O PRIMEIRO FILME SONORO FOI DIRIGIDO POR UM AFRO-ARGENTINO

JOSÉ AGUSTIN FERREYRA

José Agustín Ferreyra, pioneiro do cinema sonoro argentino, deixou uma marca indelével na história do cinema nacional. 

Em 28 de agosto de 1889 nasceu José Agustín Ferreyra , um dos pioneiros do cinema nacional. José foi um artista comprometido com o seu tempo e pioneiro em todas as facetas do seu trabalho. Antes de se tornar diretor de cinema, foi artista visual e um dos primeiros cenógrafos do Teatro Colón. Em sua carreira de cineasta, passou por todos os papéis possíveis, foi diretor, ator, roteirista, produtor e até distribuidor. Como se não bastasse, compôs suas próprias letras de tango que acompanharam vários de seus filmes.

No dia de seu nascimento, entre tantos outros marcos e avanços que este excepcional afro-argentino realizou, em 1931, foi o primeiro diretor na Argentina a lançar um longa-metragem totalmente sonoro: Muñequita porteña . Ele também escreveu o roteiro do filme. Estreou em 7 de agosto de 1931 e foi estrelado por María Turgenova e Floren Delbene. O som foi sincronizado com o sistema Vitaphone, ou seja, os discos da trilha sonora foram sincronizados com o filme projetado.

O filme foi preservado pelo Museu do Cinema “Pablo Ducrós Hicken” entre 2010 e 2017, com a colaboração na digitalização da TV Pública, ArriScan, L’Immagine Ritrovata e Cinain. A versão restaurada estreou no BAFICI 2017 e a apresentação contou com uma recriação da trilha sonora dirigida por Santiago Loza e Ariel Gurevich e interpretada ao vivo por Rosario Bléfari, Javier Drolas, Vanesa Maja e Pato Aramburu nos vocais e Fernando Kabusacki e Matías Mango na música.

Ora, a historiografia cinematográfica nacional estabeleceu, à força da repetição, que o primeiro filme sonoro foi Tango! (Argentina, 1933) musical em preto e branco que estreou em 27 de abril de 1933, dirigido por Luis Moglia Barth, primeira produção da companhia que mais tarde se tornaria Argentina Sono Film. Porém, o referido filme argentino utilizou no mesmo filme o outro sistema de som óptico da época denominado Movietone.

The Jazz Singer (Estados Unidos, 1927) é considerado na história do cinema mundial, o primeiro filme sonoro de nível internacional. Paradoxalmente, para conseguir o som utilizaram o sistema Vitaphone, o mesmo que Ferreyra utilizou. Foi o último sistema analógico de som em disco e o único amplamente utilizado e com sucesso comercial até a mudança para o formato óptico.

Mais uma vez caímos na sombra da invenção, capacidade e produção daquele que foi o pioneiro da nossa cinematografia nacional, o pai do cinema sonoro argentino, que com seus filmes debaixo do braço venceu a corrida contra as grandes produtoras, o professor afro-argentino José Agustín Ferreyra.

FRANCO DE NUZIO ” PÁGINA 12″ ( ARGENTINA)

*Diretor audiovisual da ENERC. Ativista antirracista do DIAFAR

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