AS MANCHETES DOS JORNAIS DO MUNDO APÓS AS NOVAS TARIFAS DE TRUMP

CHARGE DE AROEIRA ” BLOG BRASIL 247″

Os anúncios do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , sobre o aumento das tarifas de exportação para seu país , com piso global de 10% , foram noprimeiras páginas dos jornais mais importantesdo mundo. Enquanto os produtos argentinos terão que pagar a taxa básica, o líder republicano definiu que 34% serão aplicados aos produtos chineses e 20% aos produtos europeus , entre a lista de 185 nações afetadas.

EUA

Nos Estados Unidos, o The New York Times abriu sua edição impressa com uma foto de Trump de costas enquanto ele dava sua entrevista coletiva na tarde de quarta-feira, quando fez o anúncio na Casa Branca. “Trump lança vasto novo arsenal de tarifas globais ”, titulou o veículo, acrescentando: “Ele diz que restaurará a justiça enquanto ataca adversários e aliados”.

A capa do The New York Times
A capa do The New York Times

Também no seu país, o The Washington Post indicou na sua manchete principal: “Trump ordena tarifa de 10% sobre todas as importações”. Ele acrescentou uma imagem do presidente com a pasta na qual ele mostrou gráficos durante seu discurso.

A capa do The Washington Post
A capa do The Washington Post

Enquanto isso, o The Wall Street Journal , que se concentra em economia e negócios, destacou a notícia com uma foto de destaque de Trump segurando uma lista de cada país e as taxas correspondentes. “Trump impõe tarifas abrangentes sobre importações “, escreveu o veículo como manchete principal, acrescentando outro artigo crítico à decisão oficial:“Com o novo regime comercial, os Estados Unidos pretendem acabar com a era da globalização.”

A capa do The Wall Street Journal
A capa do The Wall Street Journal

Inglaterra

Uma das capas mais marcantes do dia foi a da The Economist , revista sediada em Londres e responsável por analisar a economia, principalmente em nível global. Da publicação eles escolheram uma cor amarela brilhante como fundo e apresentaram a capa assim, em letras pretas: “Dia da Ruína”. Foi uma ironia e um paralelo com o “Dia da Libertação” promovido por Trump. “Como limitar os danos globais” foi adicionado como um menu suspenso, e eles também ofereceram um artigo sobre como o slogan MAGA [ Make America Great Again ] de Trump pode “ajudar” a China.

Eles também incluíram uma caricatura do republicano em seu tradicional terno azul e gravata vermelha, serrando as fronteiras , em cima de um desenho de seu país. E acrescentaram no texto: “ Donald Trump cometeu o erro econômico mais profundo, prejudicial e desnecessário da era moderna ”.

A capa do The Economist
A capa do The Economist

O Times escreveu , “Trump Raises Tariffs”, acrescentando: “As importações britânicas foram atingidas com a tarifa básica de 10%. A União Europeia enfrenta 20%. As novas taxas entrarão em vigor no sábado.”

A capa do The Times
A capa do The Times

Por sua vez, o The Guardian dedicou um lugar de destaque à morte do renomado ator Val Kilmer , mas em sua manchete principal também se referiu às medidas do presidente americano.“Trump atinge o Reino Unido com tarifas de 10% enquanto os EUA desencadeiam uma guerra comercial global”, eles destacaram e notaram: “O presidente promete uma ‘nova era de ouro para os Estados Unidos’ em um discurso combativo.” Eles também incorporaram a imagem de Trump na tabela de países.

A capa do The Guardian
A capa do The Guardian

Espanha

Em Espanha, o jornal El Mundo noticiou: “Trump desencadeia um turbilhão de tarifas contra a ordem global ”. Além disso, afirmou que desta forma “liquida o sistema global de colaboração dos últimos 80 anos.”

Enquanto isso, o El País apresentou a notícia da seguinte forma: “Trump desencadeia guerra comercial”. Da mesma forma, este último meio de comunicação destacou “O presidente dos Estados Unidos apresenta seumuro de proteção e disse que o republicano havia feito “mentiras sobre os obstáculos que outros países colocaram em seu caminho” durante seu discurso.

A capa do El Mundo
A capa do El Mundo
A capa do El País
A capa do El País

França

Na França, o Le Monde não incluiu o assunto na capa de seu jornal impresso, enquanto o Le Figaro , o jornal nacional mais antigo, deu a ele o lugar de maior destaque.“Guerra comercial: o mundo em choque”destacou-se como manchete principal.

A capa do Le Figaro
A capa do Le Figaro

Itália

Il Messaggero e La Repubblica , ambos da Itália, também abriram com este tópico. O primeiro tinha um título informativo: “Trump, tarifas de 20% sobre a União Europeia ”. Enquanto o segundo deu outra leitura:“Tarifas, o golpe de Trump.” Além disso, La Repubblica incluiu uma análise das tarifas em sua primeira página: Declaração de guerra .

A capa de Il Messaggero
A capa de Il Messaggero
A capa de La Repubblica
A capa de La Repubblica

Brasil

No Brasil , O Globo disse que Trump “redesenhou a ordem comercial global” e implementou uma tarifa de 10% sobre o Brasil. Assim como a Argentina, o país governado por Luis Inácio Lula da Silva terá que pagar a tarifa básica para a entrada de seus produtos.

“O pacote de medidas contra a China força uma reorganização econômica global e introduz riscos aos países da União Europeia”, acrescentou o veículo.

A capa de O Globo
A capa de O Globo

Na Folha de S.Paulo, a manchete foi: “Trump corta Brasil em 10% e intensifica guerra comercial com China e Europa”.

A capa da Folha de S.Paulo
A capa da Folha de S.Paulo

Ásia

Na Ásia, o The Times of India chegou a escrever uma caixa sobre o assunto no topo de sua edição web, enquanto o The Japan Times , que faz parte do The New York Times , abriu com uma nota assinada e intitulada assim:“O Japão tem algumas cartas para jogar na guerra comercial.”

A capa do The Times of India
A capa do The Times of India
A capa do The Japan Times
A capa do The Japan Times

REPORTAGEM DO ” LA NACION” ( ARGENTINA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *