PERGUNTA TERMÔMETRO DE PESQUISA SOBRE SEGUNDO TURNO : PARA 49 % BOLSONARO MERECE UM SEGUNDO MANDATO, REGISTRA INSTITUTO QUAEST

CHARGE DE MIGUEL PAIVA

Melhora o desempenho de Bolsonaro em perguntas como “merecimento” de segunda chance e ondas anti-Bolsonaro e anti-PT

Os resultados do primeiro turno das eleições 2022 – Lula com 48,4% e Jair Bolsonaro com 43,2% – distanciaram-se dos resultados das pesquisas Quaest feitas na véspera do pleito ou uma semana antes. Mas chegaram próximo dos resultados da pergunta se o candidato merecia uma segunda chance.

Em 21 de setembro, por exemplo, 44% dos eleitores consultados pela pesquisa acreditavam que Jair Bolsonaro merecia um segundo mandato, e 52% afirmaram que Lula merecia voltar a ser presidente.

A pergunta ascendeu um termômetro para os analistas e cientistas políticos, uma vez que o voto “vergonhoso” ou “amedrontado” e ainda as falhas em captar as abstenções, ou seja, os eleitores que não foram votar no dia 2 de outubro, impactaram naquele resultado.

Assim, perguntas como o “merecimento” de uma segunda chance e as ondas “anti-Bolsonarista” e “anti-PT” estão sendo analisadas com maior profundidade neste segundo turno.

A pergunta foi feita novamente nesta semana: os mesmos 52% dos eleitores afirmam que Lula merece voltar a ser presidente. Mas, para Bolsonaro, os resultados hoje são melhores, ultrapassando, inclusive, o então rechaço à ideia.

O atual presidente aumentou de 47% para 49% os eleitores que afirmam que ele merece um segundo mandato. E, ao mesmo tempo, caiu dois pontos percentuais os que afirmam que ele não merece, atualmente em 48%.

Outra medição que analisa a perspectiva de sentimento da população nestas eleições é o medo. “Do que você tem mais medo?”, pergunta a Quaest, o que é o termômetro para o sentimento anti-Bolsonarismo e o anti-PT.

Medo da “continuidade de Bolsonaro” estava 8 pontos acima do que o medo da “volta do PT”, em 28 de setembro. Agora, estão empatados em 43%.

Ao mesmo tempo, a rejeição eleitoral de Jair Bolsonaro caiu de 55% em setembro para 46% agora. A rejeição a Lula permanece no mesmo patamar.

Ainda, dentro da imagem de Jair Bolsonaro perante o eleitorado, o mandatário atingiu o melhor índice de avaliação positiva até agora, de 36%, ainda que a avaliação negativa se mantenha superior: 39%, a maior entre todos os presidenciáveis que tentaram a reeleição na história do país.

Para o diretor da Quaest, Felipe Nunes, os números mostram uma melhora gradual, ainda que lenta, de Jair Bolsonaro no desempenho deste segundo turno. Tanto as perguntas acima, como a expectativa de vitória de determinado candidato, serão cruciais para se identificar o resultado do próximo 30 de outubro.

Quando perguntado se “independentemente de seu voto, quem você acha que vai ganhar”, Lula é o escolhido por 53%, uma grande diferença dos 32% de Bolsonaro.

“Nas próximas duas pesquisas, temos que acompanhar o indicador que mede o clima da opinião pública. Lula é favorito para vencer a eleição. Ou seja, a expectativa pública é de uma vitória dele. Uma mudança neste indicador, vai significar uma virada a vista”, escreveu.

Confira os outros resultados dessa pesquisa:

Veja mais sobre:avaliação pesquisabolsonaro

PATRICIA FAERMANN ” JORNAL GGN” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *