Presidente brasileiro embarcou hoje para os Estados Unidos, acompanhado de comitiva
O presidente Lula (PT) embarcou na manhã desta quinta-feira (9) para os Estados Unidos, onde vai se encontrar com o presidente norte-americano, o democrata Joe Biden.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a reunião entre os líderes acontece nesta sexta-feira (10), na Casa Branca, em Washington. A previsão é que o encontro ocorra durante a tarde e dure cerca de uma hora.
“Bom dia. Hoje embarco aos EUA, onde me reunirei com o presidente Joe Biden na Casa Branca. Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news“, publicou Lula, em seu perfil no Twitter.
No encontro, o governo brasileiro deve destacar a necessidade de proteção ambiental e, primordialmente, a defesa da democracia. Lula ainda deve comentar sobre a iniciativa de mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia. Este último tema, no entanto, não deve ser aprofundado.
Ambos os líderes derrotaram nas urnas os adversários da extrema-direita, Jair Bolsonaro (PL) e o republicano Donald Trump. Além disso, assumiram seus mandatos em meio ações golpistas que ocasionaram os ataques contra os Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, e contra o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”
Comitiva
Lula viaja acompanhado da primeira-dama, Janja, que terá um encontro reservado com a primeira-dama americana Jill Biden.
A Comitiva brasileira ainda conta com o assessor especial Celso Amorin, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT).
Segundo informações do colunista Jamil Chade, do Uol, num primeiro momento Lula e Biden conversaram na companhia de Amorim, Vieira e do secretário de Estado estadunidense Antony Blinken. Logo após, num segundo momento, os demais ministros também participarão do encontro.
Protestos bolsonaristas
De acordo com Chade, grupos bolsonaristas estão organizando protestos contra o Lula durante sua visita aos Estados Unidos.
Tanto os EUA como o Palácio do Planalto estão monitorando a convocação dos protestos. As autoridades americanas informaram que serão “rigorosas” em relação à segurança do prediente brasileiro.
Durante a viagem, Lula ficará hospedado na Blair House, local que o governo dos EUA destina aos chefes de Estado que visitam Biden.
ANA GABRIELA SALES ” JORNAL GGN” ( BRASIL)