Aquela canção só pode ter sido feita para o filho que se foi. Só a dor de mãe poderia ter inspirado uma letra dessas
Contribua usando o Google
“Por Causa de Você”, de Tom Jobim e Dolores Duran, é das mais belas canções brasileiras. Gravada por uma infinidade de cantores, sempre foi interpretada como uma declaração de amor de uma mulher para um homem.
Hoje assisti um vídeo de Tom Jobim explicando como a música foi feita. A letra inicial era de Vinicius de Moraes. Tom começou a dedilhar no estúdio. Presente, Dolores Duran ouviu e em dois minutos rascunhou a letra definitiva. Tom conversou com Vinicius que, gostando muito de Dolores, abriu mão de sua letra.
Tempos atrás, na rede em casa, abraçado com Eugênia, e pensando no nosso Vinicius, ouvíamos Nana Caymmi interpretando a canção. Cada verso reportava ao nosso Vinão, refletia os cuidados da mãe, a falta que o filho fazia. O apelo “entre meu bem, por favor / não deixe o mundo mal te levar outra vez / me abrace simplesmente / não fale, não fale, não lembre / não chore meu bem” era para o filho perdido, não para o amado que voltava.
“Ah, você está vendo só
Do jeito que eu fiquei
E que tudo ficou
Uma tristeza tão grande
Nas coisas mais simples
Que você tocou
A nossa casa querida
Já estava acostumada
Aguardando você
As flores na janela
Sorriam, cantavam
Por causa de você
Olhe meu bem nunca mais
Nos deixe por favor
Somos a vida e o sonho
Nós somos o amor
Entre meu bem por favor
Não deixe o mundo mau te levar outra vez
Me abrace simplesmente
Não fale, não lembre
Não chore meu bem
Ai caiu a ficha. Aquela canção só pode ter sido feita para o filho que se foi. Pesquisando, fico sabendo de Carlos Eduardo, o filho que Doloren Duran teve aos 27 anos e que se foi logo depois de nascer. Foi dois anos antes da morte da mãe.
Só a dor de mãe poderia ter inspirado uma letra dessas. Antes de morrer, Dolores adotou Fernanda. E viveu pouco mais.
LUIS NASSIF ” JORNAL GGN” ( BRASIL)