O DEBATE DA GLOBO NO FACEBOOK

Reprodução

Mapeamos 1502 publicações no período entre 21h30 do dia 28 de outubro de 2022 às 9h30 do dia 29 de outubro de 2022.

Na última sexta-feira, dia 28 de outubro, o Brasil parou para assistir ao último debate do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, envolvendo o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Lula. O debate ocorreu na TV Globo. Para continuarmos com a análise que fizemos dos outros debates, vamos analisar as publicações nas 12 horas seguintes ao início do debate que continham as palavras: “debate” e “Lula” ou “Bolsonaro”. Com isso, mapeamos 1502 publicações no período entre 21h30 do dia 28 de outubro de 2022 às 9h30 do dia 29 de outubro de 2022.

Tabela 1

Top 10 páginas com maior número de interações com posts com as palavras escolhidas no período analisado

PáginaInteraçõesGrupo
Jornal da Globo91213Notícia
UOL Notícias85087Notícia
Marco Maia72215Lula
Carla Zambelli64774Bolsonaro
Junior Japa59494Bolsonaro
Othoniel Pinheiro44612Lula
PHB – Partido Honesto Brasileiro43908Bolsonaro
Canal Tony Devito35950Lula
Fábio Mello35483Lula
Comenta aí Taroco32455Bolsonaro

Tabela 2 Total de interações de postagens de cada grupo no top 10

Notícias176300
Bolsonaro200631
Lula188260

Conforme podemos avaliar nas Tabelas 1 e 2, o campo bolsonarista foi o grupo que dominou as interações nas postagens sobre o debate logo após seu início, ultrapassando a barreira das 200 mil interações. Temos a principal personagem do bolsonarismo no Facebook, a deputada Carla Zambelli (PL-SP), publicando sobre o tema, o que demonstra o interesse do grupo em dominar a narrativa. O grupo lulista também utiliza uma de suas maiores páginas, a página do deputado Marco Maia, que consegue superar Zambelli no confronto direto, mesmo com o bolsonarismo conseguindo mais interações com as páginas no Top 10. Além disso, também cabe destacar que duas páginas de notícias conseguiram alcançar o topo do ranking de interações.

Tabela 3 – Top 10 postagens com maior número de interações sobre o Debate

PáginaLinkInteraçõesTipo
Carla Zambellihttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=667041668103572&set=a.518100476331026&type=364.774Bolsonaro
Marco Maiahttps://www.facebook.com/depmarcomaia/videos/2918632838441307/61.037Lula
Junior Japahttps://www.facebook.com/ojuniorjapa/videos/454065150161480/59.494Bolsonaro
Jornal da Globohttps://www.facebook.com/JornalDaGlobo/videos/876862050355148/55.655Notícia
Othoniel Pinheirohttps://www.facebook.com/othonielpinheiroalagoas/videos/832137981564113/44.612Lula
PHB – Partido Honesto Brasileirohttps://www.facebook.com/brunojonssenoficial/videos/791256531965297/43.908Bolsonaro
Canal Tony Devitohttps://www.facebook.com/canaltonydevito/videos/425342969762313/35.950Lula
Fábio Mellohttps://www.facebook.com/petroleirofabiomello/videos/1384834872282291/35.483Lula
Jornal da Globohttps://www.facebook.com/JornalDaGlobo/videos/460442046189702/33.982Notícia
Comenta aí Tarocohttps://www.facebook.com/comentaaitaroco/videos/1236767880217134/32.455Bolsonaro

Tabela 4 – Total de interações de cada grupo no Top 10.

Notícias89.637
Bolsonaro200.631
Lula177.082

Nas Tabelas 3 e 4 podemos perceber que as páginas do bolsonarismo presentes no Top 10 publicaram apenas uma vez no período, o que fez com que os números fossem os mesmos das tabelas 2 e 4, diminuindo a pulverização de interações. O lulismo, por sua vez, não conseguiu repetir tal proeza, replicando apenas um movimento parecido e menos eficiente, com números distintos. A diferença está em Marco Maia que, enquanto página, ultrapassou a página de Carla Zambelli, porém, teve seu melhor post com números inferiores ao melhor, e único, post de Zambelli no período.

Em suma, percebemos que o lulismo e o bolsonarismo atuaram para tentar garantir a narrativa nas redes sociais, porém, observamos que o campo bolsonarista apresentou uma estratégia mais concisa e atuou de forma mais efetiva para restringir o número de postagens das páginas com maior alcance e ampliar, assim, suas interações e consequente alcance. O campo lulista, por sua vez, conseguiu demonstrar sua força e competir em diversos pontos com o bolsonarismo. Porém, ainda demonstra algumas inconstâncias que não observamos no outro lado.

EDUARDO BARBARELA ” OBSERVATÓRIO DAS ELEIÇÕES” / “JORNAL GGN” ( BRASIL)

Eduardo Barbabela é doutor em Ciência Política pelo IESP UERJ. Subcoordenador do Manchetômetro e Pesquisador do Observatório de Eleições 2022 (INCT IDDC).

Esse artigo foi elaborado no âmbito do projeto Observatório das Eleições 2022, uma iniciativa do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Sediado na UFMG, conta com a participação de grupos de pesquisa de várias universidades brasileiras. Para mais informações, ver: www.observatoriodaseleicoes.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *