Legado inestimável às últimas gerações da música foi tema de bate-papo entre o precursor da bossa nova e o jornalista Luís Nassif, em 2021. Confira
Contribua usando o Google
“A música é uma coisa divina. É algo que vem do céu e vai para o céu (…) ela educa o espírito”
– disse o guru de ao menos três gerações da música brasileira, João Donato, em uma das suas últimas entrevistas, esta concedida ao jornalista Luís Nassif, em fevereiro de 2021.
Infelizmente, o pianista, acordeonista, cantor, compositor e precursor da bossa nova no Brasil, João Donato, morreu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro.
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, anunciou a família do músico nas redes sociais dele. “Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, completaram.
Donato estava internado na Casa de Saúde São José, em decorrência de uma infecção nos pulmões. Ele estava entubado desde o início de julho.
Seu velório será nesta terça-feira (18), no Theatro Municipal do Rio. O horário será informado em breve. Posteriormente, o corpo será cremado no Memorial do Carmo.
Com 74 anos de carreira e legado respeitado em todo o mundo, a graça do piano de Donato passa pela combinação criativa e única do jazz com a brasilidade do baião, maracatu, samba e bossa nova.
Um de seus últimos trabalhos foi lançado em meio a pandemia da covid-19, quando ele participou do lançamento digital do álbum “Jazz is Dead”, em parceria com músicos de Los Angeles.
Este trabalho e sua carreira honrosa foram tema de um bate-papo conduzido pelo jornalista Luís Nassif, no programa musical da TVGGN, o Domingueira, em fevereiro de 2021. Assista:
Legado inestimável
Um dos grandes expoentes da música brasileira, Donato nasceu em Belém do Pará, em 1931. Ele começou a tocar piano aos 5 anos de idade e aos 15 anos já tocava profissionalmente.
Donato lançou seu primeiro álbum em 1959 e desde então foram lançados mais de 20 compilados de suas faixas.
Suas canções ganharam a interpretações de artistas como Ella Fitzgerald, Herbie Hancock e Stevie Wonder. Os prêmios ao longo de sua carreira foram muitos, incluindo o Grammy Lifetime Achievement Award em 2014.
Seu último lançamento foi em 2022. “Serotonina” foi o seu primeiro álbum de inéditas em duas décadas, com parceria de nomes como Anastácia e Rodrigo Amarante.
Em fevereiro deste ano, Donato apresentou o trabalho no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Este, provavelmente, foi um de seus últimos shows.
Confira algumas de suas canções mais famosas:
ANA GABRIELA SALES ” JORNAL GGN” ( BRASIL)