O BANDONEON, UMA METÁFORA

Tangozando, ilustração de El Tomi.

O anfitrião leu para nós O Banquete . Não aquele oferecido por Agatón na velha Atenas, mas o primeiro volume das essenciais entrevistas com escritores, pintores, cartunistas, cineastas e músicos argentinos que o poeta Guillermo Saavedra realizou quando apresentou o programa de rádio “El Banquete, um programa para o amor de arte” na extinta FM La Isla. Das 375 entrevistas que realizou entre 1997 e 2005, selecionou 50 para uma série de cinco livros (dez entrevistados por volume, novas luzes sobre o jornalismo) publicados pela Biblioteca Nacional. Em 2022-23 foram lançados os dois primeiros volumes; o resto está em produção. Bom.

O apresentador leu-nos a conversa que Saavedra teve com Astor Piazzolla em 1988 e que reproduziu, dez anos depois, pela primeira vez no seu programa (tarde de sábado, outono de 1998) juntamente com os comentários do crítico musical Federico Monjeau. De repente, nosso leitor destacou a seguinte afirmação do músico: “O bandônio deve ser tocado com um pouco de raiva, o tango é isso, é violência. (…) eu bati no bandoneon, bati. Não concebo alguém que toca bandoneon como se fosse um menino que faz xixi. Ouço Alejandro Barletta tocar, por exemplo, e é como se eles me fizessem cócegas. Não, eu me divirto mais fazendo cócegas. Ouço Leopoldo Federico tocar e é outro bandoneon. O bandoneon não pode ser tocado como se fosse um cravo ou como se fosse um piano. (…) O bandoneon é, como diz o gordo Federico… ele, praticamente, com os braços e com os cento e vinte quilos que tem, destrói, o bandoneon tem que ser tocado assim.”

Alejandro Barletta, TEN Records 1970.

Depois, um de nós notou que, tal como em 2001, hoje alguns objectos que as pessoas valorizavam para si por razões infinitas e amorosas são empurrados para o mercado – mercado de necessidade e de subsistência. As crises não geram apenas perdas económicas, mas também abrem buracos na memória. Desde que o país começou a sentir os efeitos do desastre libertário, disse ele, muitas relíquias podem ser encontradas à venda – nas redes sociais e em feiras. Entre eles, um vinil, indisponível até hoje, que foi lançado pela TEN Records em 1970 e cujo título é o nome do criador: Alejandro Barletta . O desenho da capa, a lápis sobre fundo amarelo, remete ao conteúdo mais notável da gravação: cinco prelúdios cósmicos compostos por Barletta em 1969 sob influência da literatura de ficção científica. Nestes prelúdios toca-se o bandoneon, mas de forma diferente de Piazzolla.

Fui encorajado a intervir. Confessei que conheci Barletta no final dos anos 90 na casa dele em Adrogué. Foi a pedido da extinta revista Buenos Aires tango y lo otros , que tinha como apresentador Eugenio Mandrini. Na casa dele ouvi aquele disco e depois parti de trem para a zona sul com uma diretriz: “deixa ele falar de tango”. O que se segue faz parte desse encontro, não para competir com Saavedra, insuperável no trabalho de entrevistar, mas para traçar um caminho de acaso amigável:

O Banquete, volume 1, editado pela Biblioteca Nacional.

“A figura de Alejandro Barletta não me escapa. Nem o pequeno salão do centro cultural Adrogué onde ele caminhou lentamente para me apertar a mão.

“Sou o primeiro bandoneon clássico profissional da história da música”, disse ele sem considerar as consequências e me convidou para continuar a palestra em sua casa.

Não posso perder as dimensões da sala, as poltronas marrons onde nos sentamos, nem a parede adornada com alguns de seus LPs transformados em pinturas. Não havia muito espaço para se mover. Esticar as pernas poderia despertar o inesperado: seu Duplo A estava caído no chão como um cachorro taciturno.

“Onze LPs e nenhum CD”, censurou ele. E sem que eu lhe perguntasse, ele revisou suas versões clássicas na tentativa de demonstrar que para ele o bandoneon nada mais era do que um órgão de igreja transportável: Bach, Telemann, Mozart, Händel, Frescobaldi, Bartok. Barletta tocou em tudo isso.

“Vamos conversar sobre tango”, eu disse a ele.

“Cheguei a Colón muito antes de Piazzolla”, respondeu ele.

Seu olhar não me escapa.

–Mas antes…

–Aos 22 anos me despedi do tango e deixei a orquestra de Alberto Castillo, porque meu mundo era diferente.

Então ele pediu minha permissão e pegou o bandoneon do chão. Ele colocou-o nas pernas. Tomando um minuto para ajustar os braços e o corpo, ele olhou para mim.

–Meu pai me deu um desses quando eu tinha sete anos. Logo estava tocando serenatas e valsas para as meninas, como Desde el Alma e El Aeroplano . Aos 14 anos entrei no tango e fiz parte da Orquestra Domingo Federico, Mario Canaro e Alberto Castillo. Tocamos nos cabarés do Leandro Alem e outras vezes no Tabaris. Mas são puras memórias.”

Ele esfregou as mãos. Ele ameaçou bater, mas não o fez.

–Os tangueros ficaram fascinados com o que eu fiz. Quando me viram, me disseram: ‘Ei, Alejandro, toque alguma coisa para nós’ e eu desenhava algo de Paganini, Mendelssohn ou Bach. Voce sabe de alguma coisa? Troilo sempre me procurou, chegou a propor ao Piazzolla que estudasse comigo. El Gordo me ouviu muitas vezes. Quando morei na França, ele me procurou e, finalmente, nos encontramos em uma biblioteca para cegos em Caballito. Mas nós dois estávamos cansados.”

–Você está ressentido com os tangueros?

–Aqui dizem que não sou e que por isso não me incluem nos manuais de tango. Não me importa, basta que eu apareça em dicionários estrangeiros, como o da Universidade de Oxford. Eles não sabem onde me localizar. Olha, quando decidi optar pelo clássico, me apresentei no Teatro del Pueblo e recebi um apoio muito forte, não só de músicos como Juan Carlos Paz ou Juan José Castro, mas de homens de letras como Ezequiel Martínez Estrada, Raúl González Tuñón , Oliverio Girondo, Nicolás Olivari e os pintores Berni e Castagnino. Sempre tive vontade de tocar música clássica e quando percebi que o som do bandoneon era suficiente para executar obras, principalmente do barroco, fui em frente sem hesitar.

–O que você estava procurando?

-Queria inventar uma técnica nova, semelhante à de um violinista ou de um pianista: com um som relaxado, pulsos soltos, algo que geralmente não se pratica no tango. Joguei fora tudo o que havia aprendido e comecei a inventar uma técnica com um novo significado. Percebi que o instrumento era adequado para música barroca e que podia até tocar obras de Mozart.

–Quantos anos você morou em Paris?

–Doze no total. Era o lugar certo. Lá aprendi não só com grandes músicos, mas também com poetas e pintores. Todos os artistas que circulavam pela cidade vieram à minha casa. Lembro-me do Neruda e do meu amigo Miguel Ángel Asturias, que gostava tanto de como eu jogava que vinha todo fim de semana, tinha uma cara de ídolo maia que dava medo!

–O que você acha da música de Piazzolla?

–Não tenho nada a ver com a técnica de Piazzolla, é outra ideia do instrumento. Ele fez Tango Nuevo, eu faço Tango de Câmara.

–E como é essa técnica?

-Acabei de mostrar para você. Por que você acha que eu peguei o bandoneon?

Desliguei o gravador. Barletta levantou-se e desapareceu atrás de uma porta. Depois de um tempo, ele voltou com um papel onde estavam datilografadas as opiniões de Alberto Ginastera, Napoleón Cabrera e Pablo Casals sobre sua música.

–Diga aos seus amigos do tango que estou enviando isto para eles.”

Houve silêncio. De uma ponta da mesa, alguém de bigode disse:

–Qual é o sentido de trazer à tona uma discussão ultrapassada sobre colocar ou não um corpo nas coisas?

–O bandoneon, caro amigo, interveio o anfitrião, costuma ser sempre uma metáfora.

LAUTARO ORTIZ ” PÁGINA 12″ ( ARGENTINA)

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