COMO MUDAR A MENTE DAS PESSOAS ?

Nós tendemos a nos apegar a coisas que conhecemos e usamos há muito tempo, escreve autorUnsplash


Autor de livros lista 5 estratégias

Pessoas têm aversão à persuasão

Bom dia! Estou de volta com a edição #75.

  • 🇦🇷 Além de uns quilos a mais e boas noites de sono, o Carnaval em Buenos Aires trouxe uma dica de comida e uma de música, as duas deliciosas. ¡Buen provecho!

Então vamos ao que vi de mais interessante nessas semanas.

Boa leitura.

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— Juliano Nóbrega

1. COMO MUDAR A MENTE DAS PESSOAS?

Claro, essa é a pergunta de 1 milhão, bilhão ou trilhão de dólares para quem trabalha com comunicação. Que o professor Jonah Berger, da Wharton School, uma das melhores escolas de negócios do mundo, tenta responder em seu novo livro.

Berger é especialista em marketing e influência. Seu 1º livro, “Contágio: porque as coisas pegam” (é de 2013, calma) virou referência sobre “marketing viral”. Em “The Catalyst”, o professor explora a ideia de remover barreiras para a mudança de pensamento, no lugar de simplesmente tentar empurrar essa mudança.

  • Em vez de dar às pessoas mais fatos, números ou razões, os agentes de mudança inteligentes encontram os obstáculos ocultos que impedem as mudanças e os mitigam.”

Pois é. Para Berger, há 5 barreiras recorrentes à mudança que podem ser superadas com a estratégia correta. Ele as descreveu nesse trecho do livro, publicado pelo Wall Street Journal.

  • Reduza a reação, ou reatância, em “psicologuês”, a nossa tendência de rejeitar algo que parece nos tirar o poder. As pessoas têm um “radar anti-persuasão natural”, diz Berger, o que as faz reagir a toda tentativa de ser influenciado. Solução? Permita que as pessoas sejam agentes da mudança. Dê a elas formas de participar da decisão, para que sintam que estão no controle.
  • Facilite o desapego: “Nós tendemos a nos apegar a coisas que conhecemos e usamos há muito tempo.” O desafio é que o status quo muitas vezes não é tão ruim, e as pessoas não sentem incentivos para mudar. “Os agentes de mudança combatem esse fenômeno trazendo à tona os custos da inação.” Exato. Minha experiência em recomendações de comunicação mostra que muitas vezes é mais fácil mostrar o risco de não agir do que as vantagens de agir.
  • Diminua a distância: pesquisas mostram que a capacidade de aceitação de conteúdos novos é inversamente proporcional à distância em relação às suas convicções atuais. O que está muito longe tende a ser rejeitado. O lendário designer Raymond Loewy chamou isso de princípio MAYA — “Most Advanced, Yet Acceptable” ou “mais avançado, porém aceitável”, tema para outro dia. Solução? Quebre a mudança em pedaços menores.
  • Alivie a incerteza: a mudança sempre envolve algum risco, já que o novo é desconhecido. Uma forma de enfrentar essa barreira é facilitar a experimentação do novo (princípio do test drive), inclusive permitindo que a mudança seja reversível.
  • Encontre corroboração: para promover grandes mudanças, ouvir de uma fonte só pode não ser o suficiente. Como vou saber se você está certo? Recrute outros atores para reforçar sua mensagem.

Vale ler a íntegra.

PS: o tema me lembrou uma das dicas mais interessantes que dei aqui, sobre como fatos têm pouca relevância para a persuasão. Foi na edição #49, confere lá.

2. DEU NO NYT: O SUCESSO NYT PODE SER RUIM PARA O JORNALISMO

Em 2012, Ben Smith deixou uma das redações mais celebradas de política dos EUA, o Politico, para criar a área de notícias do BuzzFeed, conhecido por conteúdos próprios para compartilhar em rede social. Oito anos de “nova mídia” depois, Ben agora é colunista de um dos mais tradicionais veículos do jornalismo no mundo, o New York Times. Seu trabalho? Comentar mídia.

A 1ª coluna é uma bomba. “Passei toda a minha carreira competindo contra o Times, então vir trabalhar aqui parece um pouco com ceder. E eu me preocupo que o sucesso do Times esteja deixando de fora os competidores.”

Uau… O texto é um belo contraponto à narrativa dominante de que o gigantesco sucesso do New York Times na virada de seu modelo de negócios seria auspicioso para o conjunto do jornalismo. Maybe not.

O contraponto ao contraponto, vejam só, vem de A. G. Sulzberger, chefe de Smith, em entrevista ao próprio. “Ele vê muita concorrência para o Times — cita o jornalismo da TV a cabo, embora seu futuro seja incerto. Além disso, ele diz, os norte-americanos comprarão mais de uma assinatura de notícias. Ele acredita que o Times não está dominando o mercado, mas criando um.”

A conferir. Vale ler a coluna inteira.

  • Uma reflexão: o jornalismo brasileiro precisa de mais repórteres que cubram a mídia como negócio.

3. HAVAIANAS, TESTANDO E APRENDENDO

Todo mundo usa.” Pois é, há poucas marcas são tão icônicas quanto Havaianas, sinônimo de categoria e até de Brasil.

Por isso vale a pena ouvir o que tem a dizer a responsável pela gestão dessa marca, Mariana Rhormens. Ela falou ao podcast Tribo de Marketing.

Um dos trechos que me chamou a atenção:

  • “A gente deixou de ter um foco transacional para buscar uma conexão emocional cada vez mais forte com as pessoas. E para isso nós temos que cultivar os nossos lovers, trazer sempre conteúdos relevantes nas plataformas que são relevantes para o consumidor (…) e [ter] um mindset de se aperfeiçoar sempre. (…) Nosso grande desafio é de atualização contínua. É o tempo inteiro fazer coisas diferentes. A gente fala aqui: é o “test and learn” frequente. É fazer coisas diferentes, aprender rapidamente e agir em cima disso.” 👏🏻👏🏻

Aqui tem a conversa toda. E vale explorar os demais episódios do podcast, tem muita gente boa.

4. A CULINÁRIA MAIS “IMPORTADA” PELO BRASIL

Que países dominam as mesas dos restaurantes pelo mundo? Um economista resolveu estudar o assunto. Combinando dados do Tripadvisor para entender a origem da culinária dos restaurantes em 52 países com informações da Euromonitor sobre gastos com comida fora de casa ele chegou a resultados super interessantes.

O gráfico acima, destacado pela Economist, mostra que a Itália é a maior “exportadora” de sua culinária pelo mundo. Na sua análise, Joel Waldfogel classifica as pizzarias como de origem italiana (faz sentido), o que ajuda a explicar que essa culinária seja a mais “importada” pelo Brasil, seguida da japonesa.

5. 🥩 A BOA ENTRANHA

Em português, entranha significa “vísceras”. Por isso só me animei a experimentar a “entraña” do cardápio portenho depois da convincente descrição do garçom. É um corte do diafragma do boi, uma espécie de fraldinha com gordura (ou seja, muito mais sabor).

Assim que pousei de volta procurei o corte por aqui. Achei no Go Meat, que entregou em casa a bela peça que você vê na foto, antes e depois da brasa. Como é fininha, fica pronta bem rápido no fogo forte. Incrível.

  • PS: o restaurante era o Lo de Jesus, uma excelente opção em Palermo Soho para quem quer variar dos mais conhecidos Don Julio e La Carniceria, com reservas (e desconto) pelo The Fork.

6.🎧  A REVANCHE DO TANGO

Pesquisando música para dar o clima em Buenos Aires, adorei relembrar os incríveis Gotan Project e Bajofondo lá do começo dos anos 2000. Os mais conhecidos projetos de eletrotango são o complemento perfeito para boa conversa e algumas taças de vinho argentino. 🍷🍷

  • Essa playlist tem as essenciais do Gotan Project, menos a minha preferida, “Diferente“.

Qué bueno che, qué lindo es
Reírnos como hermanos
Porqué esperar para cambiar
De murga y de compás

  • Para Bajofondo, recomendo começar pelo disco Tango Club.
  • Para ir mais “fondo”, achei essa playlist bacana com outras dicas do gênero.

Além de lembrar que é sábadoo, não precisa de muito mais para se animar. 💃


Por hoje é só. Quer mais? Aqui você encontra as edições anteriores. Tem muita coisa bacana. 😀

Obrigado pela leitura, e até a semana que vem!

JULIANO NÓBREGA ” BLOG PODER 360″ ( BRASIL)

Juliano Nóbrega

Juliano Nóbrega, 42 anos, é CEO da CDN Comunicação. Jornalista, foi repórter e editor no jornal Agora SP, do Grupo Folha, fundador e editor do portal Última Instância e coordenador de imprensa no Governo do Estado de São Paulo. Está na CDN desde 2015. Publica, desde junho de 2018, uma newsletter semanal em que comenta conteúdos sobre mídia, tecnologia e negócios, com pitadas de música e gastronomia.

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