

CHARGES DE MIGUEL PAIVA E AROEIRA ” BLOG BRASIL 247″
Em sua primeira mensagem como pontífice, ele agradeceu a Francisco, disse algumas palavras em espanhol dedicadas à sua diocese no Peru e pediu paz.
Dezenas de milhares de pessoas se reuniram na Praça de São Pedro para uma ovação de pé e euforia ao receber o novo papa: Robert Prevost, o primeiro pontífice dos Estados Unidos, que adotou o nome de Leão XIV.
Às 13h08, a fumaça branca finalmente saiu da chaminé da Capela Sistina , após um dia de espera, anunciando a eleição do novo papa, o 267º da história e sucessor de Francisco . Naquele momento, os seis imponentes sinos da Basílica de São Pedro soaram em júbilo.
A eleição do novo papa foi finalizada no quarto turno de votação , como aconteceu com Bento XVI em 2005.

Uma hora depois da fumaça branca – assim como em 2013 – o cardeal protodiácono, o corso-francês Dominique Mamberti , saiu para a varanda central da Basílica de São Pedro, conhecida como “loggia”, para pronunciar o tradicional anúncio em latim: “Habemus Papam” , seguido do nome do escolhido e daquele que ele adotará como pontífice, tudo em latim .
Prevost, um missionário de 69 anos que passou sua carreira servindo no Peru e lidera o poderoso escritório dos bispos do Vaticano, saiu na mesma sacada minutos depois para entregar sua primeira mensagem,
“A paz esteja convosco”, disse Leão XIV da sacada, e agradeceu especialmente a Francisco, que o criou cardeal em 30 de setembro de 2023.

O papa americano lembrou, em italiano, que era um padre agostiniano, mas acima de tudo, era um cristão e um bispo, “para que todos possamos caminhar juntos”.
Prevost, que também tem nacionalidade peruana, também falou brevemente em espanhol, para enviar uma mensagem à sua diocese: “Se me permitem uma palavra, uma saudação (…) de modo particular à minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé ”.
Seu antecessor argentino, Jorge Bergoglio , surpreendeu o mundo em 13 de março de 2013, quando, aos 76 anos, apareceu na sacada com um informal “Queridos irmãos e irmãs, buonasera ”, mas o que deixou uma marca histórica foi sua decisão de adotar o nome Francisco . Em homenagem ao padroeiro da Itália e de Assis, que na Idade Média renunciou às suas riquezas para se dedicar aos pobres, celebrou a beleza da natureza e sentiu-se chamado a reconstruir a Igreja .
Francisco, como é sabido, entrou na loggia refletindo seu estilo austero e simples: vestindo apenas a batina branca, característica dos pontífices (sem a mozeta vermelha) e seus velhos sapatos ortopédicos pretos, após rejeitar os tradicionais sapatos de couro vermelho macio que os papas costumam usar . Ele também usava sua cruz peitoral de prata como Arcebispo de Buenos Aires, com a imagem do Bom Pastor, que agora está reproduzida no túmulo simples em que ele escolheu ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, perto da Virgem Salus Populi Romani, a quem ele venerava, fora do Vaticano.

O novo papa, seguindo a tradição, passou pela sacristia da Capela Sistina, conhecida como a “sala das lágrimas” por causa dos muitos pontífices que, comovidos pelas lágrimas, ali se desfizeram em lágrimas ao perceber a enorme responsabilidade de liderar uma Igreja com mais de 1,4 bilhão de fiéis .
Naquele espaço, além de poder desabafar, o novo papa encontrou três batinas brancas de tamanhos diferentes , para que pudesse escolher a que melhor se adequasse à sua figura. Quando ele reapareceu vestido de papa na Capela Sistina, seus irmãos cardeais lhe prestaram homenagem, um por um, marcando o início de uma nova e sem dúvida fascinante era na história da Igreja.
ELISABETTA PIQUÉ ” LA NACION” ( ROMA / BUENOS AIRES