O SALÃO MARABÚ, ANTIGO CABARÉ, ÍCONE DA VIDA NOTURNA PORTENHA, ONDE NASCEU O TANGO ” COMO DOS EXTRAÑOS”

Troilo, Manzi, Mores e Contursi se apresentaram no palco histórico da Rua Maipú. Seu apogeu foi na década de 1940, quando se estabeleceu como um templo do tango.

EL Marabú nasceu no porão de um bom cabaré portenho em 1935, mesmo ano em que foi inaugurado um dos símbolos da cidade: o Obelisco , e em que morreu outro: Carlos Gardel. Sob um edifício de estilo palaciano italiano localizado na Maipú 359, a poucos metros da Avenida Corrientes, foi criado um templo do tango, que foi visitado por Aníbal Troilo, Mariano Mores e grandes nomes do tango da década de 1940 . Esse salão ainda está de pé e comemora seu nonagésimo aniversário.

Marabú 20250318

O local foi uma iniciativa de Juan Leslie Sala, filho de mãe solteira imigrante italiana que teve a experiência de trabalhar no Chantecler. Desde então, nem tudo foram flores ou tango, mas quando o local estava à beira da falência, a Fundação Sociedade Argentina de Tango, liderada pelo filantropo Joe Fish, o salvou, e o local reabriu como uma milonga em 2017, remodelado e com novos equipamentos de som.
Os autoritários não gostam disso.A prática do jornalismo profissional e crítico é um pilar fundamental da democracia. É por isso que incomoda aqueles que se acreditam donos da verdade.Hoje mais do que nunca

Inscrever-se

Marabú 20250318


O cabaré Marabú é um ícone da vida noturna de Buenos Aires e um símbolo da era de ouro do tango na cidade. Seu nome, que evocava as penas de um pássaro africano usadas na lingerie das dançarinas , refletia o glamour e a travessura da época.

A revista New Yorker comemora seu 100º aniversário com sete exposições e um documentário.

Marabú 20250318

Com seus 1.000 m², design art déco e piso xadrez preto e branco, o Marabú era um ponto de encontro de homens e mulheres solteiros, com grandes pistas de dança e palcos para bandas tradicionais e de jazz. Seu apogeu ocorreu na década de 1940, quando se consolidou como um templo do tango, comparável, depois do poeta Cátulo Castillo, ao Moulin Rouge, em Paris.

Marabú 20250318
O Marabu não está presente
Marabú 20250318
O Marabu não está presente
Marabú 20250318
O Marabu não está presente

O Marabú foi palco de importantes figuras do tango e da cultura portenha.

  • Aníbal Troilo : Estreou-se com sua orquestra em 1º de julho de 1937, ao lado do cantor Francisco Fiorentino, marcando um marco em sua carreira.
  • Carlos Di Sarli: sua orquestra era uma das presenças regulares, iluminando a pista de dança com seu estilo elegante e dançante.
  • José María Contursi: Inspirado por um trágico romance entre uma cantora de Córdoba e um garoto local, ele escreveu o tango “Like Two Strangers”. A história conta que a mulher foi violentamente reclamada pelo marido, o criado, quando anos depois a procuraram em Córdoba e a encontraram irreconhecível.
  • Enrique Santos Discépolo : Frequentei o local e conheci Mariano Mores, com quem criei clássicos como Uno e Cafetín de Buenos Aires.
  • Osvaldo Pugliese: ele apareceu na reabertura em 1984, antes de finalmente retornar na década de 1980.

A caminhada do bandoneon

Com noventa anos de existência, o Salão Marabú conta com seu Paseo del Bandoneón, uma exposição permanente que exibe uma coleção de bandoneons da marca Doble A , doados pela Fundação liderada por Fish. Esta exposição inclui peças históricas como o bandoneon que pertenceu ao maestro Julio Pane.

Marabú 20250318

Os instrumentos, além de expostos, serão utilizados pelos alunos da orquestra da escola, reforçando o objetivo de formar novas gerações na arte do tango.Aproveite nossa newsletterReceba todas as últimas notícias, coberturas, histórias e análises de nossos jornalistas e editores especialistas em seu e-mail.

REPORTAGEM DO JORNAL ” PERFIL” ( ARGENTINA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *