A conservadora teoria monetária defendida hoje pelo mercado “está baseada em fundamentos que não se sustentam”, diz Lara Resende
O economista André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, ex-presidente do Banco Central e atual coordenador da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES, disse em entrevista ao jornalista Luis Nassif, da TV GGN, que “grande parte da macroeconomia e da teoria monetária mainstream, a majoritariamente aceita [e propagada pela mídia], está errada”.
Segundo o economista, a teoria está baseada em “fundamentos que não se sustentam” nem na lógica, nem na experiência prática. Um de seus pilares, muito defendido pelo mercado, é que inflação deve ser combatida pelo governo com juros altos.
Na visão de Lara Resende, a hipótese da teoria monetária convencional, de que inflação é causada por excesso de moeda, já deveria estar “aposentada”. Mas o curioso é que a teoria “continua como um fantasma a alimentar grande parte das interpretações políticas e análises que aparecem nos jornais.”
Descrito por Nassif como o “avalista geral da Nação”, Lara Resende tem sido uma das vozes a questionar as decisões do Banco Central sob Roberto Campos Neto – uma herança de Jair Bolsonaro. O Bacen tem sofrido pressão por parte do presidente Lula, que chegou a chamar a taxa Selic anunciada em 13,75% de “vergonha”.
Lara tem endossado a visão de Lula, de que o Brasil se acostumou com uma cultura de juros altos que é simplesmente incompatível com a necessidade de crescimento econômico do País.
Na entrevista a Luis Nassif, Lara falou de teorias econômicas que andou revisando nos últimos tempos, sobretudo porque elas fracassaram em testes práticos; e questionou a postura da mídia e de economistas conservadores, que resistem a reconhecer erros e admitir teorias mais modernas, mesmo que elas afrontem o “status quo”.
“A razão do motivo da resistência a reconhecer que a teoria estava errada e aceitar a crítica é impressionante, mas não é nenhuma novidade. A dificuldade não é aceitar as novas ideias, mas nos livrarmos das velhas.”
A entrevista foi veiculada em setembro de 2021. Também participou da conversa o economista André Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, capitaneado pelo ministro Fernando Haddad.
Assista:
LUIS NASSIF ” JORNAL GGN” ( BRASIL)