LULA TEM 53% CONTRA 47% DE BOLSONARO DE VOTOS PROVAVÉIS, EM NOVA METODOLOGIA DA QUAEST

Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva [AFP]

Em votos totais, Lula tem 49% contra 41% de Bolsonaro. Metodologia tenta calcular resultado final sem abstenções

Lula tem 49% das intenções de votos totais contra 41% de Jair Bolsonaro, na pesquisa Genial/Quaest. Elimando-se os votos brancos e nulos, significa 54% de votos válidos de Lula contra 47% de Bolsonaro, e 53% de votos pelo modelo “Likely Voter”, ou seja, entre os eleitores mais prováveis de irem votar.

No primeiro caso, em votos totais brutos, e nos votos que excluem brancos e nulos, Lula tem uma diferença de 8 pontos percentuais de Jair Bolsonaro. Já no cálculo inédito lançado hoje pela Quaest – o “Likely Voter” – Lula tem uma distância de 6 pontos percentuais de Bolsonaro.

Como o GGN explicou aqui, essa modelagem de análise inédita tenta acertar o resultado do segundo turno, evitando as falhas impostas pelas abstenções, ou seja, os eleitores que mesmo afirmando que irão votar, não comparecem às urnas.

Nela, a Quaest cruza 3 fatores que podem modificar a porcentagem final dos votos brutos: o nível de interesse que o eleitor diz ter na eleição, o que ele declara sobre a intenção de votar e o seu comportamento eleitoral anterior, ou seja, se compareceu efetivamente às urnas no dia 2 de outubro.

Dessa forma, ambos candidatos têm impacto no resultado final, ambos perdendo um ponto percentual em relação aos votos válidos. Por outro lado, Bolsonaro sofre menos do que Lula em comparação aos votos totais: o atual presidente ganha 6 pontos percentuais, enquanto que Lula ganha 4.

Quais são os eleitores

Ainda nessa nova perspectiva de filtros nos votos totais, o eleitor que levaria a vitória a Lula é, sem dúvida, do Nordeste, onde o candidato tem 71% das preferências e Bolsonaro somente 29%.

Bolsonaro sai à frente de Lula nas regiões Sul (59% x 41%), Centro-Oeste (57% x 43%) e também, mas com menor distância, no Sudeste (52% x 48%). No Norte, Lula (52%) é mais votado que Bolsonaro (48%).

Também há grande vantagem de Lula entre os eleitores de baixa escolaridade: 65% dos que têm até o ensino fundamental votam no ex-presidente. Bolsonaro tem vantagem, ainda que menor, entre os com ensino superior.

A pesquisa também mostra que a maioria dos eleitores de Ciro Gomes, 54% vão votar em Lula no segundo turno. Já os eleitores de Simone Tebet estão divididos: 28% escolhe Bolsonaro, 25% escolhe Lula, 16% estão indecisos e 31% dizem votar branco ou nulo.

A maioria dos eleitores (53%) acha que Lula merece voltar a ser presidente, e Bolsonaro caiu nesta avaliação: 47% acha que ele merece uma segunda chance.

Por fim, independentemente do voto, a grande maioria dos eleitores (55%) acredita que Lula vai vencer a eleição, enquanto 31% acredita que Bolsonaro irá vencer.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2 mil eleitores, entre os dias 10 e 12 de outubro, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

PATRICIA FAERMANN ” “JORNAL GGN” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *