Neste vídeo, analisamos o impacto de uma possível nova investida de Donald Trump no cenário geopolítico do Oriente Médio, com foco em sua relação com os países do Golfo Pérsico e a tentativa de reativar ou expandir os Acordos de Abraão — os históricos tratados de normalização das relações entre Israel e países árabes. Discutimos os interesses estratégicos por trás dessa movimentação, os obstáculos diplomáticos e as repercussões para a segurança regional, especialmente diante da crescente tensão entre Israel, Irã e grupos não-estatais. 📌 Participam da live:
- Bruno Lima Rocha Beaklini é jornalista formado pela UFRJ, doutor e mestre em ciência política pela UFRGS, professor de relações internacionais. Editor do portal Estratégia & Análise (no ar desde setembro 2005), comentarista de portais nacionais e internacionais, produtor de canal estrangeiro e editor do Radiojornal dos Trabalhadores.
- Natália Calfat é doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Trabalho sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano (LEA-USP) e Presidente do Instituto da Cultura Árabe.
- Robson Cardoch é economista, doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS) e pesquisador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos/IREL-UnB. Professor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP – Brasília).
- Sami El Jundi é médico, mestre em Medicina Forense, professor da Faculdade de Direito da UFRGS e ex-peri