxe outra parte, que se acreditava estar perdida. “E não só gastamos, como foi a última vez que Solanas e Getino ficaram juntos. Ou seja, nos juntamos ao coletivo Cine Liberación”, entusiasma-se Peña, que também é o guardião do material que lhe foi confiado por diretores como Adrián Caetano, Albertina Carri, Lita Stantic, Luis Ortega e que teve fãs como Coca Sarli, que deu a ele seus filmes em 16mm. “Ela me ligou para dizer que estava assistindo ao programa. No dia em que o Papa Francisco assumiu o cargo, ele me ligou muito feliz e disse: Peñita, você sabe o que tem que acontecer? Francisco, menestrel de Deus, de Rossellini, vai ter uma classificação bárbara. E assim foi, embora nunca tenha me ocorrido que Coca Sarli iria sugerir que eu exibisse um filme sobre São Francisco de Assis”.
Em 2013, depois de sete anos fazendo a FilmotecaJuntos, Fabio Manes, que ocupava o lugar de Octavio Fabiano, começaram com esta rotina: abra o IMDB, aponte para um rosto e pergunte: Que nome é esse? Seus amigos insistiam para que ele fosse ao médico o quanto antes: afinal, ele, historiador, era especialista em saber o nome de cada pessoa. O tumor cerebral o levou embora em menos de um ano. “As duas mortes foram muito terríveis, eles eram meus melhores amigos. A primeira foi repentina, a segunda outro tipo de pá”, diz Peña. “Se não fosse por tudo isso, não sei se teria suportado a morte dos meus amigos. Isso me ajuda porque me deixa feliz, mas também é uma forma de mantê-los por perto. Para continuar trabalhando com as coisas que gostávamos, acho que não desapareceram completamente”, diz Peña, que toda vez que organiza Bazofi anuncia que será apresentado junto com o “fantasma de Fabio Manes”. E assim,
Abrir latas de filmes pode ser viciante devido ao seu extraordinário senso de chance. Podem aparecer 15 episódios de Telematch , ou pode aparecer na Argentina uma cópia inédita de um clássico do cinema cujas novidades vão dar a volta ao mundo. Essa é a beleza e a danação. Essa foi, de fato, uma das últimas façanhas de Peña, simplesmente porque em 2013 ele decidiu abrir uma lata de El herreropor Buster Keaton. Outro colecionador poderia ter colocado – e outros o fizeram – aquele clássico na gaveta de clássicos sem mais delongas. Mas Peña sabe: é preciso ver antes de salvar. O cinema precisa de ar. “Eu sonhei com filmes que não existem, mas quando eu coloquei o filme eu estava acordado”, ele ri. Assim foi encontrada na Argentina uma cópia com material inédito de Buster Keaton, que fez sua gala em Festivais mundo afora, depois de estrear, claro, na Bazofi. “Bem, por que ele está aqui?”, reflete Peña, com o prato de macarrão Villa Madero à sua frente e um gatinho branco atrás dele, sua vida improvável, alegria: um infinito. “Porque você tem que abrir. Tenho certeza de que os achados e perdidos estão em algum lugar, mas ninguém se digna a abrir e ver. Mas tem que querer abrir porque fora isso também tem muita frustração,Metrópole todos os dias. Mas um gosta de todo o procedimento. Aqui tenho que montar o 35 mm, e o dia que me falha é porque agora morri. Eu não percebi”.
ANDREA GUSMAN ” PÁGINA 12″ ( ARGENTINA)