O “ALFABETO ERÓTICO” DE CLARA RODRIGUES, ILUSTRADO POR EL TOMI ,VIROU LIVRO

As histórias são intituladas O Cenário do Vício e também são ilustradas por El Tomi. Com o Alfabeto Erótico, completam uma obra em sintonia com os tempos, na qual, segundo a sua autora, “pulsa a procura do prazer feminino num mundo onde tudo é pensado para os homens”.

Foi publicado originalmente na versão trimestral da revista “Fierro”, e a edição se completa com um volume de contos 

O pornógrafo Pietro Aretino conta o caso de uma jovem inocente chamada Anna que, na hora de tomar o hábito, foi conduzida por uma freira a uma sala repleta de desenhos sexuais. Chocada com as imagens que viu nas paredes, a jovem implorou ao instrutor “por favor, diga alguma coisa”. A freira instrutora então começa a contar uma história para cada um dos desenhos e acompanha a exposição com um “artefato de vidro” que serve tanto “ao buraco bom quanto ao buraco ruim”.

O quarto de Aretino escondido em seus Ragionamenti (1535) pode sem dúvida se tornar uma das metáforas norteadoras da chamada literatura erótica, um quarto onde também ficam Rabelais, Sade, os Sacher-Masochs, Apollinaire, Bataille e alguns outros. gente irreverente que sempre foi a favor do pecado, nunca da virtude. A literatura erótica parece responder à lógica dessa tensão proposta por Aretino: um inocente implora para ser ensinado e um professor procura um inocente para iniciá-lo. Este é um de seus muitos artefatos. Agora, os alfabetos pornográficos também têm origem nessa sala/tradição?

Um dos primeiros a acender a luz foi o cartunista francês Joseph Apoux. Em 1880 ele revelou seu alfabeto pornográfico e foi imediatamente banido pela igreja. Apoux, que deu continuidade ao caminho iniciado por outro censurado, o belga Félicien Rops ( A Mulher com um Porco ), utilizou as letras do alfabeto como simples pontos de apoio para que soldados e senhores de galera pudessem ser satisfeitos por prostitutas de pernas muito longas. Imediatamente, os alfabetos pornográficos encontraram seguidores e criadores em todo o mundo, proliferando nas primeiras décadas do século XX. Entre tantos alfabetos devemos mencionar “a raridade”: o alfabeto erótico da Rússia Soviética criado por uma glória de gráficos revolucionários: Sergei Merkurov, escultor de pelo menos três monumentos a Stalin. Merkurov colocou em ação em cirílico, em 1931, vários homens musculosos (estilo romano) para fazer sexo com mulheres fortes sempre à vista de faunos que serviam como instrutores de árbitros.

O que Apoux queria dizer e o que Merkurov queria mostrar? Um apontou a vida licenciosa da burguesia onde as mulheres só têm a obrigação de agradar, e o outro tomou o sexo como uma luta, um trabalho e um exemplo de como construir colectivamente uma nação de homens e mulheres fortes. Nestes alfabetos existem, é claro, dois modelos claros de concepção do mundo. Mais uma observação: os trabalhos de ambos os ilustradores (mesmo os mais contemporâneos como o alfabeto vetorial de Malika Favré de 2013) pertencem ao notório jogo dos gráficos, à mera graça da impressão. A sala imaginada por Aretino exige que o desenho seja acompanhado de uma história, de uma história, de uma palavra capaz de esclarecer do que se trata o bem e o mal dos buracos no corpo.

FEITO NA ARGENTINA

Tivemos que esperar até 2017 para encontrar um alfabeto que respondesse à proposta do pornógrafo italiano. E isso aconteceu nas páginas da revista Fierro , durante sua fase trimestral. Ali foi lançado o Alfabeto Erótico , com textos menores de Clara Rodríguez com ilustrações de El Tomi. Foram 27 letras desenhadas, além de vinte e sete histórias, algumas condensadas em frases inesquecíveis como: “Existem dois tipos de pessoas; os mesquinhos que não conseguem jurar amor eterno e os imbecis que tentam cobrar essa promessa” (correspondente à letra E) ou “O que seria da psicanálise ou da música sertaneja sem uma infeliz menina?” assim como está escrito sobre o Q. “A ideia surgiu inicialmente de Fierro ”, explica Rodríguez, de Buenos Aires em 1976. “Eu tinha um livrinho de Sade, Cuentos sádicos , ilustrado com algumas letras do alfabeto de Apoux que ele sempre me fascinou, e quando concordamos em fazer o trabalho com El Tomi foi uma glória, porque não poderia ser outro senão ele para dar um caráter distintivo ao alfabeto. As situações eróticas que é capaz de criar refletem o prazer das mulheres, e não apenas dos homens, como costuma acontecer nos alfabetos históricos.”

A obra de El Tomi é um dos pontos altos do desenho argentino. Não há corpos desenhados que se movam melhor do que sob sua caneta, o que significa um manuseio deslumbrante da anatomia. Não há cenas eróticas, jogos gráficos, que se expressem melhor do que ao ritmo da sua inventividade. “O Tomi é uma planta anômala sã no jardim, na floresta, na selva do cartoon nacional”, definiu Juan Sasturain neste mesmo jornal. “É quase um milagre que exista e se expresse. “Ele não se parece (mais) com ninguém, mas neste momento, nestes tempos ultracorretos e cautelosos, ninguém chega perto dele.” E esta afirmação retumbante é verificada olhando atentamente para cada uma das letras deste Alfabeto , espécie de pequenas salas onde ocorre a alegria do encontro sexual. “Já tinha visto alguns alfabetos eróticos, mas na hora de criar o meu nenhum deles contribuiu em nada para mim porque eu já tinha a ideia de como desenhar as letras na minha cabeça. Eu te digo: escolhi a letra maiúscula mais pesada possível, para poder desenvolver facilmente o desenho por dentro. Ampliei letra por letra no monitor do computador, depois com um lápis tracei os limites de cada letra em uma folha A4 e comecei a desenhar espontaneamente as cenas e personagens a lápis, com a única condição de não sair do contorno de cada um dos vinte e sete personagens. Fiz-os numa noite e no dia seguinte escrevi-os a tinta”, reflecte El Tomi.

Todo o Alfabeto Erótico é construído a partir de um contraponto entre desenhos e textos. Detalhe que não passa despercebido ao poeta e tradutor Silvio Mattoni (devemos muito da literatura erótica francesa às suas excelentes versões) no prólogo: “O narrador dos escritos que apresentam cada letra é ao mesmo tempo uma menina, um libertino , um curioso conjunto de práticas que leva o nome de escritores, Sade ou Sacher-Masoch, cujos sonhos ou cujas memórias fragmentárias tentam captar a origem de um desejo, a possibilidade de uma excitação que, no entanto, em muitos casos não pode ser descrita. Enquanto acima, em forma de letra maiúscula que ilumina o início do parágrafo, a excitação culmina, há penetrações, beijos, línguas introduzidas. A iminência da relação sexual, que o desenho torna pensável mas precisamente como uma cena de outro mundo, não ocorre senão como uma alusão, uma fantasia, no próprio prazer de escrever sobre a promessa de um desejo.

E quando a ligação entre texto e desenho não parece ser direta, surge um elemento que propõe um segundo nível de leitura. Isso acontece, por exemplo, quando o alfabeto desliza para as áreas do humor, outro dos artefatos do erotismo. Assim, na letra G você vê um homem de colete e legging, tocando a ponta do chapéu como uma “permissão” enquanto oferece prazer a uma mulher de saia de bolinhas que sonha deitada em um banquinho, e isso diz: “Castelos glamorosos no interior da França, com grandes e secretas adegas. Roupas de vinil personalizadas. Ganchos de aço cirúrgico. Objetos fálicos encomendados aos melhores marceneiros. Chicotes, arreios e chicotes de couro cru. Banquetes oferecidos com os melhores vinhos do país. Tempo livre para organizar orgias. O sadomasoquismo não é para assalariados.”

MUITA FALTA DE RESPEITO

El Tomi conta que ao conhecer Onliyú, conhecido roteirista da revista espanhola El Víbora , o ouviu dizer: “A literatura erótica deve ser umidificadora”, em relação aos prêmios da extinta editora La Sonrisa Vertical. E, desde então, ele mesmo repete que a ilustração erótica também deveria ser erótica. Além disso, em seu blog El Tomi Erótic onde narra sua experiência no campo do erotismo sob o título “Anotações Eróticas”, o cartunista afirma: “Os melhores desenhos pornográficos são aqueles que produzem uma ereção no cartunista enquanto ele os faz. . Aí ele lembra do Alfabeto : “Quando eu estava construindo as letras, aconteceu comigo a mesma coisa de quando, trancado na privacidade do meu ateliê, faço um desenho erótico ou uma caricatura para uma história em quadrinhos erótica e alguém abre a porta de repente e sem aviso.” Essa situação o levou a formular outra de suas regras: “Quando alguém entra sorrateiramente na sala onde você está desenhando e você, assustado, esconde modestamente o desenho, isso é um indício irreversível de que aquele desenho, justamente aquele, é o que foi feito. deve publicar.”

Sobre os motivos da criação do Alfabeto , Rodríguez acrescenta a seguinte ideia: “Adoro os exageros sadianos, essas façanhas impossíveis, alguém que em Roma destrói vinte e quatro hospitais com um só golpe, e as quinze mil pessoas lá dentro; a carta em Aline e Volcour de 350 páginas; a série de infortúnios que se abatem sobre Justine. Além disso, as atrocidades de Apollinaire, o Don Juan que engravida toda a família, ou Simone quebrando ovos com a bunda em História do Olho ; Acho fascinante essa falta de respeito. Acho que a exaltação da moralidade também aquece, os infortúnios dos personagens de Dickens ou Louisa Alcott (que é homenageada no Alfabeto ) terão aquecido mais de um porque nos deixam tranquilos com a nossa moral, mas ao mesmo tempo queremos todas as desventuras que aconteceram com eles, como Moll Flanders, de Daniel Defoe.

Sem dúvida, o erotismo, e principalmente no que se refere à literatura, tem sido um dos pontos mais difíceis de analisar com a lupa destes tempos de mudanças de paradigmas. Ao contrário dos antigos alfabetos dominados pela sexualidade masculina, neste “há uma procura do prazer feminino num mundo onde tudo é pensado para os homens, onde as mulheres estão ao seu serviço. Fantasias, preocupações, modelos parentais, tabus passam pelas letras, é uma defesa do nosso desejo. Isso fica claro nos desenhos de El Tomi. Uma cena erótica, bem apresentada a partir de um desenho ou contada com palavras, é uma declaração de posicionamento. Contar o amor a partir de uma cena erótica me parece muito mais interessante e honesto do que a partir de uma perspectiva romântica”, conceitua Rodríguez.

Alfabeto Erótico , agora convertido em livro, completa-se com O Cenário do Vício (também com desenhos de El Tomi), que reúne uma dezena de histórias, onde o espírito lúdico do alfabeto se liberta das restrições da extensão e é despojado nus em histórias eróticas que vão desde os banheiros públicos dos postos de gasolina das antigas rotas argentinas até as próprias portas dos banheiros da UBA. Em cada uma dessas histórias, Rodríguez demonstra sua fibra como narradora, colorindo as situações com voluptuosidade na perspectiva de uma jovem medrosa atraída pelos tremores sexuais da infância, de uma juventude desejante, em busca de novas experiências, e capaz de enfrentar a violência. do mundo. “Sou de outra época, não me emociono nem um pouco com o milionário millennial dos tons de cinza com seu chicote de festa de marmelo. Formei um erotismo que gira em torno do perigoso, do sórdido, do proibido; “Minha adolescência aconteceu nos anos 90”, explica Rodríguez. “Comecei a minha vida sexual no início dos anos noventa, Foucault e Fede Moura já tinham morrido portadores do VIH2”, diz o protagonista de “8 minutos e 10 segundos”, uma das histórias de A Cena do Vício . O autor acrescenta: “Foi um momento complicado ser adolescente: pensar que na rádio mais popular da época havia quatro rapazes falando sem parar sobre colegiais e suas saias. Felizmente, o sadomasoquismo e a escrita existem para revoltar tantos abusos da realidade.”

As primeiras palavras ditas pela jovem inocente de Aretino ao sair do quarto misterioso poderiam ser reaproveitadas em relação a este Alfabeto erótico : “Que se apresente aquele que consegue deter o desejo diante de tal artefato”.

LAUTARO ORTIZ ” PÁGINA 12″ ( ARGENTINA)

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