QUEM É O CÉREBRO POR TRÁS DOS JINGLES: UM ARGENTINO QUE TRADUZ IDÉIAS EM MÚSICA

Produtor argentino radicado no México, Santiago Sposto compõe jingles, trilhas sonoras e músicas que são ouvidas em toda a América Latina.

Aos 34 anos, Santiago Sposto representa uma figura única na intersecção entre música, publicidade e narrativa audiovisual. Produtor, compositor e cantor, este nativo de Quilmeño que vive no México desde 2019 é responsável por dezenas de peças musicais que repercutem em campanhas regionais, filmes e álbuns de artistas emergentes. Com mais de 80 projetos de comerciais de televisão na América Latina — muitos deles para marcas como a Unilever — Sposto é um dos nomes por trás do som cotidiano que acompanha produtos, emoções e ficção. Mas não para por aí.

Formado pela Escola de Música Contemporânea de Buenos Aires e bolsista da Sociedade de Autores e Compositores do México, ele valoriza particularmente sua formação. “A Argentina é meu lar e para onde sempre volto: onde estão minha família, muitos dos meus amigos e minha cultura. Buenos Aires também foi onde me formei músico e dei meus primeiros passos”, diz ele. Ao mesmo tempo, ele reconhece o papel que o México desempenhou em seu desenvolvimento profissional : “É meu segundo lar; foi um país que me deu inúmeras oportunidades. Conheci pessoas incríveis aqui, e elas até me deram uma bolsa para estudar composição por um ano como estrangeiro. Isso é algo que valorizo ​​e não desvalorizo.”

Sua jornada começou em 2015, em várias frentes: aulas de técnica vocal, apresentações ao vivo e exploração como cantor e compositor. Paralelamente, ingressou na pós-produção de áudio para publicidade . O que começou como apenas mais uma vertente na música acabou se tornando uma de suas principais áreas de trabalho. Hoje, ele compõe jingles e assinaturas sonoras para campanhas globais, onde aspectos técnicos se entrelaçam com criatividade e empatia.

Muitas vezes, o conceito é proposto pelo artista. Eles criam a ideia para uma música, até mesmo parte da letra ou da música que compuseram, e a partir daí começamos a trabalhar juntos para finalizá-la. Outras vezes, não há uma ideia definitiva para a música, mas quando começamos a conversar e a escrever, algo sempre surge. 

Sposto se envolve no processo criativo como um intérprete de contextos, pronto para traduzir emoções em estruturas musicais. Não existem receitas únicas, mas existe um método , uma escuta ativa e uma busca constante pelo original no dia a dia.

Santiago Sposto

Sua conexão com artistas também foi fundamental para expandir seu campo. Um de seus trabalhos mais reconhecidos foi com MARLLA, uma cantora pop latina emergente, com quem coescreveu “Quién te dijo” —incluída em seu álbum ” Antes que la vida pase” , publicado pela Warner Music México—, junto com o produtor Andrés Chano (ex-Reik). Mais tarde, repetiram a fórmula em ” Roto” , canção que foi escolhida para a trilha sonora do filme ” Todos menos tú” . Essa integração com mídias audiovisuais é uma linha que Sposto continua explorando.

 É incrível como apenas alguns segundos da introdução de uma música podem transportar você para um momento ou uma pessoa, não importa quanto tempo tenha passado. “Aconteceu comigo recentemente com El Eternauta : ouvir a voz de Mercedes Sosa, especialmente estando tão longe da Argentina, me emocionou completamente.”

De seu estúdio na Cidade do México, Sposto trabalha com equipes de diferentes países. Ele também colaborou com músicos dos Estados Unidos, onde reconhece vantagens produtivas, embora enfatize a riqueza regional:

Tendo colaborado com pessoas nos Estados Unidos, acho que a vantagem é que os orçamentos permitem que cada um desenvolva tarefas específicas e envolva mais pessoas. Mas, quanto à música em si, que é o mais importante, acho que há uma variedade e qualidade musicais incríveis na Argentina, no México e na América Latina em geral.

Atualmente, ele tem vários projetos em andamento. Estou trabalhando em um álbum de um artista pop mexicano-americano com influências de ambas as culturas. Também estou produzindo o EP de estreia de um cantor e compositor argentino com influências que vão do folclore ao pop, incluindo a cúmbia; e estou finalizando o EP de um artista pop alternativo mexicano. Esses três projetos provavelmente serão lançados este ano. Também estou animado com a ideia de trabalhar na música para algo audiovisual, mas é um processo longo e não posso dizer muito ainda.

Quanto aos modelos, ele cita aqueles que trabalham nos bastidores. “ Acompanho de perto e admiro diversos produtores , compositores e engenheiros de mixagem que podem não ser tão conhecidos do público em geral devido ao nosso perfil profissional, mas que são altamente respeitados na indústria. Admiro o trabalho de Nico Cotton , Claudia Brant, María Elisa Ayerbe e Edgar Barrera.” E quando se trata de sonhos, ele não hesita em destacar um nome:

“Eu adoraria trabalhar com Gustavo Santaolalla um dia. Ele tem uma sensibilidade musical única que transparece em tudo o que faz, desde seus projetos musicais até as séries e filmes para os quais compõe a trilha sonora.”

Santiago Sposto não tem uma imagem pública de destaque, mas é parte essencial de uma geração que entende a música como uma ferramenta transversal, tanto de circulação quanto de comunicação. Sua arte não responde a gêneros fechados ou limites fixos: ele transita entre jingles, pop, folclore e música eletrônica com igual facilidade. E o faz com clara convicção: “Adoro a ideia de fazer parte de mais colaborações entre artistas da Argentina, México, Colômbia, Brasil e qualquer outro país da nossa região. Acredito que essas trocas culturais geram contribuições muito valiosas.” 

REPORTAGEM DA ” REVISTA NOTÍCIAS” ( ARGENTINA)

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