AS OPORTUNIDADES NA CONTRUÇÃO DE FERROVIAS ULTRARÁPIDAS

Construção de ferrovias movimentaria setores importantes de nossa economia, permitindo, ainda, complementar as grandes rotas transoceânicas

Agora que o país está retomando tradição do planejamento, há um tema que poderá se transformar rapidamente em ponto de partida para a reindustrialização. Trata-se da construção de ferrovias super-rápidas, capazes não só de ligar grandes centros – como São Paulo-Rio de Janeiro- como rasgar o país de norte a sul e, especialmente, permitir complementar as grandes rotas transoceânicas, as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), tocadas pelo Ministério de Orçamento e Planejamento.

Aqui, um levantamento dos setores envolvidos em obras desse vulto.

1. Engenharia e Construção Civil:

 * Empresas de construção pesada: Responsáveis pela terraplanagem, escavações, túneis, viadutos, pontes e outras obras de arte necessárias para o leito da ferrovia.

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 * Empresas de pavimentação: Encarregadas da construção da superestrutura da via, incluindo a colocação de balastro, dormentes e fixadores.

 * Empresas de fabricação de materiais de construção: Fornecem cimento, aço, agregados, concreto e outros materiais essenciais.

 * Escritórios de engenharia e consultoria: Realizam estudos de viabilidade, projetos executivos, supervisão de obras e gerenciamento de projetos.

 * Empresas de topografia e geotecnia: Responsáveis pelos levantamentos topográficos, estudos do solo e estabilidade de taludes.

2. Indústria Ferroviária:

 * Fabricantes de material rodante: Produção interna dos trens de alta velocidade, incluindo locomotivas (se aplicável), carros de passageiros e seus componentes (bogies, sistemas de freio, etc.).

 * Fabricantes de trilhos e AMVs (Aparelhos de Mudança de Via): Fornecem os trilhos de alta precisão e os equipamentos que permitem a mudança de rota dos trens.

 * Fabricantes de sistemas de sinalização e controle: Desenvolvem e instalam os sistemas eletrônicos e de comunicação que garantem a segurança e o controle do tráfego ferroviário em alta velocidade (ex: CBTC, ERTMS).

 * Fabricantes de sistemas de eletrificação: Responsáveis pela instalação da catenária (rede aérea) ou do terceiro trilho, além das subestações de energia.

 * Fornecedores de componentes ferroviários: Produzem diversos itens como fixadores de trilhos, isoladores, sistemas de portas, janelas, assentos, etc.

3. Tecnologia e Telecomunicações:

 * Empresas de tecnologia da informação (TI): Desenvolvem softwares para controle de tráfego, sistemas de informação aos passageiros, bilhetagem eletrônica e gestão da manutenção.

 * Empresas de telecomunicações: Instalam e mantêm as redes de comunicação necessárias para a operação segura e eficiente da ferrovia.

4. Energia:

 * Empresas de geração e transmissão de energia: Fornecem a eletricidade necessária para a operação dos trens e dos sistemas auxiliares da ferrovia.

5. Serviços:

 * Empresas de consultoria ambiental: Realizam estudos de impacto ambiental e propõem medidas mitigatórias.

 * Empresas de segurança: Responsáveis pela segurança das obras e da futura operação da ferrovia.

 * Empresas de logística e transporte: Transportam os materiais e equipamentos necessários para a construção.

6. Outros Setores:

 * Indústria de alumínio e aço: Fornece materiais para a fabricação dos trens e da infraestrutura.

 * Indústria de vidro e plásticos: Produz componentes para os trens.

 * Setor imobiliário: Pode ser impactado pela construção de novas estações e pelo desenvolvimento urbano ao longo da ferrovia.

 * Setor de turismo: A ferrovia de alta velocidade pode impulsionar o turismo nas regiões conectadas.

LUIS NASSIF ” JORNAL GGN” ( BRASIL)

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