A ESPECIALISTA EM VATICANO QUE MELHOR CONHECE LEÃO XIV EXPLICA POR QUE ELE É UMA CONTINUAÇÃO DE FRANCISCO

CHARDE DE BENETT

A teóloga peruana Véronique Lecaros enfatizou que a eleição de um segundo papa de uma ordem religiosa envia uma mensagem de “estabilidade” da Igreja Católica contra “os novos movimentos que foram cercados por casos de abuso”.

A especialista peruana em Vaticano, Véronique Lecaros, observou que a eleição do novo pontífice representa uma continuação da mensagem de Francisco, já que as mensagens centrais de Leão XIV incluem a sinodalidade e a defesa dos excluídos. Ele também enfatizou que ambos pertencem a uma ordem religiosa. “Ao contrário dos novos movimentos, os agostinianos e os jesuítas têm uma tradição espiritual muito longa ”, indicou no Modo Fontevecchia , na Net TV , Rádio Perfil (AM 1190) e Rádio JAI (FM 96.3).

Véronique Lecaros é Diretora do Departamento de Teologia da Universidade Católica de Lima, Peru. Ele possui mestrado em Filosofia pela Universidade Sorbonne, na França, e mestrado pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Ela também é doutora em História da Arte pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e doutora em Teologia pela Universidade de Estrasburgo, também na França. Atualmente desenvolve programas de pesquisa na Pontifícia Universidade Católica do Peru e na Universidade Antonio Ruiz de Montoya. Ela é autora de vários artigos e livros sobre a América Latina, e especialmente sobre seu país. Ele conheceu o novo Papa quando este era bispo de Chiclayo.

O relato mordaz do novo Papa sobre X: de mensagens da Igreja a tuítes contra Trump e BukeleAutoritários não gostam disso.A prática do jornalismo profissional e crítico é um pilar fundamental da democracia. É por isso que incomoda aqueles que se acham donos da verdade.Hoje mais do que nunca

Inscrever-se

Nós, na Argentina, estamos animados porque Leão XIV é uma metonímia para Francisco, da perspectiva do que ele representa ideológica e teologicamente para a Igreja: uma continuação das reformas iniciadas pelo Papa Francisco. Com base em todo o seu conhecimento, você acha que isso é apenas uma hipótese patriótica argentina ou tem alguma base científica?

Gosto da maneira como você apresenta isso. Sim, tenho certeza que é isso que vai acontecer. A maneira como ele agiu na diocese de Chiclayo foi nesse sentido, dando espaço aos leigos. Essa era uma de suas características, como exigir que fossem instituídos conselhos paroquiais nas paróquias, o que é um dos princípios da sinodalidade. Ele também demonstrou interesse pelo meio ambiente quando criou uma comissão de ecologia, chefiada por uma mulher, na diocese de Chiclayo. Este foi um dos temas centrais do papado de Francisco, assim como sua preocupação com os migrantes, não apenas aqueles que se mudam para outro país, mas também os migrantes dentro do mesmo país. Há muitas pessoas no Peru que, devido ao êxodo rural, vivem em condições muito, muito difíceis. Ontem, em seu discurso, ele se referiu ao Papa Francisco diversas vezes. Ele se apresentou como alguém que continuaria seu caminho mencionando a sinodalidade e se dirigindo a todos. “Todos” foi uma das palavras preferidas do Papa Francisco. Ele disse: “Todos, todos, todos”, e repetiu isso três vezes.

O que aconteceu com as ideias anteriores de que o conclave seria altamente controverso entre conservadores e seguidores das ideias do Papa Francisco? Por fim, a eleição de um Papa que daria continuidade à linhagem de Francisco foi rapidamente resolvida. O que você acha que aconteceu lá com os conservadores?

Acredito que o Papa Francisco nomeou três quartos dos cardeais, o que significa que uma grande maioria era do seu partido, e isso ajudou porque era necessária a aprovação de dois terços. No caso de Leão XIV, o que entrou em jogo foi que ele era superior geral dos agostinianos , e por isso eles o conheciam e sabiam que ele conhecia diferentes realidades do mundo. Então acho que isso contribuiu para ter confiança nele. Depois, na hora de se vestir, ele manteve elementos tradicionais. Ele também possui doutorado em direito canônico, o que também pode inspirar confiança entre os conservadores. Existe uma linguagem comum lá.

Por outro lado, Chiclayo foi administrada pelo Opus Dei por 50 anos. Depois chegou Dom Prevost, que sabia como se dirigir a um clero que havia sido amplamente formado pela Universidade de Navarra, no estilo do Opus Dei. Então eu acho que isso também era conhecido e todas essas características influenciaram na escolha.

Leão XIV e Francisco
Leão XIV e Francisco

Quais são as diferenças e semelhanças entre os jesuítas e os agostinianos?

É surpreendente que tenhamos um Papa que vem de uma ordem religiosa duas vezes seguidas. Agora, falando em semelhanças, são ordens, mas de longa duração. Vocês sabem de todos os problemas que os novos movimentos enfrentaram e que foram cercados por casos de abuso. Então, há uma mensagem ou uma imagem de estabilidade, de uma espiritualidade que vem de séculos e está profundamente enraizada, diferente de tudo o que vimos nos novos movimentos.

Para aqueles que não estão tão familiarizados com isso, quando você diz “novos movimentos”, poderia citar alguns para ficar claro? Quais seriam os novos movimentos? Por exemplo, o Opus Dei seria um novo movimento?

O Opus Dei existe há décadas, mas um exemplo é o Sodalício do Peru, que nasceu em reação à teologia da libertação no final da década de 1970. O Papa Francisco havia acabado de dissolvê-la dias antes de sua morte. Outros exemplos incluem L’ Arche , fundada por Jean Vernier, o movimento francês das Bem-Aventuranças, ou os Legionários de Cristo , que tiveram muitos problemas. Muitos dos movimentos carismáticos estão lá. Vários desses grupos, que pareciam ser a primavera da Igreja, que tinham muitas vocações, agora estão vendo declínio de vocações e problemas de abuso. Era um entusiasmo sem raízes e tradição. Ao contrário dos novos movimentos, os agostinianos e os jesuítas têm uma tradição espiritual muito longa.

E uma certa vocação para a pobreza em ambos os casos, certo?

Sim. Isto também é cristianismo. Não pode haver um cristão que não preste atenção à pobreza. Todo mundo faz isso, inclusive grupos conservadores. A maneira como a diferença é feita.

Claudio Mardones: A Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM) teve Jorge Mario Bergoglio como uma figura muito importante nos encontros de Aparecida no Brasil. Foi uma das decisões políticas mais importantes do papado de Francisco e teve um impacto particular em todos os bispos latino-americanos. Como as definições dos bispos latino-americanos sobre o Documento de Aparecida impactaram o novo Papa?

O Papa Leão XIV era muito próximo do Papa Francisco. Conheceu-o quando era superior dos agostinianos e foi para Buenos Aires. O que o Papa Francisco gostou muito foi que Leão XIV é um missionário, e ele surpreendeu a todos quando o nomeou chefe do Dicastério dos Bispos , justamente porque queria alguém de fora do grupo da Cúria, e que tivesse sido missionário. Em Aparecida estão presentes todos esses elementos de uma missão, mas uma missão que não se impõe, que sabe ouvir e está atenta às necessidades. O Documento de Aparecida estabelece como método central “ver, julgar, agir” e está atento à questão.

Elizabeth Peger: Podemos interpretar a nomeação de Leão XIV como uma mensagem política da Igreja em relação ao debate político internacional, à ascensão da nova direita ou à chegada aos Estados Unidos de figuras como Donald Trump? Entendemos que Leão XIV era bastante crítico dessas posições. Existe uma posição ou decisão por trás da nomeação de continuar apresentando a liderança da Igreja Católica como um contrapeso a esses movimentos políticos?

Não sei se podemos falar de um contrapeso, mas sim de uma figura profética, no sentido de que o profeta é aquele que chama a população a reagir e expõe situações desumanas e inaceitáveis. Então, eu acho que é assim. O cristianismo é caracterizado por ter dois poderes: poder espiritual e poder político. O poder espiritual deve dar orientação e atrair atenção. Leão XIV aborda essas questões que representam um desafio para a humanidade, mas também um debate. O tema da nossa casa comum, o meio ambiente, é central. Vocês viram quantas políticas de assistência foram revertidas, assim como a atenção aos mais desfavorecidos, aqueles que são excluídos. Parece que estamos nos acostumando a ver tanta crueldade, e isso não nos choca. Isso me parece terrível. Talvez seja algo muito pessoal, mas olhamos para imagens de crueldade que deixamos passar.

O salário do novo Papa: Quanto ganhava o Cardeal Leão XIV?

Com base na sua capacidade de ver não apenas a América Latina, mas todo o Hemisfério Norte, essa crueldade é evidente na ascensão de tendências políticas de direita mais radicais, como no caso de Trump nos Estados Unidos, ou em tantos outros casos na Europa?

Na Europa também, como a primeira-ministra da Itália, Sra. Meloni. Na Romênia, uma pessoa que está caminhando nessa direção também venceu. Há um movimento forte, mas também vi que isso provocou uma reação na eleição do Primeiro Ministro do Canadá e também do Primeiro Ministro da Austrália.

E poderíamos dizer que o presidente Sheinbaum do México desfruta de uma popularidade nunca alcançada por nenhum outro presidente no passado devido ao fato de que reações contra Trump estão aparecendo, tanto no Canadá quanto no México.

É assim que é.

JORGE FONTEVECCHIA ” JORNAL PERFIL” ( ARGENTINA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *