A HOLLYWOOD ARGENTINA FOI CRIADA POR 4 MÉDICOS E EM SEUS ESTÚDIOS FORAM PRODUZIDOS MAIS DE 100 FILMES, NASCEU MIRTHA LEGRAND

Grandes sucessos foram produzidos nos estúdios Lumiton na época de ouro do cinema nacional; na Casa das Estrelas, aberta ao público, são realizados eventos e exibições

Estamos em 1930 e o silêncio predomina em Munro . Um bairro da província de Buenos Aires onde abundam plantas, vegetação e espaço. Metros e metros de ruas de terra tomadas por casas de campo. Nesse cenário, quatro amigos chegam em carros caríssimos, com ternos e aparência imaculada, a uma área semi-vazia que naquela época exigia uma viagem de trem de duas horas e meia da capital para chegar lá. Os vizinhos não sabem que esses quatro amigos que chegam ao bairro Munro todos vestidos são Enrique Telémaco Susini, César Guerrico, Miguel Mugica e Luis Romero Carranza , mais conhecidos como Los Locos de la Azotea .

Estes colegas da Faculdade de Medicina , amantes da palavra e da comunicação, foram visionários para a sua tenra idade e até para a época. Com base nesses interesses comuns, decidiram formar a empresa chamada Rádio Argentina . No dia 27 de agosto de 1920 , às 21h e da esplanada do Teatro Coliseo , aqueles quatro amigos malucos fizeram o que seria a primeira transmissão de rádio argentina . Esse seria o seu primeiro passo para o sucesso.E

A empresa se tornou a primeira emissora de rádio do mundo, que logo após alcançar o sucesso, os sócios decidiram vender. Com o capital obtido, embarcaram em um novo desafio: criar uma indústria cinematográfica de som direto, ou melhor, criar uma espécie de Hollywood argentina . E esse sonho seria conhecido como Lumiton .

Vista externa da propriedade original do Lumiton Studios
Vista externa da propriedade original do Lumiton StudiosArquivo Lumiton

A CRIAÇÃO DO HOLLYWOOD CRIOOLO

Enrique Telémaco Susini explica nas suas palavras a ideia fundadora do projeto: “Estamos empenhados em desenvolver uma fonte de cultura, um meio de promoção da nacionalidade e queremos que cresça a cordialidade entre as pessoas e que a paz nos conduza por melhores caminhos”

Enrique Telémaco Susini, um dos Rooftop Locos e sócio fundador da Lumiton
Enrique Telémaco Susini, um dos Rooftop Locos e sócio fundador da LumitonArquivo Lumiton

A Lumiton surgiu com a ideia inicial de se aventurar além do cinema mudo, indo em direção a um cinema que expressasse tanto os diálogos quanto os sentimentos dos personagens através do som. Com o objetivo de “ser um estudo e exploração da cinematografia e, subsidiariamente, de propagação radiofónica ”, os filmes seriam rodados em estúdios que “serão o documento de uma realidade, criarão histórias que alimentarão a vida e a imaginação dos seus espectadores”. , e poderá dar uma olhada na Argentina de sua época”, conforme explica o livro “Lumiton, o selo que marcou os rumos do cinema nacional” .

Antes da idade de ouro (1931-1950) , o cinema argentino não era apenas mudo, mas suas histórias eram completamente influenciadas pelas correntes europeias e norte-americanas. Foi a partir de 1931 que o cinema nacional começou a construir uma identidade própria, baseada em histórias que representavam a essência da região, através de personagens historicamente reconhecidos.

Nesse mesmo ano, os sócios viajaram aos Estados Unidos para estudar o modelo de negócios da grande referência do cinema mundial: Hollywood. Lá visitaram os estúdios Metro Goldwyn Mayer , de onde se inspiraram para replicar no país.

Assim que retornaram à Argentina, iniciaram a busca por um terreno grande o suficiente para abrigar seu sonho. O local escolhido foi a villa La Algovia da família Zeller , localizada na Avenida Mitre 2351 , em Munro.

“Os malucos do Rooftop viajam para Hollywood para estudar o modelo de produção e seu sistema estelar . Eles trouxeram planos de como os estúdios foram feitos e convenceram dois líderes de equipe fundamentais que trabalhavam no Metro a virem ajudar na construção dos estúdios”, afirma Adriano Bruzzese, diretor do projeto LUMITON-VICENTE LÓPEZ UNESCO FILM CITY . Esses “chefes de equipe” eram John Alton e Lazlo Kish , editores e editores de Hollywood.

Bruzzese acrescenta: “O Alton foi um grande apoio na hora de montar os estúdios porque era um cara com muita experiência e carreira no mundo do cinema. Isso os ajuda a pensar nos estúdios do zero, como eles deveriam ser para poder começar a filmar filmes com som direto .”

Em entrevista, Alton relembra: “Conheci alguns milionários argentinos que planejavam construir um estúdio cinematográfico. Eles me perguntaram se eu poderia projetá-lo e pareceu uma grande aventura. Pedi licença de um ano e fui para a Argentina. Montei o estúdio, fiz um filme… e até me casei!”

COMO OS ESTUDOS FORAM CONFORMADOS

Os estúdios originais ocupavam dois blocos completos e incluíam 5 estúdios, os espaços onde eram feitos os cenários, um laboratório de revelação e edição, um microcinema, os camarins e as diversas oficinas onde eram fabricados os adereços. A empresa tinha no máximo 400 funcionários .

Técnicos da Lumiton durante uma filmagem
Técnicos da Lumiton durante uma filmagemLumitão

Também construíram um chalé que mais tarde levaria o nome de “ Casa das Estrelas” . Atores e atrizes dormiram lá durante as filmagens, que duraram semanas. Comeram no La Cuchara de Palo , o restaurante da esquina, ponto de encontro da grande família que compunha os estúdios.

Bruzzese lembra uma anedota que o grande José Martínez Suárez, roteirista e diretor de cinema , contava sobre as noites que passavam nos estúdios após um longo dia: “José disse que depois do jantar em La Cuchara de Palo, o grupo que se conheceu ficou noite e foram direto para o estúdio e antes de dormir fizeram apostas entre si para ver onde achavam que o diretor iria colocar a câmera na primeira produção do dia seguinte. Eram pessoas que viviam do cinema .”

O CHUTE

Foi em 1933 , quando a Lumiton , junto com sua concorrente argentina Sono Film , fez história no mundo do cinema. Ambos os estúdios apresentaram os primeiros filmes falados e sonoros da história do cinema nacional. A Lumiton apresentou o filme Los tres berretines e a Argentina Sono Film apresentou ¡Tango! . Eles foram os primeiros do país a atender às demandas dos telespectadores.

O filme Los tres berretines foi baseado num texto de Arnaldo Malfatti e Nicolás de Las Llanderas . Nos créditos finais um pequeno detalhe nos chamou a atenção: ninguém levou os créditos pela produção ou direção do filme. Foi simplesmente uma produção do selo Lumiton , uma filosofia comunitária que caracterizou a produtora desde o seu início.

A gravadora contratou Luis Sandrini para estrelar o filme, e com um faturamento que ultrapassou um milhão , o filme – que remete ao tango, ao futebol e à paixão feminina pelo cinema – tornou-se um grande sucesso de bilheteria .

Porém, os dois filmes seguintes não tiveram o resultado desejado. Foi nesse momento que os sócios fundadores acreditaram que era hora de apresentar um novo visual que também tivesse um estilo próprio: contrataram o diretor Manuel Romero , que teve uma carreira de sucesso no teatro e teria muito a contribuir para o grande ecrã. .

Romero caracterizava-se por um estilo de trabalho particular: os seus dias eram longos, tinha uma forma nervosa de tratar os técnicos e uma contenção e acessos de raiva difíceis de conciliar com o ambiente de comunidade e serenidade que reinava nos estúdios.

Seu primeiro filme, Noches de Buenos Aires , estrelado por Tita Merello , Fernando Ochoa, Severo Fernández, Enrique Serrano e Irma Córdoba , estreou em 27 de março de 1935 . O filme retrata o mundo do teatro com Tita Merello no papel de detetive.

A partir deste primeiro filme de Romero foi estabelecido o logotipo que caracterizaria os estúdios: o gongo tocado por Michel Borowsky , o primeiro bailarino do Teatro Colón da época.

“ Para os vizinhos, os estúdios eram como a sua segunda casa . Entrevistei moradores da época, que hoje terão cerca de noventa anos e ainda se lembram da emoção quando viram as estrelas descerem do trem, todos vestidos com suas penas e saltos altos, e todos vieram para Lumiton. Não há um morador da região que não tenha uma história para contar relacionada aos estudos, alguns até atuaram como figurantes ”, explica Bruzzese.

A década de 40 foi uma época complicada para o cinema nacional. A cota de exportação de filme virgem necessária para a produção dos filmes, que os Estados Unidos impuseram como “castigo” pela neutralidade da Argentina na Segunda Guerra Mundial , prejudicou os estúdios, não só no seu financiamento, mas na possibilidade de importação de novos equipamentos e equipamentos. continue produzindo tão rapidamente quanto antes.

A partir desta década, os filmes de Manuel Romero na Lumiton passaram a conviver com os novos diretores da gravadora: Francisco Mugica e Carlos Hugo Christensen , que trouxeram um twist à produção dos estúdios.

“Romero, Mugica e Christensen são como os três grandes diretores em três etapas diferentes dos estudos. Cada um até desenvolveu um gênero. As pessoas diziam: vamos ver um de terror, vamos ver um de Romero, um de Christensen. E isso permaneceu instalado até hoje, certo? As pessoas ainda dizem: vamos ver um do Darín”, diz Bruzzese.

Christensen relembra no livro Beyond Oblivion : “Lumiton foi um estudo muito curioso. Parece-me que não existia nada no mundo com estas características. A Lumiton era uma sociedade formada por médicos (…) e aconteciam coisas muito engraçadas porque era uma família grande. Cresci nos estudos, num ambiente um tanto rígido, havia uma disciplina bastante ampla, um tanto militar. (…) Hoje eu não começo um minuto depois por causa do Lumiton. “Foi tremendamente rígido.”

Em 1940 havia cerca de duzentas salas de cinema na cidade. Os ingressos eram relativamente baratos para que as famílias de classe média pudessem pagar uma ou mais idas ao cinema como atividade semanal. Para as mulheres da época, o cinema representava uma porta para realidades e mundos diversos, novas modas e muito mais. Não foi apenas uma forma de escapar, mas uma forma de expandir seu mundo.

Zully Moreno, Mirtha Legrand, Nury Montsé e Silvana Roth nas terças, orquídeas.
Zully Moreno, Mirtha Legrand, Nury Montsé e Silvana Roth nas terças, orquídeas.Arquivo Lumiton

Foi nesta década que Miss Mirtha Legrand estreou na gravadora . Ela interpreta Elena no novo sucesso de Francisco Mugica, LosTuesdays, Orquídeas , que será como uma lufada de ar fresco para a gravadora, pois representou um derivado da comédia romântica, com um ar mais sofisticado e burguês. Até então, as ficções argentinas tendiam a focar no mundo popular e apresentavam uma visão pessimista dos processos de modernização da sociedade. A partir deste filme, mais produções argentinas passaram a apostar em histórias que representassem os dramas da classe média e alta.

Estúdios Lumiton, em ação
Estúdios Lumiton, em açãoLumitão

A contratação de Mirtha, que naquela época era uma atriz novata e totalmente desconhecida, foi uma grande aposta por parte da Lumiton, que se caracterizava por ter um star system já definido .

Ricardo Concord , que ajudou a construir os estúdios, lembra em entrevista: “Estávamos procurando um tema e ligamos para Pondal Ríos e Olivari e dissemos: ‘Queremos que vocês façam um filme para Delia Garcés .’ Assim eram feitas as terças-feiras as orquídeas . Esse filme foi escrito para Delia Garcés, não para Mirtha Legrand, mas a atriz se casou nessa época e o marido, que queria tudo para si, ficou com a atriz e a mulher. Como não nos intimidamos com nada, dissemos: ‘ Se Delia Garcés não consegue, vamos inventá-la’”.

Nessa época, Mirtha e sua irmã Silvia haviam sido premiadas num concurso carnavalesco na Avenida de Mayo . Ambas as irmãs, que na época tinham 14 anos , fizeram testes para os estúdios, mas foi Mirtha quem acabou conseguindo o papel.

“Escolhemos aquele com o rosto mais brilhante. Eu ia ter que dar aula para uma menina de dezesseis, dezessete anos e, como ela nunca tinha usado salto alto, tínhamos que ensiná-la a andar. Nós a fizemos passear por todos os estúdios. No final ele fez aquele filme, com tanto sucesso que o governo o premiou ”, lembra Concord.

Nas palavras da própria Mirtha Legrand : “Lumiton não era como qualquer outro estúdio cinematográfico! Adorei aqueles estudos de Munro. Pegamos a Av. do trabalho e quando estávamos chegando com a mamãe e meus irmãos, Goldy e José, meu coração batia forte de alegria. Senti amor, felicidade e alegria. ”

Na década de 50, Los Locos de la Azotea já não faziam parte da Lumiton, cada um avançava com projetos diferentes. O último filme que a gravadora tentou realizar, Un guapo del 900 , dirigido por Lucas Demare , teve que interromper as filmagens logo após o início das filmagens, já que a situação financeira dos estúdios não permitia mais. A empresa declarou falência e foi intervencionada judicialmente.

Olga Zubarry em The Naked Angel, filmado nos estúdios Lumiton.
Olga Zubarry em The Naked Angel, filmado nos estúdios Lumiton.Lumitão

O ENCERRAMENTO DE UMA GRANDE HISTÓRIA

Em 1955 , os funcionários do estúdio decidiram formar uma cooperativa para continuar mantendo vivo o projeto, e assim nasceu a Cooperativa Gong . Somente em 1963 foi lançado o último filme realizado pela Lumiton Studios. Trata-se de Lindor Covas, el Cimarrón , dirigido e estrelado por Carlos Cores . Em 1968, o seu estatuto jurídico foi finalmente removido e foi decidida a liquidação definitiva da empresa. Termina assim o ciclo Lumiton, onde foram produzidos 102 filmes.

A casa das estrelas hoje, convertida em Lumiton Usina Audiovisual
A casa das estrelas hoje, convertida em Lumiton Usina AudiovisualArquivo Lumiton

Algum tempo depois o terreno foi adquirido pela Igreja e La Casa de las Estrellas foi convertida em restaurante. Vários moradores do bairro, incluindo José Martínez Suárez , continuaram a abraçar o projeto e pediram a sua recuperação.

Bruzzese foi o responsável por negociar com a produtora que comprou o terreno que pertencia aos estúdios, para recuperar La Casa de las Estrellas e hoje convertê-la em Lumiton Usina Audiovisual . Parte desse projeto incluiu não só a recuperação da memória e arquivo dos estudos, entrevistas com historiadores e moradores da época, mas atualmente são realizadas oficinas, apresentações e diversas séries de filmes na Usina.

Hoje o projeto inclui exibição de diversos filmes, oficinas e treinamentos
Hoje o projeto inclui exibição de diversos filmes, oficinas e treinamentosArquivo Lumiton

“Todo o nosso cinema passou por aqui. É importante valorizarmos esta história, pois ela foi esquecida por muitos. Todos reconhecem e falam do nosso cinema . A história deste lugar é absolutamente fascinante, e isso não é ensinado nas universidades de cinema, quase não se fala desta época de ouro. Este projeto tem 9 anos de história e não seria o que é se não fosse graças a esses vizinhos que abraçaram a história deste lugar, deste monumento”, finaliza Adriano Bruzzese.

A Casa das Estrelas foi tombada Monumento Histórico Nacional e Municipal, e tornou-se museu em 2005. O museu está localizado na Rua Sargento Cabral 2354, no bairro Munro, e podem ser feitas visitas guiadas para pessoas físicas, escolas ou instituições entrando em contato pelo telefone info@lumiton.com.ar . Também realizam eventos diários e exibições cuja agenda pode ser consultada em https://lumiton.ar/agenda-presencial/.

GUADALUPE FERNÁNDEZ VIERO ” LA NACION” ( ARGENTINA)

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