Minas é o estado que elege tradicionalmente o presidente. Os mineiros dão 53% de votos válidos a Lula contra 47% a Bolsonaro
Importante colégio eleitoral e considerado um espelho da votação nacional, Minas Gerais dá vitória a Lula nas eleições 2022, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta (27), feita no estado. Os mineiros dão 53% de votos válidos a Lula contra 47% a Bolsonaro.
Em votos totais, são 45% contra 40%, o que representa uma vantagem de 5 pontos percentuais de Lula contra o atual presidente que tenta a reeleição. Em votos indecisos são 8% e branco ou nulo 7%.
Nos cálculos do Instituto pelo modelo “Likely Voter”, ao tentar minimizar os impactos das abstenções nas urnas e se aproximar dos votos reais deste domingo (30), Lula tem 52,2% e Bolsonaro 47,8%.
Minas Gerais espelho das eleições no país
Minas é tradicionalmente o estado que repete o resultado nacional. Não somente por se tratar do segundo maior colégio eleitoral do país, mas porque historicamente o candidato que vence em Minas, vence no país. O último que fugiu à regra foi Getúlio Vargas, em 1950.
Por isso, os cientistas políticos já têm estabelecido a premissa de que o vencedor em Minas será o eleito no país. Se depender da premissa histórica e dos resultados da Quaest desta quinta, Lula sairá vencedor das eleições.
E apesar de ser uma diferença acirrada, os números mostram também que a vantagem de Lula permanece estável em Minas. Sendo esta a primeira pesquisa do segundo turno para presidente, no dia 1º de outubro 46% dos mineiros em votos totais afirmaram Lula e 40% em Bolsonaro, uma diferença de 6 pontos, sem contar os votos dos demais candidatos.
Entrou para a margem de erro. Porque no dia 2 de outubro, 48,29% dos eleitores do estado votaram em Lula e 43,60% em Bolsonaro. Curiosamente, comprovando a tese de Minas ser o espelho nacional, os números foram quase idênticos ao resultado do país no primeiro turno.
Lula também vence no clima subjetivo
Ainda, em todas as perguntas subjetivas, Lula garante vantagem de Jair Bolsonaro.
Mais pessoas que tem medo da continuidade de Bolsonaro (43%) do que da volta do PT (40%); 53% dos eleitores mineiros acham que Lula merece voltar a ser presidente contra 50% de Bolsonaro; e 47% deles acham que Lula vai ganhar, independentemente de seu voto, contra 32% que acreditam em vitória de Bolsonaro.
Por fim, a rejeição de Jair Bolsonaro é 49% contra 44% de Lula.
A pesquisa Quaest ouviu 2.200 eleitores mineiros de 108 cidades, entre os dias 24 e 26 de outubro, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Leia a pesquisa completa aqui.
Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn
Veja mais sobre:Lula em MG, Lula em Minas, Minas Gerais
PATRÍCIA FAERMANN ” JORNAL GGN” ( BRASIL)