“VIGILANTE JUSTICEIRO” ( 1950)
Harry Leonard Albershardt nasceu em Mishawaka, no estado de Indiana, filho de William H. Albershardt e Linnie Anne[2]. Mudou-se posteriormente para Grand Rapids, no Michigan[3], onde completou seus estudos, voltando novamente para Indiana, onde cursou a Universidade de Notre Dame, destacando-se no futebol, basquetebol e beisebol [1] Aos 20 anos, foi durante um tempo fotógrafo, modelo e ator de teatro. O primeiro convite para o cinema veio do produtor executivo da Fox Film Corporation (posteriormente 20th Century Fox), Winfred Sheenan, e seu primeiro filme foi “Not Quite Decent” (“Braços Vazios”), ao lado de June Collyier, para a Fox, em 1929. Há divergências entre os pesquisadores, alguns defendendo que seu primeiro filme foi “Forward Pass”, para a First National[1].
A carreira de Lane estendeu-se, portanto, de 1929 a 1953, com alguns pequenos papéis posteriores, além de ter feito a voz de Mister Ed na série de TV. A maior parte de seus filmes consistiu de Westerns, e quase todos foram produzidos pela Republic Pictures
Lane teve dois casamentos, o primeiro com Gladys Leslie, entre 1924 e 1926, e o segundo com Sheila Ryan, entre 1942 e 1946. Não teve filhos. Faleceu de câncer em 27 de outubro de 1973, em Woodlawn, Califórnia, e foi sepultado no Inglewood Park Cemetery.
FOI NO “CINE PIRAJÁ”, EM IPANEMA, DEPOIS DA PRAÇA DA PGENERAL OSÓRIO, MESMA CALÇADA À DIREITA EM QUE FICAVA O ” CINE PAZ”, QUE A GAROTADA DA MINHA ÉPOCA SE DELICIAVA COM OS FAROESTES DE ” ROCKY LANE”, ” CISCO KID”, “DOM CHICOTE” E “DURANGO KID”, HOPALONG CASSIDY, ROY ROGERS E GENE AUTRY. ERAM, MUITAS VEZES, SERIADOS QUE JÁ TÍNHAMOS ASSISTIDO, MAS MESMO ASSIM O PRAZER ERA O MESMO. BONS TEMPOS !