” BANDIDOS GOSTAM DE LULA” : PROPAGANDA DE BOLSONARO REEDITA ESTRATÉGIA QUE FEZ BUSH DERROTAR DUKAKIS NOS EUA

Peça tenta colocar medo no eleitorado ao afirmar que, com Lula, criminosos serão soltos e as famílias estarão em risco

A campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL) levou, na terça-feira (11), à propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, uma peça que acusa o adversário Lula (PT) de ser suave com criminosos. Manipulando o medo e o racismo estrutural da sociedade, a peça reedita a mesma estratégia usada por um candidato republicano contra um democrata na eleição dos Estados Unidos, em 1988.

A propaganda afirma que Lula venceu o primeiro turno das eleições de 2022 com o voto dos presidiários, o que por si só é fraudulento, porque condenados não podem votar. Mas usando declarações polêmicas proferidas por Lula em atos de campanha, a pela diz que o petista defende ladrões de celular e que soltou um dos sequestradores do empresário Abílio Diniz. O sequestrador, depois, assassinou um jovem, e o caso também foi exibido na propaganda eleitoral. [Entenda o caso Abílio Diniz aqui]

“Agora imagina se o Lula volta. O bandido sequestra a pessoa, ameaça a família, é preso, faz uma greve de fome e é solto. Tá explicado porque os bandidos gostam tanto de Lula”, diz a propaganda eleitoral.

“Os criminosos escolheram Lula para presidente. Lula e os partidos de esquerda que o apoiam defendem a saidinha de traficantes, agressores de mulheres e assassinos dos presídios. É a vida da sua família em risco”, diz outro trecho.

Um clássico do marketing político

O vídeo recicla a estratégia que ajudou a campanha do republicano George H. Bush a derrotar o democrata Michael Dukakis nas eleições de 1988 nos Estados Unidos.

Dukakis, que chegou a abrir vantagem de 17 pontos sobre Bush, foi governador de Massachusetts na década de 1970, quando implementou uma política de progressão de pena.

Em uma saída temporária, um preso afro americano estuprou uma mulher e assassinou seu namorado a facadas. Bush explorou o episódio com um ângulo racista para passar a ideia de que homens negros são propensos ao crime e que Dukakis não teria pulso firme com eles. Bush acabou vencendo as eleições.

Durante vários anos, um dos estrategista da campanha dos republicanos foi Roger Ailes, um produtor de televisão que se engajou primeiro na campanha de Nixon, na década de 1960. Ailes se especializou em fabricar publicidade em favor da ultradireita. Anos mais tarde, ele criou a Fox News, emissora alinhada ao republicano Donald Trump, que tentou um golpe após perder a eleição para o democrata Joe Biden. A Fox News serve de inspiração para a brasileira Jovem Pan, apoiadora de Jair Bolsonaro. Ailes morreu em 2017.

CINTIA ALVES ” JORNAL GGN” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *