LULA E GUTERRES TÊM FALA AFINADA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE

CHARGE DE AROEIRA

“Para os que viram semelhanças entre as causas defendidas, pode-se afirmar com segurança que não foram coincidência”, relata Denise Assis

Para os que viram semelhanças entre as causas defendidas no discurso de abertura dos trabalhos, pelo secretário Geral da ONU, António Guterres, e as falas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm feito em seus encontros internacionais, pode-se afirmar com segurança que não foram coincidência. 

Às 8h40 do dia de hoje (19/09) de Nova Iorque, ambos tiveram um encontro e, provavelmente, afinaram algumas pautas de interesse mundial. Nem todas tiveram afinidade, como por exemplo, o combate velado que Guterres fez à exploração de petróleo, não coincide com a vontade de Lula de inspecionar qual o tamanho da reserva da margem equatorial no Amapá, a fim de explorá-la, alegando o direito à transição.

Porém, foram bastante contundentes as críticas de Guterres à questão da desigualdade entre pobres e ricos. Também foi tema que o presidente tem defendido, a reformulação do Conselho de Segurança da ONU, que aos olhos do mundo já deu cochilos históricos e desastrados, como quando não condenou a invasão americana ao Iraque, com base numa denúncia falsa sobre armas químicas irreais.

Guterres falou da importância do papel das mulheres e da valorização da participação dos países da África no cenário mundial. E, principalmente, defendeu uma nova postura dos países desenvolvidos com relação aos países pobres e em desenvolvimento. 

Todos os pontos que Lula tem reverberado nos fóruns estiveram contemplados no discurso de Guterres, mas sobre o que falou com mais ênfase e em afinação completa com o presidente, foi defender um planeta tratado com mais responsabilidade e consciência. Seu apelo a que cuidemos da pauta do desenvolvimento sustentável foi um introito para Lula fazer a tradicional abertura dos trabalhos da ONU, historicamente concedido ao Brasil. Foi um alerta de Guterres, mas ao mesmo tempo, um acolhimento das pautas e da fala do presidente brasileiro

DENISE ASSIS ” BLOG BRASIL 247″ ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *