
CHARGE DE MIGUEL PAIVA ” BLOF BRASIL 247″
Ex-presidente voltou a admitir discussões sobre medidas extremas, mas negou intenção golpista
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a possibilidade de ser preso, após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado em 2022.
A PGR acusa Bolsonaro de liderar uma organização criminosa que buscava impedir a posse do presidente Lula (PT). O STF instaurou ação penal contra o ex-presidente e sete aliados, que respondem por cinco crimes, cujas penas somadas ultrapassam 40 anos.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Bolsonaro falou sobre a possível prisão: “É o fim da minha vida. Eu já estou com 70 anos“.
O político inelegível admitiu que conversou com auxiliares sobre estado de sítio, estado de defesa e intervenção federal em 2022. Ele também citou o artigo 142 da Constituição, que trata do papel das Forças Armadas. Vale lembrar que o STF já rejeitou a interpretação de que o dispositivo permitiria uma intervenção militar.
Tudo que você precisa saber. Todos os dias, no seu e-mail.
Assine nossa newsletter para não perder os principais fatos e análises do dia.
Durante a entrevista, Bolsonaro insistiu que as conversas ocorreram “dentro das quatro linhas” da Constituição e não configuram tentativa de golpe. Ele argumenta que um golpe de Estado exigiria planejamento extenso e apoio de diversos setores, o que não ocorreu.
“Golpe não tem Constituição. Um golpe, a história que nos mostra, você não resolve em meses. Anos. E, para você dar um golpe, ao arrepio das leis, você tem que buscar como é que está na imprensa, quem vai ser nosso porta-voz, empresarial, núcleos religiosos, Parlamento, fora do Brasil. O ‘after day’, como é que fica? Então foi descartado logo de cara“, afirmou Bolsonaro.
O ex-presidente acrescentou: “Se você quiser dar um golpe, troque o ministro da Defesa, troque o comandante da Força, bota um pessoal disposto a sair fora das quatro linhas. Mas isso não passou pela cabeça. Você não dá golpe à luz do dia. Você vai criar um fato, uma oportunidade“.
ANA GABRIELA SALES ” JORNAL GGN” ( BRASIL)