
Puppet Theater of the Absurd – by Mr. Fish
Os últimos dias de impérios moribundos são dominados por idiotas. As dinastias romana, maia, francesa, Habsburgo, otomana, Romanoff, iraniana e soviética ruíram sob a estupidez de seus governantes decadentes, que se ausentaram da realidade, saquearam suas nações e se refugiaram em câmaras de eco onde fato e ficção eram indistinguíveis.
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Donald Trump e os bufões bajuladores de sua administração são versões atualizadas dos reinados do imperador romano Nero, que destinou vastos gastos estatais para obter poderes mágicos; do imperador chinês Qin Shi Huang, que financiou repetidas expedições a uma ilha mítica de imortais para trazer de volta uma poção que lhe daria a vida eterna; e uma corte czarista irresponsável que se sentava lendo cartas de tarô e participando de sessões espíritas enquanto a Rússia era dizimada por uma guerra que consumiu mais de dois milhões de vidas e a revolução se desenvolvia nas ruas.
Em “Hitler e os Alemães”, o filósofo político Eric Voegelin descarta a ideia de que Hitler — talentoso em oratória e oportunismo político, mas mal educado e vulgar — tenha hipnotizado e seduzido o povo alemão. Os alemães, escreve ele, apoiavam Hitler e as “figuras grotescas e marginais” que o cercavam porque ele personificava as patologias de uma sociedade doente, assolada pelo colapso econômico e pela desesperança. Voegelin define estupidez como uma “perda da realidade”. A perda da realidade significa que uma pessoa “estúpida” não consegue “orientar corretamente suas ações no mundo em que vive”. O demagogo, que é sempre um idiota, não é uma aberração ou mutação social. O demagogo expressa o zeitgeist da sociedade, seu afastamento coletivo de um mundo racional de fatos verificáveis.
Esses idiotas, que prometem recapturar a glória e o poder perdidos, não criam. Eles apenas destroem. Eles aceleram o colapso. Limitados em capacidade intelectual, desprovidos de qualquer bússola moral, grosseiramente incompetentes e cheios de raiva das elites estabelecidas que consideram tê-los menosprezado e rejeitado, eles transformam o mundo em um playground para vigaristas, vigaristas e megalomaníacos. Eles declaram guerra às universidades, banem a pesquisa científica, propagam teorias charlatanescas sobre vacinas como pretexto para expandir a vigilância em massa e o compartilhamento de dados, retiram os direitos dos residentes legais e empoderam exércitos de capangas, que é o que o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) se tornou, para espalhar o medo e garantir a passividade. A realidade, seja a crise climática ou a miséria da classe trabalhadora, não interfere em suas fantasias. Quanto pior fica, mais idiotas eles se tornam.
Hannah Arendt culpa uma sociedade que abraça voluntariamente o mal radical por essa “irreflexão” coletiva. Desesperada para escapar da estagnação, onde eles e seus filhos estão presos, sem esperança e em desespero, uma população traída é condicionada a explorar todos ao seu redor em uma luta desesperada para progredir. Pessoas são objetos a serem usados, espelhando a crueldade infligida pela classe dominante.
Uma sociedade convulsionada pela desordem e pelo caos, como Voegelin aponta, celebra os moralmente degenerados, aqueles que são astutos, manipuladores, enganadores e violentos. Em uma sociedade aberta e democrática, esses atributos são desprezados e criminalizados. Aqueles que os exibem são condenados como estúpidos; “um homem [ou mulher] que se comporta dessa maneira”, observa Voegelin, “será socialmente boicotado”. Mas as normas sociais, culturais e morais em uma sociedade doente são invertidas. Os atributos que sustentam uma sociedade aberta — a preocupação com o bem comum, a honestidade, a confiança e o autossacrifício — são ridicularizados. Eles são prejudiciais à existência em uma sociedade doente.
Quando uma sociedade, como observa Platão, abandona o bem comum, ela sempre desencadeia desejos amorais — violência, ganância e exploração sexual — e fomenta o pensamento mágico, o foco do meu livro “Império da Ilusão: O Fim da Alfabetização e o Triunfo do Espetáculo”.
A única coisa que esses regimes moribundos fazem bem é espetáculo. Esses números de pão e circo — como o desfile de US$ 40 milhões do Exército de Trump, realizado em seu aniversário, em 14 de junho — mantêm uma população aflita entretida.
A Disneyficação da América, a terra dos pensamentos eternamente felizes e das atitudes positivas, a terra onde tudo é possível, é propagada para mascarar a crueldade da estagnação econômica e da desigualdade social. A população é condicionada pela cultura de massa, dominada pela mercantilização sexual, pelo entretenimento banal e irracional e pelas representações gráficas de violência, a se culpar pelo fracasso.
Søren Kierkegaard, em “A Era Presente”, alerta que o Estado moderno busca erradicar a consciência e moldar e manipular os indivíduos, transformando-os em um “público” maleável e doutrinado. Esse público não é real. É, como escreve Kierkegaard, uma “abstração monstruosa, algo abrangente que não é nada, uma miragem”. Em suma, nos tornamos parte de um rebanho, “indivíduos irreais que nunca estão e nunca podem estar unidos em uma situação ou organização real — e, ainda assim, se mantêm unidos como um todo”. Aqueles que questionam o público, aqueles que denunciam a corrupção da classe dominante, são descartados como sonhadores, aberrações ou traidores. Mas somente eles, de acordo com a definição grega de pólis, podem ser considerados cidadãos.
Thomas Paine escreve que um governo despótico é um fungo que cresce a partir de uma sociedade civil corrupta. Foi o que aconteceu com as sociedades do passado. Foi o que aconteceu conosco.
É tentador personalizar a decadência, como se nos livrarmos de Trump nos trouxesse de volta à sanidade e à sobriedade. Mas a podridão e a corrupção arruinaram todas as nossas instituições democráticas, que funcionam na forma, não no conteúdo. O consentimento dos governados é uma piada cruel. O Congresso é um clube que recebe propina de bilionários e corporações. Os tribunais são apêndices das corporações e dos ricos. A imprensa é uma câmara de eco das elites, algumas das quais não gostam de Trump, mas nenhuma das quais defende as reformas sociais e políticas que poderiam nos salvar do despotismo. Trata-se de como disfarçamos o despotismo, não o despotismo em si.
O historiador Ramsay MacMullen, em “Corruption and the Decline of Rome” (Corrupção e o Declínio de Roma), escreve que o que destruiu o Império Romano foi “o desvio da força governamental, sua má orientação”. O poder passou a ser uma questão de enriquecer interesses privados. Essa má orientação torna o governo impotente, pelo menos como uma instituição que pode atender às necessidades e proteger os direitos dos cidadãos. Nosso governo, nesse sentido, é impotente. É uma ferramenta de corporações, bancos, indústria bélica e oligarcas. Canibaliza-se para canalizar riqueza para o alto.
“O declínio de Roma foi o efeito natural e inevitável da grandeza desmedida”, escreve Edward Gibbon. “A prosperidade amadureceu o princípio da decadência; a causa da destruição multiplicou-se com a extensão da conquista; e, assim que o tempo ou o acidente removeram os suportes artificiais, a estrutura estupenda cedeu à pressão do seu próprio peso. A história da ruína é simples e óbvia: e em vez de indagar por que o Império Romano foi destruído, deveríamos nos surpreender por ele ter subsistido por tanto tempo.”
O imperador romano Cômodo, assim como Trump, era fascinado pela própria vaidade. Encomendou estátuas de si mesmo como Hércules e tinha pouco interesse em governança. Imaginava-se uma estrela da arena, organizando lutas de gladiadores nas quais era coroado vencedor e matando leões com arco e flecha. O império — que ele renomeou Roma como Colônia Commodiana (Colônia de Cômodo) — era um veículo para saciar seu narcisismo insaciável e sua sede por riqueza. Ele vendia cargos públicos da mesma forma que Trump vende perdões e favores para aqueles que investem em suas criptomoedas ou doam para seu comitê de posse ou para a biblioteca presidencial.
Finalmente, os conselheiros do imperador providenciaram que ele fosse estrangulado até a morte em seu banho por um lutador profissional, depois que ele anunciou que assumiria o consulado vestido de gladiador. Mas seu assassinato não fez nada para deter o declínio. Cômodo foi substituído pelo reformador Pertinax, assassinado três meses depois. A Guarda Pretoriana leiloou o cargo de imperador. O imperador seguinte, Dídio Juliano, durou 66 dias. Haveria cinco imperadores em 193 d.C., o ano seguinte ao assassinato de Cômodo.
Como o antigo Império Romano, nossa república está morta.
Nossos direitos constitucionais — devido processo legal, habeas corpus, privacidade, liberdade de exploração, eleições justas e dissidência — nos foram retirados por decreto judicial e legislativo. Esses direitos existem apenas nominalmente. A enorme desconexão entre os supostos valores de nossa falsa democracia e a realidade significa que nosso discurso político, as palavras que usamos para descrever a nós mesmos e nosso sistema político, são absurdas.
Walter Benjamin escreveu em 1940, em meio à ascensão do fascismo europeu e à iminente guerra mundial:
Uma pintura de Klee intitulada Angelus Novus mostra um anjo com a aparência de quem está prestes a se afastar de algo que contempla fixamente. Seus olhos estão fixos, sua boca está aberta, suas asas estão abertas. É assim que se imagina o anjo da história. Seu rosto está voltado para o passado. Onde percebemos uma cadeia de eventos, ele vê uma única catástrofe, que continua a empilhar destroços sobre destroços e os arremessa aos seus pés. O anjo gostaria de ficar, despertar os mortos e restaurar o que foi destruído. Mas uma tempestade sopra do Paraíso; ela se prendeu em suas asas com tanta violência que o anjo não consegue mais fechá-las. A tempestade o impulsiona irresistivelmente para o futuro, para o qual ele está de costas, enquanto a pilha de destroços à sua frente cresce em direção ao céu. Essa tempestade é o que chamamos de progresso.
Nossa decadência, nosso analfabetismo e nosso afastamento coletivo da realidade já vinham se formando há muito tempo. A erosão constante dos nossos direitos, especialmente dos nossos direitos como eleitores, a transformação dos órgãos do Estado em ferramentas de exploração, a miséria dos trabalhadores pobres e da classe média, as mentiras que saturam as nossas ondas de rádio, a degradação da educação pública, as guerras intermináveis e fúteis, a dívida pública alarmante, o colapso da nossa infraestrutura física refletem os últimos dias de todos os impérios.
Trump, o piromaníaco, entretém-nos enquanto descemos.
CHRIS HEDGES ” THE CRHRIS HEDGES REPORT” ( EUA) / “JORNAL GGN” ( BRASIL)
Chris Hedges é um autor e jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer que foi correspondente internacional do The New York Times durante quinze anos.