Conclusões são possíveis ao cruzar dados dos padrinhos nacionais e transferência de eleitorado na cidade de São Paulo
Contribua usando o Google
A maioria considerável do eleitorado paulistano (57%) desaprova o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, mas está dividido (44%) sobre a avaliação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ainda, 42% dos entrevistados aprovam o presidente Lula contra 50% que desaprovam.
É o que mostra a pesquisa Atlas/Intel realizada na cidade de São Paulo. Os números podem guiar as campanhas pelo comando da capital que é o maior reduto eleitoral do país, na disputa acirrada entre Guilherme Boulos (Psol), Ricardo Nunes (MDB) e, mais distante, mas com avanços consideráveis, o empresário Pablo Marçal (PRTB).
A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) mostrou que Marçal cresceu, consideravelmente, junto ao eleitorado de Jair Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas. Assim, o apoio de 44% dos entrevistados na capital ao governo Tarcísio traz bons sinais ao mais novo candidato a avançar na disputa.
Ao mesmo tempo, também 44% desaprovam o atual governador: é nesse nicho que está o eleitorado de Guilherme Boulos. Mas exclusivamente para o candidato, os números do apoio do seu padrinho nacional, o presidente Lula, trazem mais significado: e 42% dos paulistanos dizem apoiar o presidente Lula. Outros 50%, não.
Além de Boulos, que hoje lidera as pesquisas de intenções de voto em São Paulo, o atual prefeito – que aparece em segundo lugar e é o candidato apoiado por Jair Bolsonaro – não tem números positivos na sua avaliação de governo. A pesquisa Atlas mostra que 57% desaprovam Nunes e somente 28% aprovam.
Na prática, ao cruzar estes dados com a pesquisa direta de intenções de voto, conclui-se que dos 38,6% dos eleitores que dizem que votarão em Nunes, somente 28% seria um voto mais confiável, porque avaliam bem o seu governo.
Ao mesmo tempo, ao fazer a transferência dos votos dos apoiadores de Lula na capital, Boulos garantiria os atuais 28,5% das intenções de voto e poderia conquistar ainda mais.
Ainda, especificamente entre os eleitores de Jair Bolsonaro em São Paulo, somente 45,8% aprovam a Prefeitura de Ricardo Nunes: outros 30,3% desaprovam e 23,9% não souberam responder. Na prática, o apoio de Bolsonaro em Nunes não está surtindo o efeito esperado, e bolsonaristas estão migrando para Pablo Marçal, conforme revelamos aqui.
Assim, os números das aprovações e desaprovações dos eleitores de São Paulo na macropolítica indicam que para Boulos e Marçal, há espaço de crescimento. Mas, para Ricardo Nunes, não;
PATRICIA FAERMANN ” JORNAL GGN” ( BRASIL)
crescimento de votos. Mas para Ricardo Nunes, não.