BESTIAL BORGES: A NOITE DE HALLOWEEN EM QUE ELE SE TRANSFORMOU EM LOBO

Uma história incrível sobre o autor de ‘El Aleph’ que entrelaça o cinema de ficção científica, o retorno da democracia na Argentina e uma curiosa ligação com o pintor Alberto Cedrón.

–O que há por trás da máscara de um lobo?

–Um homem chato.

“Mas isso começa pelo fim”, disse o Anfitrião enquanto abria uma garrafa de vinho para nós. O rótulo dizia Lupus in fabula .

É verdade. Esta história começa na noite de 30 de outubro de 1983 em um hotel em Madison, capital de Wisconsin, Estados Unidos. Jorge Luis Borges acaba de subir para seu quarto.

Foi um longo dia até o final da série de palestras sobre literatura argentina. Após as saudações protocolares e um jantar com acadêmicos notáveis, retirou-se para descansar. Depois de um tempo, o telefone do quarto dele tocou. Uma voz lhe disse que, a partir da manhã seguinte, ou seja, dia 31 de outubro, as comemorações do Halloween começariam com uma festa à fantasia que seria realizada no salão do hotel.

“Você não pode perder”, insistiu a voz.

“Embora tenha muito medo de máscara, aceitei, porque senão teria sido um estraga-prazeres. “Então investi dois dólares em uma grande cabeça de lobo.”

Da sala ao salão de eventos, Borges, usando sua máscara de lobo novíssima, foi acompanhado por duas mulheres: uma com máscara de cachorro e outra com máscara de gato. Os três caminharam lentamente pelo longo corredor. Por trás do vidro do hotel o sol quente da tarde brilhava sobre a cidade dos grandes lagos. De repente, alguém os parou.

“Sussurraram em meu ouvido que o Dr. Alfonsín havia vencido. Aí me ocorreu, já que eu estava com a máscara de lobo… Entrei na festa uivando e gritando para os esqueletos, para os fantasmas: Homo homini lupus! Eu estava em um ambiente fantástico; Mas algo muito mais fantástico aconteceu na pátria, um milagre maior.”

Não deveria haver nada menos divertido do que sair por aí dizendo “O homem é um lobo para o homem” em uma festa à fantasia. Mas quem disse isso foi Borges e ele ficou feliz: o milagre não foi peronista. Talvez por causa dessa alegria incomum, ele foi perdoado por fazer uso e abuso da antiga frase latina que Hobbes usou durante horas para suas reflexões sobre nossa maldita natureza. Mas tudo tem um limite. Quando a noite começou, alguma pessoa sensata aproximou-se da mesa e sugeriu que a professora fosse dormir.

Borges voltou a Buenos Aires dias depois. A máscara de lobo chegou ao país no fundo de uma mala velha.

Embora o episódio tenha sido contado diversas vezes como exemplo de pegadinha (a foto tirada de Borges durante a festa em Nova York reaparece de vez em quando), o que realmente importa para nós é a máscara de borracha. E de tanto nos importarmos que chegamos à conclusão, por meio de pesquisas, que é uma das muitas peças criadas na década de 70 pelo famoso Don Post Studios, empresa mais famosa dos Estados Unidos na invenção de máscaras de látex e borracha tanto para Hollywood quanto para o mercado interno na época do Halloween. 

Donald Post, seu fundador, é o criador do negócio e, entre muitas outras raridades, quem popularizou a máscara de cabeça inteira do Popeye e os personagens da Segunda Guerra Mundial: Hitler, Stalin e Mussolini. Muitas de suas máscaras foram usadas em filmes como Frankenstein para a Universal. Além disso, Post criou as cápsulas alienígenas para o filme The Body Snatchers, de 1956, e trabalhou nos efeitos especiais com Ed Wood para o agora lendário Plan 9 From Outer Space . Bom. Por que Borges manteve tal máscara?

Talvez como um troféu da sua ousadia, ou como um testemunho de ter sido durante algumas horas aquele “outro” que tanto desejava. As máscaras têm, entre outras propriedades, o poder de apagar ou resgatar o passado de quem as usa.

Certa vez o pintor Alberto Cedrón publicou o seguinte anúncio nos classificados dos jornais argentinos: “Vendo uma máscara velha sem passado”. E ele esperou ao lado do telefone. De repente, o aparelho começou a tocar mais uma e 20 vezes. Os interessados ​​(muitos deles colecionadores) não se importavam em saber o preço, nem o material do objeto ou o seu estado, queriam saber a quem pertencia. “Como diz o edital, não tem passado”, respondeu Cedrón com calma e os interessados ​​desligaram, irritados. Qual era o jogo?: verificar que o tempo também é um lobo que se alimenta das nossas poucas certezas.

As máscaras têm, entre outras propriedades, o poder de apagar ou resgatar o passado de quem as usa.

Um dia, em novembro daquele ano de 1983, Epifanía Uveda, a citada Fanny, atendeu o telefone. Foi o jovem Claudio Pérez Míguez quem marcou encontro com o maestro, pois ele havia conseguido uma bengala numa exposição de gado que Borges certamente apreciaria. A amizade entre Borges e Míguez começou durante a Guerra das Malvinas, quando o então aluno da Escola Secundária Dom Bosco nº 1 (Quilmes) solicitou entrevistá-lo para um projeto escolar. Míguez, 15 anos, ligou por telefone para a casa de Borges e, para sua surpresa, a voz do escritor respondeu: “Espero você amanhã depois das 10 em Charcas e Maipú”. Borges se divertiu tanto com o aluno que concordou em visitar a escola Quilmes, jantar com a humilde família do jovem e até dar uma palestra para os alunos. No final de uma dessas palestras, o tumulto foi tal que as plataformas improvisadas que serviram de palco não aguentaram e os professores, a bandeira nacional e o próprio orador quase foram derrubados. Mas Borges estava feliz.

Míguez encontrou Borges sozinho, em silêncio. Ele estava na escuridão há horas e essa escuridão cresceu em sua própria sombra, como se ele tivesse sido esquecido. Ele recebeu a bengala e falou sobre sua recente viagem aos Estados Unidos e, claro, mencionou a máscara. Ele pediu a Fanny que procurasse na mala velha. Enquanto esperavam, Borges contou o que ouviu naquela festa. Por trás das máscaras, os homens ousam dizer muitas coisas: ouviram mensagens de amor e propostas de vingança, comentários idiotas sobre a desistência de Borg e a ascensão de McEnroe. Alguém até explicou a outro como resolver a inflação nos países latino-americanos.

Míguez encontrou Borges sozinho, em silêncio. Ele estava na escuridão há horas e essa escuridão cresceu em sua própria sombra, como se ele tivesse sido esquecido.

Quando a máscara chegou, Borges voltou a ser lobisomem. Mas ele não disse mais “Homo homini lupus!” mas sim “Isso cheira a borracha!” Ele permitiu que fossem tiradas fotos e permitiu que seu amigo experimentasse a Cruz de Alfonso X, o Sábio, que havia recebido meses antes do governo espanhol.

Esses fatos podem ser lidos com mais rigor no livro Memória de Borges , que tem como capa uma foto de Borges com máscara de lobisomem. É preciso admitir que a leitura destes livros se diverte, da mesma forma que se faz com outros semelhantes como, por exemplo, Apuntes de familia de Miguel de Torre Borges , onde se descreve um jovem Borges que inventou versos picantes quando ele fez o jogo e teve que cantar flor. Ou seja, há uma bibliografia lateral, marginal, bizarra que, para além da intenção dos seus autores de serem proeminentes ou não, dá conta de uma literatura que não pode ser escondida. Depois de tantos ensaios e estudos, de tantos trabalhos esclarecidos e anotados, olhar para o esboço de um homem que às vezes se entediava como os lobos ficam entediados quando a temporada de neve se estende por muito tempo, é uma experiência notável. Além disso, e afinal: por que deveria ele ser excluído do sentimento geral do rebanho?


Nota: Segundo Míguez, a máscara deveria fazer parte dos objetos de Borges que María Kodama guardou até sua morte. Contudo, outras vozes menos amigáveis ​​responderam à pergunta: a quem está interessado o destino de uma máscara que custa apenas dois dólares?

LAUTARO ORTIZ ” PAGINA 12″ ( ARGENTINA)

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