Estão praticamente certos os nomes dos desembargadores José Afrânio Vilela, do TJMG, e Teodoro Silva Santos, do TJCE
Em primeira mão: Depois da escolha de Daniela Teixeira, o presidente Lula indicará, talvez ainda esta semana, dois outros ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Estão praticamente certos os nomes dos desembargadores José Afrânio Vilela, do TJMG, e Teodoro Silva Santos, do TJCE. Já para a vaga de Rosa Weber no Supremo a balança pende para o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, embora Bruno Dantas, do TCU, esteja no páreo.
Segundo fonte próxima do presidente,a escolha do desembargador José Afrânio é 99,95 certa, e a de Teodoro, 90%. Outros nomes que integram a lista quádrupla elaborada pelos atuais ministros do STJ são Carlos Vieira von Adamek, do TJSP, o mais votado, e Elton Martinez Carvalho Leme, do TJRJ, terceiro da lista por ordem de votação.
José Afrânio Vllela é apoiado pelo atual presidente do STJ, João Otavio de Noronha. Já Teodoro Silva Santos tem dois fortes padrinhos, o governador do Ceará, Elmano Freitas, e o ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana.
Adamek, o paulista do grupo, é apoiado pelo ministro Dias Toffoli, do STF, por setores do PT e do gupo Prerrogativas. Embora tenha sido o mais votado, Lula deve desconsiderar a ordem da lista.
Com a indicação de Daniela Teixeira, Lula avalia que contemplou as mulheres na cúpula do Judiciário e ainda pode fazer mais. Escolhendo Jorge Messias para o STF, poderá nomear uma mulher, talvez uma mulher negra, para seu lugar na AGU.
TEREZA CRUVINEL ” BLOG BRASIL 247″ ( BRASIL)