Contribua usando o Google
Presidente pediu a governadores lista de obras prioritárias para cada Estado. Programa de infraestrutura será lançado em maio.
Durante participação no Fórum Empresarial Brasil-Espanha, em Madri, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que vai lançar em maio um novo programa de infraestrutura no País, a fim de melhorar a logística brasileira e também gerar empregos.
A declaração foi feita nesta terça-feira (25), com o objetivo de atrair mais investidores espanhóis para o Brasil.
Lula explicou que o programa será lançado no próximo mês, após consulta com todos os governadores, que tiveram de apontar as três obras de infraestrutura prioritárias para cada Estado.
O presidente não explicou como será o programa, mas entende-se que, a partir desta lista de prioridades, o Executivo Federal irá criar estratégias e parcerias para a realização das obras em portos, aeroportos e estradas.
Motivos para investir no Brasil
Lula contou ao empresariado que a Espanha tem o segundo maior número de investidores no País. Para aumentar este montante, o presidente citou diversos feitos das gestões anteriores para gerar credibilidade e segurança do Brasil.
Além dos feitos do governo, o presidente elencou ainda cinco motivos para fazer negócios com o Brasil: grande mercado consumidor, projeto de País, credibilidade do governo, estabilidade pública e previsibilidade administrativa.
A partir do lançamento do programa de infraestrutura, o líder petista prometeu transformar o Brasil em um canteiro de obras, pois é a partir deste projeto que o governo vai retomar a geração de postos de trabalho.
Histórico de obras
O investimento em infraestrutura foi uma das principais estratégias do governo para impulsionar o desenvolvimento econômico do país nos mandatos anteriores de Lula. Entre as principais obras estão:
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): lançado em 2007, foi um grande programa de investimentos em infraestrutura que incluiu obras em áreas como transporte, energia, saneamento básico, habitação e mobilidade urbana.
Transposição do Rio São Francisco: um projeto de grande porte que tinha como objetivo levar água para regiões secas do Nordeste brasileiro. A obra foi iniciada durante o governo Lula e concluída em 2017.
Ferrovia Norte-Sul: a obra foi iniciada nos anos 1980, mas só foi concluída durante o governo Lula. A ferrovia liga o porto de Itaqui, no Maranhão, ao porto de Santos, em São Paulo, e ajuda a escoar a produção de grãos do Centro-Oeste para os portos do Sul e Sudeste.
Usina Hidrelétrica de Belo Monte: uma das maiores hidrelétricas do mundo, localizada no rio Xingu, no Pará. A obra foi iniciada durante o governo Lula e concluída em 2019.
Sonho de acordo multilateral
Lula expressou ainda o desejo de que o Brasil possa firmar, finalmente, um acordo comercial com a União Europeia. O presidente afirmou que espera esta parceria desde o primeiro ano de mandato da primeira gestão, em 2003.
A proposta também agrada a primeira vice-presidente e ministra de Assuntos Econômicos e Digitais da Espanha, Nadia Calviño, que discursou antes do presidente Lula no Fórum Empresarial.
Para Nadia, o acordo entre Mercosul e União Europeia é uma oportunidade única para consagrar as relações econômicas entre os blocos e mandar uma mensagem clara ao mundo de que é possível criar um modelo de cooperação internacional, além de um mundo melhor e mais sustentável.
CAMILA BEZERRA ” JORNAL GGN” ( BRASIL)