A SÉRIE YEARS AND YEARS MOSTRA COMO A POLÍTICA DO FUTURO JÁ CHEGOU

Cena da série Years and Years, da HBO. Na imagem, a atriz Emma Thompson, que interpreta uma empresária britânicaReprodução/HBO


Política está se tornando entretenimento


Capturar a atenção do público é a missão


Bolsonaro soube aproveitar circunstâncias


Governo de raiva e de paixão é novo normal

THOMAS TRAUMANN
17.set.2019 (terça-feira) – 6h00
atualizado: 17.set.2019 (terça-feira) – 7h33

Na série de TV Years and Years (assista ao trailer aqui), a atriz Emma Thompson interpreta uma empresária britânica sem medo de falar o que pensa. Ela ganha notoriedade ao dizer em uma entrevista de TV que “está pouco se fodendo” para o conflito Israel-Palestina. Depois funda um partido, o Quatro Estrelas, e termina eleita primeira-ministra. O seu nacionalismo de botequim com frases bombásticas é um sucesso. Em um dos capítulos, ela propõe que os eleitores passem por um teste de QI para poder votar. “Vamos deixar as pessoas decidirem… mas apenas as mais inteligentes”, diz.

Years and Years é uma distopia sobre uma família britânica de 2019 até 2030, um mundo piorado com o início da guerra entre EUA e China, a ocupação da Ucrânia pela Rússia, uma crise bancária mundial e restrições de todos os direitos individuais. Como todo drama futurista fala mais sobre os medos dos dias de hoje do que das certezas do que será o amanhã. E são muitos os medos. “Tivemos que exibir a série logo, antes que os fatos do roteiro virassem realidade”, disse o autor Russel T Davies.

A minissérie poderia ser uma diversão de fim-de-semana não falasse tão cruamente a um problema real, no que os políticos estão se tornando? Os políticos desse Reino Unido futurista são uma combinação de animadores de auditório com polemistas de rádio. Falam barbaridades não porque necessariamente acreditam nelas, mas para chamar a atenção de um público cada dia mais disperso. Capturar a atenção do público é a missão dessa política do entretenimento. Como disse um dos marqueteiros de Donald Trump Roger Stone, “a política é o show business com pessoas feias”. Trump, Boris Johnson e Jair Bolsonaro são mestre nesse campo.

Há hoje uma tendência de minimizar a vitória de Bolsonaro devido às circunstâncias excepcionais de 2018 (facada, auge do antipetismo, Lula preso, estagnação econômica, fracasso do governo Temer, apoio da Lava Jato, prestígio das Forças Armadas, …), mas essa análise tem viés. Bolsonaro foi eleito porque soube se aproveitar das circunstâncias melhor que seus adversários, mesmo tendo uma estrutura de apoio inferior. Só que na disputa pela reeleição, o presidente terá em suas mãos uma estrutura real de poder.

Corre no cruzamento dos corredores do Congresso Nacional com a Avenida Faria Lima a lenda de que a política poderá voltar a ser como era antes de Bolsonaro. Dos mesmos produtores de “é só tirar a Dilma que…” e “Alckmin sobe na próxima pesquisa”, a nova solução fácil para problemas complexos vende a ideia de que “as pessoas se arrependeram de Bolsonaro e não querem o PT de volta”. Haveria, portanto, uma rodovia padrão Autoban para candidatos de centro capazes de reestabelecer a razoabilidade e os bons modos na política. Mais ou menos como se numa final de FlaxFlu os torcedores fossem convencidos a deixar de lado suas paixões atávicas para pensar melhor e se tornarem botafoguenses.

A nova lenda de congressistas e operadores do mercado parte de duas verdades e um desejo intenso. A primeira premissa é que parcela significativa dos eleitores do capitão Bolsonaro se arrependeu. As pesquisas mostram isso e as dificuldades do bolsonarismo em manter o lavajadismo ao seu lado indicam as contradições inerentes entre discurso de palanque e exercício do poder.

A segunda tese, sobre a força do antipetismo, mostrou seu limite nas eleições municipais de 2016 (o partido perdeu mais de 370 prefeituras, incluindo São Paulo) e 2018 (Fernando Haddad teve o pior resultado petista desde 1998). A terceira parte, sobre a inclinação do eleitorado para o centro, é puro desejo. O centro, por mais apoio que tenha na elite do Congresso, do empresariado e da mídia, terá que aprender a jogar um novo jogo. A eleição de Bolsonaro mudou tudo. O seu governo de confronto permanente, de raiva e de paixão é o novo normal.

As chances de candidatos de centro e centro-direita como Luciano Huck, João Doria e João Amoêdo estão ligadas diretamente à capacidade de obter alguma atenção dos eleitores e se diferenciar de Bolsonaro e do PT. Os três representam uma variação da política tradicional: Huck é líder de audiência na TV Globo e fenômeno publicitário; Doria foi apresentador de TV por trinta anos; e Amôedo é um ex-executivo de banco que nunca ocupou cargo público. Mas suas propostas de recuperação do emprego, da preservação da Amazônia ou do combate às facções criminosas só vão servir se forem ouvidas, se conseguirem uma conexão emocional com os eleitores. As lições da derrota de Geraldo Alckmin precisam ser aprendidas. Em uma disputa polarizada entre Bolsonaro e o antibolsonarismo mais radical, o centro pode ser ignorado. Years and Years mostra como a política do futuro já chegou.

THOMAS TRAUMANN ” BLOG PODER 360 ” ( BRASIL)

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