O desenvolvimento tecnológico possibilitou a partir dos anos 90 que novos espaços de informação e entretenimento surgissem.
A tecnologia de transmissão denominada streaming permitiu com que os consumidores pudessem ter acesso a filmes, séries e musicais em suas casas via internet.
O que antes era privilégio dos grandes estúdios de Hollywood que controlavam centenas de cadeias de distribuição de filmes através dos cinemas agora é dominado pela pioneira Netflix.
Os controles remotos que davam acesso às redes da teve aberta tiveram que incorporar as tevês por assinatura de entretenimento, temáticas, jornalísticas globais que agora permitem ao telespectador exercer o livre arbítrio de navegar livremente por este universo.
No caso dos jornais impressos, blogs e sites de opinião, moda, comportamento, viagens, ecologia, história, aventura, humor, entrevistas e jornalísticos substituíram a atenção dos leitores cansados dos conteúdos tendenciosos da chamada mídia impressa corporativa.
No Brasil, dominada pelas famílias Marinho, Mesquita e Frias.
É nesta quadra, que jornalistas excluídos das redações da mídia corporativa pela crise no modelo de negócio das empresas de comunicação descobrem o universo online.
O pioneiro por romper o berço da bolha da internet foi o jornalista Alberto Luchetti Neto que criou a primeira emissora jornalística interativa por computador do Brasil, no ar 24 horas, todos os dias da semana[i] .
Instalada na rua Thomaz Carvalhal, 899, no bairro do Paraíso, na capital de São Paulo, a ALLTV nasceu em 6 de maio de 2002, após transmissões experimentais realizadas a partir de 26 de abril do mesmo ano .
Na grade de conteúdo de sua programação plural destacam-se AdnewsTv, ALLAmbiente, ALLTVMulher, Fala Sério, Fanático por Coleções, HQ & CIA, Imprensa na Tv, Jornal Interativo, Momento Moto, Netto Cozinha na Tv, Questão de Justiça, Vitrola, Visão Plural, Observatório Árabe, Olé, Black TV, Mulheres Poderosas, Cadulaque, Cinema OnLine, Fiscais da Natureza e Só Saúde, todos com interatividade permanente com os internautas do Brasil e do mundo.
Na madrugada, em parceria com a Telesur da Venezuela, a ALLTV permitia aos brasileiros terem uma visão ampla da realidade latino-americana desprezada pelas grandes redes da teve aberta brasileira.
O Blog do Noblat do jornalista pernambucano Ricardo Noblat e o Conversa Afiada do jornalista carioca Paulo Henrique Amorim, criaram o habito das pessoas buscarem informações e análise dos acontecimentos distantes do pensamento único da mídia corporativa.
O jornalista Luis Nassif com o Jornal GGN de segunda à sexta às 20 horas ampliou esta visão, ao realizar em tempo real interatividade direta com o público através de análise e discussões sobre fatos ocorridos no dia a dia brasileiro, com as participações de Mariana Nassif e do jornalista investigativo Marcelo Auler.
Além de analisar os fatos que viraram notícia, Nassif dá espaço para entrevistas com especialistas e figuras públicas nos temas de justiça, ciência, meio ambiente, economia, segurança pública, música, desigualdade, crimes ambientais, gênero, analisados semanalmente pelos economistas Paulo Nogueira Batista Jr, André Roncaglia, Gabriel Galípolo .
Sua equipe formada pelas repórteres Patrícia Faermann e Cíntia Alves realiza documentários que poderiam ser produzidos por qualquer canal de tevê aberta. Através do apoio dos internautas, por meio de financiamento coletivo anônimo, produziram os documentários investigativos “ Sérgio Moro: A Construção de Um Juiz Acima da Lei” e “Levaram o Reitor” sobre o caso do Reitor Cancellier.
Outras iniciativas com o DNA do jornalista Luís Nassif: “Espaço Cidadão” onde se discute os temas do Nordeste; “Domingueira Musical” uma conversa com especialistas e artistas da música brasileira; “ Nova Economia” discussão sobre temas contemporâneos em economia e inovação; “Conexão Xangai” com os economistas Elias Jabbour e André Roncaglia em que se aprofundam discussões sobre a política e economia da China; “TV Justiça “ abordagem dos temas jurídicos e das instituições da esfera pública; “ Almanaque do Vinil” uma conversa de Marquinho Carvalho com colecionadores de preciosidades em vinil e “ Cai na Roda” entrevistas com personalidades do universo feminino com a participação da bancada feminina do Jornal GGN, formada por Lourdes Nassif, Mariana Nassif, Cintia Alves, Patrícia Faermann, Duda Cambraia e Tatiane Correa.
O blog Os Divergentes criado pela jornalista Helena Chagas, o fotógrafo Orlando Brito e o repórter Andrei Meireles é outro dos que merecem destaque.
Helena Chagas é umas profissionais mais bem informadas e respeitadas nos meios políticos , por possuir amplas fontes que possibilitam furos e análises com alto nível de credibilidade. Ao lado de Tereza Cruvinel, hoje no Blog 247, forma a dupla feminina independente mais influente nos meios políticos brasileiros.
Orlando Brito se destaca como o fotógrafo com espírito de repórter mais longevo nos bastidores da política brasileira. Suas fotos dos políticos e fatos de ontem e de hoje, registram a história brasileira com olhar crítico. Os poderosos temem serem flagrados por suas lentes.
Outros jornalistas enriquecem o conteúdo do “Blog Os Divergentes”: Weiller Diniz, Ivanir José Bortot, Pinheiro do Vale,Edna Lima, José Antônio Severo, Almir Pazzianotto , Itamar Garcez e o presidente José Sarney, que produzem analises plurais e informações com credibilidade.
Brasil 247 concebido em 2011 por Leonardo Attuch e editado por Luis Costa Pinto reúne 40 colaboradores permanentes, do nível de Tereza Cruvinel, Eric Nepomuceno, Joaquim de Carvalho, Jeferson Miola, Marcelo Auler, Mauro Lopes, Gustavo Conde, Moises Mendes, Milton Blay, Marcia Tiburi, Mario Victor Santos, Helena Chagas e Alex Solnik além das charges de Miguel Paiva, Aroeira, Nando Motta e Latuff.
O blog também dá acesso ao site “ A Terra é Redonda” em que acadêmicos brasileiros e internacionais publicam opiniões e artigos de suas especialidades.
“Poderes” blog criado pelo jornalista baiano Bob Fernandes faz uma costura em termos de mosaico das notícias que a mídia corporativa difundiu, desvendando os bastidores dos interesses ocultos.
Bob Fernandes, em sua passagem pela revista Carta Capital, é o responsável por mostrar com exclusividade na imprensa brasileira a forma como os serviços de espionagem dos Estados Unidos trabalham no Brasil.
The Intercept Brasil fundado pelo jornalista e advogado americano Glenn Greenwald é outro dos destaques no universo online.
Mesmo antes da divulgação exclusiva dos bastidores da Operação Lava Jato com os históricos episódios do “ Vaza Jato” , o blog já desvendava temas e casos que chamada grande imprensa despressava.
Além de sua equipe de jovens jornalistas investigativos, o blog também tem a colaboração de profissionais internacionais que buscam pautas exclusivas, mostrando o lado b dos fatos noticiados pela mídia impressa e eletrônica.
O blog Tijolaço do jornalista Fernando Brito, autor dos “calhaus” informativos de Leonel Brizola, é mais um dos relevantes na nossa visão. Comentários, análises e novos enfoques para notícias difundidas pela mídia da Casa Grande fazem parte de sua receita jornalística.
“Poder 360” editado pelo jornalista Fernando Rodrigues produz informações de qualidade e realiza pesquisas qualitativas através do DataPoder, que muitas vezes servem de orientação para órgãos de imprensa e figuras políticas.
“Diário do Centro do Mundo” ideia do jornalista Paulo Nogueira faz um registro dos fatos essenciais do dia e da semana, além de resgatar notícias e temas espalhados pelo mundo da internet.
O “Conjur”, blog especializado em temáticas jurídicas editado pelo jornalista Marcio Chaer, desvenda o mundo jurídico, suas interpretações da leis e entrevista personalidades das instituições em linguagem acessível, sempre acompanhando os temas e as notícias do interesse do leitor não especializado.
Os blog investigativos independentes relevantes são “Agencia Pública”, de responsabilidade das jornalistas Natalia Viana, Marina Amaral, Andrea Dip e Thiago Dominici e “Sporlight “ do jornalista Lucio de Castro. Os dois se destacam na busca por temas da atualidade e o lado oculto de figuras públicas do Brasil.
Os jornalistas Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena editam o site “Tutaméia” em que entrevistam especialistas em temas específicos que estejam na ordem do dia na grande mídia.
Seus entrevistados aprofundam informações que a grande imprensa lança no ar sem que haja um esclarecimento qualificado para os leigos.
Um blog que presta um serviço público e cívico é o “ De Olho nos Ruralistas”, observatório em tempo real das atividades licitas e ilícitas do ruralistas, conflitos de terra, meio ambiente e das atividades do agronegócio no Brasil profundo, inclusive nas áreas de fronteira com países limítrofes.
Os jornalistas que executam essas tarefas investigativas enfrentam permanentemente perigos, por isso o anonimato de suas identidades.
“Visão Plural” editado pelo jornalista gaúcho e sociólogo Patrício Bentes é um mix de opinião, ideias, fatos e vídeos de gente que fez e faz história, além de publicar primeiras capas de jornais e revistas internacionais.
A internet também se mostrou um excelente espaço para o humor. Novos talentos e nomes consagrados passaram a produzir com exclusividade para esta nova plataforma, principalmente depois da teve aberta ter abandonado os programas de humor.
Os relevantes são “Porta dos Fundos” de Fabio Porchat & Cia, com seus vídeos de temática criativas e atuação de inúmeros novos humoristas. “ Sassarico News” do ator Bemvindo Siqueira, em há o resgate da sátira como marca registrada e a análise humorística das notícias da mídia da Casa Grande“. “Amigos da Luz” em que Fábio de Luca exerce o humor no universo espiritual e Tom Cavalcante em vídeos criativos gozando com vozes e vídeos personagens públicos.
No campo do conhecimento histórico, o gaúcho gremista Eduardo Bueno mergulha na história, desvendando aspectos de fatos e personagens que os livros oficiais não contam .
No blog do “ Grupo Prerrogativas” composto por advogados progressistas de diversas especialidades que lutam pela democracia destacam-se Lenio Streck e Marco Aurélio de Carvalho.
O jornalista e pesquisador de MPB Rodrigo Faour é o responsável pelo site especializado em musica popular brasileira, destaca o trabalho de artistas que a mídia tradicional colocou para debaixo do tapete.
Em entrevistas e registros de momentos históricos na trajetória desses nomes fundamentais de todos os gêneros musicais, Rodrigo Faour, autor das biografias de Claudete Soares e Cauby Peixoto, contribui para que internautas relembrem momentos da história da música popular.
São estes brasileiros, jornalistas, pesquisadores, historiadores, atores e humoristas que estão escrevendo os jornais do Século XXI.
No próximo texto, abordaremos a importância do jornal de economia e negócios “ Gazeta Mercantil”
PS: oitavo texto sobre a imprensa brasileira
Patrício Bentes “ ALLTV” ( BRASIL)
Patrício Bentes é jornalista e sociólogo