
A turbulência global é agravada por dúvidas sobre a capacidade do libertarianismo de liderar um projeto de longo prazo. O retorno do peronismo e seus próprios erros.
Se levarmos em conta algumas estatísticas publicadas recentemente, os otimistas que acreditam que, contanto que a Argentina continue respeitando as regras fiscais básicas, superará suas dificuldades atuais e prosperará o suficiente para se tornar um tigre latino-americano, estão perdendo a batalha que travam nos mercados financeiros internacionais contra os numerosos pessimistas que permanecem convencidos de que já é tarde demais para o país vivenciar uma verdadeira revolução cultural.
Até o momento, os esforços de Javier Milei para convencer os investidores de que, graças à sua liderança, a Argentina finalmente eliminará os inúmeros obstáculos impostos por governos anteriores e que, portanto, seria do interesse deles apoiá-lo, fracassaram. Segundo relatos, aqueles que têm poder de decisão sobre o destino de bilhões de dólares consideram as perspectivas oferecidas pelo Peru, Chile e Brasil muito mais atraentes do que as desta parte do mundo.
O motivo da inesperada perda de confiança no futuro da Argentina é motivo de debate. Alguns acreditam que a queda repentina e inesperada na classificação de crédito do país se deve principalmente à conjuntura global, que claramente entrou em uma fase turbulenta, na qual países frágeis serão abalados pelos mercados. Outros atribuem a queda às dúvidas sobre as chances de Milei vencer as eleições presidenciais do ano que vem e ao risco de ser substituído por alguém como Axel Kicillof. Em Nova York, o aspirante a líder peronista se esforçou para assustar potenciais investidores; ao que parece, ao convencê-los de sua própria incapacidade de compreender a gravidade da situação do país, ele obteve sucesso.
Gostemos ou não, a “ameaça kirchnerista” da qual Luis Caputo fala está longe de ter desaparecido por completo. Os kirchneristas têm um aliado valioso: o presidente Milei, cuja habilidade para transformar figuras que antes o apoiavam em inimigos declarados torna ainda mais difícil para ele convencer os mercados de que a Argentina está realmente deixando para trás um passado terrivelmente decepcionante. Suas ideias podem ser radicalmente diferentes das de muitos membros da classe política tradicional que continuam a se agarrar a versões de corporativismo, mas seu comportamento pessoal é, se possível, ainda pior. Não inspira confiança. Nem a decisão de retomar a guerra de palavras com o Reino Unido sobre as Malvinas ajudou: pode ter sido mera coincidência que, após sua transformação em um fervoroso defensor da causa irredentista, o índice de risco-país tenha despencado, mas não há dúvida de que contribuiu para disseminar a impressão de que a Argentina não mudou tanto quanto o governo gostaria de acreditar.
Em todo caso, uma consequência do desprezo de Milei, à semelhança de seu aliado Trump, pela grande imprensa tem sido uma marcada tendência desta última em destacar os efeitos negativos de suas políticas. Ressaltar esses efeitos é perfeitamente legítimo, mas fomenta o pessimismo quanto às perspectivas do projeto de reestruturação promovido pelo libertário, um projeto cujo sucesso dependerá da vontade popular de aceitar que, se fracassar, o futuro não só do país como um todo, mas também de cada cidadão individualmente, será extremamente sombrio.
Durante muito tempo, pareceu que pelo menos metade do eleitorado estava convencida de que, dado o fracasso de todas as alternativas e os desastres perpetrados por tantos governos anteriores em nome da “justiça social”, não restava outra opção senão o capitalismo liberal. Mas agora alguns, desanimados pelo comportamento errático de Milei, estão tendo dúvidas. Se muitos passarem a compartilhar dessas dúvidas, ele será um presidente de mandato único.
A Argentina está à beira de uma recessão completa? Os sinais são preocupantes. Por mais que Milei tente minimizar essa possibilidade, os números disponíveis sugerem que uma contração da economia nos próximos meses é mais do que provável. Claro, pode-se argumentar que uma desaceleração da atividade econômica era praticamente inevitável até que o antigo “modelo” que o governo pretende desmantelar fosse devidamente substituído pelo novo e muito diferente esquema que tem em mente. Mas entender que algo assim tinha que acontecer não consola os muitos que se viram repentinamente em um ambiente desconhecido e temem acabar entre os muitos perdedores na luta darwiniana que já começou. Infelizmente, todos os sistemas testados ao longo da história beneficiam alguns e prejudicam outros, razão pela qual mesmo as mudanças mais positivas costumam ser traumáticas para aqueles que demoram a se adaptar.
Durante muitas décadas, a Argentina foi dominada por aqueles convencidos de que as pessoas comuns merecem proteção contra a crueldade que, segundo eles, caracteriza o capitalismo, e que, ao institucionalizar a competitividade, o livre mercado é inerentemente perverso. Essas atitudes são defendidas não apenas por aqueles à esquerda do espectro ideológico. Muitos conservadores as compartilham. Para a frustração de pessoas como Milei, embora os políticos que se apresentam como tribunos do povo e afirmam estar determinados a proteger os vulneráveis daqueles que buscam explorá-los só tenham conseguido empobrecer grandes setores da população, sua forma de pensar não perdeu seu apelo.
Ele se sente encorajado por porta-vozes da Igreja Católica Romana, que, no final do século XIX, elaborou sua própria versão de social-democracia na encíclica Rerum novarum (Sobre as Coisas Novas), do Papa Leão XIII. Como o atual pontífice, Leão XIV, compartilha das visões sociais e, portanto, políticas do homem cujo nome papal adotou, Milei aguarda sua visita iminente com apreensão. Ele sabe que os líderes da oposição farão o possível para explorar o fervor religioso que ela gerará para atacá-lo por seu compromisso com o que a Igreja Católica costuma chamar de “capitalismo desenfreado”. Para complicar ainda mais as coisas, Milei leva suas crenças religiosas — que são, para dizer o mínimo, surpreendentemente heterodoxas aos olhos dos católicos — muito mais a sério do que a maioria dos outros políticos. Assim como o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, ele terá dificuldade em resistir à tentação de se envolver em um debate teológico com o Bispo de Roma.
Da mesma forma, como um fervoroso apoiador de Donald Trump e do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, Milei não pode deixar de discordar da posição de Leão XIV sobre o conflito no Oriente Médio, que, assim como seu antecessor Francisco, muitas vezes parece muito mais preocupado com os sentimentos dos islamitas do que com a situação trágica do número cada vez menor de cristãos que ainda permanecem em países predominantemente muçulmanos, que, aliás, não são conhecidos por sua tolerância para com os “infiéis”; poucos dias se passam sem que sejamos lembrados de que o multiculturalismo é um
Milei se considera um hiper-realista que despreza ilusões sentimentais que, em sua opinião, arruinaram a Argentina e prejudicaram seriamente muitos outros países. Seu famoso slogan, “não há dinheiro”, refletia essa atitude e, por vários meses, contribuiu muito para convencer as pessoas de que, finalmente, a Argentina tinha um presidente disposto a encarar a dura realidade.
No entanto, Milei tem demonstrado recentemente sinais de estar tão disposto quanto aqueles que despreza a subordinar a verdade às suas próprias noções preconcebidas. Como muitos presidentes anteriores, ele gostaria que as pessoas acreditassem que, graças à sua liderança, a economia já começou a crescer em ritmo acelerado. Como isso não é verdade, fingir o contrário é contraproducente para um político cuja ascensão ao poder se deveu em grande parte à sua disposição de arriscar perder popularidade ao dizer a verdade sobre a situação econômica do país e, ao fazê-lo, alertar a população para se preparar para um longo período de austeridade.
Por um tempo, isso funcionou, mas depois de três anos, as pessoas começam a ficar impacientes. Isso se deve, em parte, ao fato de que, como frequentemente se aponta, o rápido crescimento experimentado pelos setores da agricultura e das indústrias extrativas nas províncias andinas ainda não beneficiou os habitantes da Grande Buenos Aires e de outras áreas carentes que dependem mais do capital humano do que da comercialização de recursos naturais. Isso deveria ser motivo de preocupação. Na utopia libertária dos sonhos de Milei, o principal motor da prosperidade que ele promete não será fruto da sorte geológica, mas da inteligência e, para citar John Maynard Keynes, do “espírito animal” dos argentinos. Se ele não conseguir estimulá-los, o novo “modelo” que tenta construir se assemelhará muito ao modelo peronista, no qual a agricultura fornecia os recursos necessários para a sobrevivência de outros setores, como a indústria, que não conseguiam competir com seus pares no mundo desenvolvido.
JAMIE NIELSON ” NOTÍCIAS ” ( ARGENTINA)