DESORDEM MUNDIAL

Tarifaço de Trump derrete economia global

Dois dias depois de abalar a economia ao anunciar tarifas generalizadas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi jogar golfe no Mar-a-Lago, seu clube privado em Palm Beach, Flórida, mesmo com a liquidação dos mercados financeiros em todo o mundo atingindo um ritmo mais alto e assustador.

Antes de ir para seu campo de golfe particular, Trump escreveu nas redes sociais: “Este é um ótimo momento para ficar rico”.

Os investidores não estão acreditando nessa mensagem.

O S&P 500 caiu 5,7% enquanto a pior crise de Wall Street desde o crash da pandemia da COVID se aprofundou depois que a China igualou o grande aumento de tarifas de Trump anunciado no início desta semana. O movimento aumenta as apostas em uma guerra comercial que pode terminar com uma recessão que prejudica a todos. Nem mesmo um relatório melhor do que o esperado sobre o mercado de trabalho dos EUA, que geralmente é o destaque econômico de cada mês, foi suficiente para impedir a queda.

O índice Dow Jones Industrial Average caiu 2.034 pontos, ou 5%, e o índice Nasdaq Composite caiu 5,6%, faltando uma hora para o fim da negociação.

Até agora, houve poucos, se houver, vencedores nos mercados financeiros da guerra comercial. As ações europeias caíram cerca de 5%. O preço do petróleo bruto caiu para seu nível mais baixo desde 2021. Outros blocos de construção básicos para o crescimento econômico, como o cobre, também viram os preços caírem devido às preocupações de que a guerra comercial enfraquecerá a economia global.

A questão central olhando para o futuro é: A guerra comercial causará uma recessão global? Se isso acontecer, os preços das ações provavelmente precisarão cair ainda mais do que já caíram. O S&P 500 caiu cerca de 17 por cento em relação ao seu recorde estabelecido em fevereiro.

Os investidores não esperam que a volatilidade diminua rapidamente.

“Até que haja uma mudança real na política ou evidências de negociações reais em andamento, o mercado estará sob pressão”, disse Kathy Jones, estrategista-chefe de renda fixa do Schwab Center for Financial Research, em Nova York.

Somando-se aos temores do mercado na sexta-feira, houve comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que disse que as tarifas eram “significativamente maiores do que o esperado” e são “altamente propensas” a causar mais inflação – pelo menos no curto prazo, mas possivelmente também no longo prazo.

No entanto, Trump descreveu suas políticas como um passo doloroso, mas necessário, para encorajar as empresas a realocar suas operações para os Estados Unidos. O secretário do Tesouro Scott Bessent disse ao comentarista conservador Tucker Carlson em uma entrevista divulgada na sexta-feira que “acho que temos que tentar isso, e tenho uma alta taxa de confiança de que vai funcionar”.

O presidente passou a manhã de sexta-feira se defendendo no Truth Social, sua plataforma de mídia social, e prometendo manter o rumo.

“Para os muitos investidores que estão chegando aos Estados Unidos e investindo grandes quantidades de dinheiro, minhas políticas nunca mudaram”, escreveu ele.

Embora especialistas tenham criticado duramente as tarifas, Trump encontrou algum apoio no TikTok. O presidente compartilhou um vídeo que afirmava que “Trump está quebrando o mercado de ações” e “ele está fazendo isso de propósito” como parte de um “jogo secreto que ele está jogando, e isso pode te deixar rico”.

O vídeo apresentou uma suposta citação do lendário investidor Warren Buffett elogiando Trump, mas a empresa de Buffett emitiu uma declaração dizendo que foi fabricada. O vídeo também disse que o objetivo de Trump é pressionar o Federal Reserve a reduzir as taxas de juros, algo que o presidente pediu explicitamente mais tarde naquela manhã.

“Este seria um momento PERFEITO” para Powell cortar as taxas de juros, ele escreveu. “Corte as taxas de juros, Jerome, e para de jogar política!”

Objetivo de fechar negócios

Com os líderes estrangeiros se esforçando para responder ao anúncio de Trump nesta semana, o presidente reagiu e tentou fechar acordos.

Ele disse que falou com o líder vietnamita To Lam e afirmou que o Vietnã quer eliminar suas tarifas sobre produtos dos EUA se puder fazer um acordo com os EUA.

Ele também criticou a China no Truth Social por anunciar suas próprias tarifas sobre importações dos EUA.

“A China jogou errado, eles entraram em pânico — a única coisa que eles não poderiam fazer”, escreveu ele.

Os republicanos sugeriram que as políticas de Trump seriam o início de uma negociação com países estrangeiros.

“O presidente é um negociador, se nada mais, e ele vai continuar a negociar país por país com cada um deles”, disse o senador John Barrasso, de Wyoming. Ele acrescentou que o secretário do Tesouro Bessent havia dito aos republicanos do Senado esta semana que as tarifas seriam uma “marca de alto nível com o objetivo final de reduzi-las”, a menos que outros países retaliem.

Enquanto isso, Trump também comemorou um novo relatório mostrando que os EUA adicionaram 228.000 empregos em março, superando as expectativas. Embora os números fossem um instantâneo da economia antes do anúncio da tarifa, Trump reivindicou a vindicação, dizendo que eles já mostram que seus movimentos estão funcionando.

“Aguarde resistente”, ele escreveu. “Não podemos perder!!”

EDUARDO MOREIRA ” BLOG ICL NOTÍCIAS” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *