LULA DIZ QUE IRÁ “DEBATER AÇÕES PELA PAZ NO MUNDO” COM BIDEN EM ENCONTRO NESTA SEXTA

CHARGE DE NANDO MOTTA

Presidente brasileiro embarcou hoje para os Estados Unidos, acompanhado de comitiva

O presidente Lula (PT) embarcou na manhã desta quinta-feira (9) para os Estados Unidos, onde vai se encontrar com o presidente norte-americano, o democrata Joe Biden.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a reunião entre os líderes acontece nesta sexta-feira (10), na Casa Branca, em Washington. A previsão é que o encontro ocorra durante a tarde e dure cerca de uma hora. 

Bom dia. Hoje embarco aos EUA, onde me reunirei com o presidente Joe Biden na Casa Branca. Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news“, publicou Lula, em seu perfil no Twitter. 

No encontro, o governo brasileiro deve destacar a necessidade de proteção ambiental e, primordialmente, a defesa da democracia. Lula ainda deve comentar sobre a iniciativa de mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia. Este último tema, no entanto, não deve ser aprofundado.

Ambos os líderes derrotaram nas urnas os adversários da extrema-direita, Jair Bolsonaro (PL) e o republicano Donald Trump. Além disso, assumiram seus mandatos em meio ações golpistas que ocasionaram os ataques contra os Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, e contra o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”    

Comitiva

Lula viaja acompanhado da primeira-dama, Janja, que terá um encontro reservado com a primeira-dama americana Jill Biden.

A Comitiva brasileira ainda conta com o assessor especial Celso Amorin, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT).

Segundo informações do colunista Jamil Chade, do Uol, num primeiro momento Lula e Biden conversaram na companhia de Amorim, Vieira e do secretário de Estado estadunidense Antony Blinken. Logo após, num segundo momento, os demais ministros também participarão do encontro.

Protestos bolsonaristas

De acordo com Chade, grupos bolsonaristas estão organizando protestos contra o Lula durante sua visita aos Estados Unidos.

Tanto os EUA como o Palácio do Planalto estão monitorando a convocação dos protestos. As autoridades americanas informaram que serão “rigorosas” em relação à segurança do prediente brasileiro. 

Durante a viagem, Lula ficará hospedado na Blair House, local que o governo dos EUA destina aos chefes de Estado que visitam Biden.

ANA GABRIELA SALES ” JORNAL GGN” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *