Olá a todos! Fiz este tutorial para explicar como se lê um jornal. No final, não se esqueçam de deixar os vossos comentários e sugestões
Olá a todos! Fiz este tutorial para explicar como se lê um jornal. No final, não se esqueçam de deixar os vossos comentários e sugestões de temas aqui em baixo. A maior parte gosta de ler notícias online, em sites, porque é rápido e prático. Mas, de vez em quando, bate aquela nostalgia do papel e queremos ler como antigamente. É bonito, poético e permite-nos ter uma outra relação com o objeto.
Se quer ter a experiência de ler um jornal deve começar por comprá-lo. Os jornais são relativamente baratos, facilmente se encontra um por menos de dois euros ou, se for mais especializado ou maior, pode alcançar no máximo uns três ou quatro euros. Os jornais podem ser comprados online, por assinatura, com entrega em casa, mas ainda há muitos locais – papelarias, quiosques, livrarias – em que se pode adquirir um na hora, contra-pagamento.
Se o jornal for comprado online, a primeira coisa que terá de fazer é livrar-se desta capa protetora de plástico. Se for comprado numa loja, já vem pronto a usar. Antes de mais, o que se deve ver num jornal são os títulos da primeira página. Enfim, isto é apenas uma sugestão, porque a leitura do jornal não tem regras, e, se quiser, pode começar do fim para o princípio ou simplesmente abrir a meio. Este tutorial faz apenas algumas sugestões para tornar a leitura mais fácil e prazenteira. Na primeira página, temos aquilo a que se chama manchetes. São os títulos principais, assim com letras muito grandes para que se vejam bem. Ainda não são as notícias. A ideia é chamar a atenção para os artigos que estão nas páginas interiores. Não adianta clicar nestes títulos porque é papel, não vai dar a lado nenhum. Mas os títulos têm uma espécie de link, um link arcaico, que foi inventado ainda antes da Internet.
Eu explico: por exemplo, esta notícia aqui interessa-me muito, por isso quero ler o seu desenvolvimento. Então em vez de clicar, sirvo-me desta informação aqui, a pequenino, que diz pág.7. Ora o jornal está todo numerado, à exceção da página 1. O número está no topo de cada página. Por isso basta-me folhear rapidamente as páginas, até chegar à que tem o número 7. Pronto, cá está, o 7 e a notícia que eu quero ler. Atenção, como é em papel, torna-se impossível alterar o tipo de fonte ou tamanho de letra. Pelo que, se tiver dificuldade de leitura, a única coisa que há a fazer é comprar uns óculos para ver ao perto. Não sei se reparou, quando estava a virar as folhas, estas ficaram meias enroladas. Não há problema, um jornal pode amachucar-se à vontade. Mas se tiver dificuldade em virar página a página, pode simplesmente molhar as pontas dos dedos e vai ver que ajuda.
A melhor forma de ler o jornal é folheando. Chama-se folhear ao ato de ir mudando de página. O jornal não é um livro, não precisa de ler os textos completos do princípio ao fim. Pode ler apenas os títulos, o início dos artigos ou até onde deixar de lhe interessar. O jornal é descartável. Chegando ao final, pode simplesmente colocar na reciclagem e, no dia seguinte, comprar um novo.
E é isto. Espero que tenham gostado. No próximo tutorial vou explicar como jogar à bola com o seu filho.
MANUEL HALPERIN ” JORNAL DAS LETRAS” ( PORTUGAL)