LIONEL MESSI, CIDADÃO DE ROSÁRIO

CHARGE DE LATUFF

Cidade do seu Oscar, terra de LIbertad Lamarque, Ariel Ramireza, Gustavino e Lionel Messi.

Leonel Messi é um rosarino, um cidadão de Rosário, província de Santa Fé, Argentina. Rosário entrou em minha vida muito cedo, através de meu pai Oscar, um rosarino.

https://www.youtube.com/watch?v=PSanJ5swYBM

No final do século 19, meu avô Luiz saiu do Líbano com 5 irmãos. Alguns ficaram no Brasil, como a avó de do ator Armando Bogus. Outra irmã foi para Buenos Aires. Meu avô ficou em Rosário, vizinho do dr. Guevara, arquiteto renomado.

Aliás, quando surgiu Che, minhas tias Marta e Rosita davam gritinhos de alegria: “É o filho do dr. Guevara”.

Meu avô casou-se com Carmen, moça lindíssima, de uma família libanesa de Mendoza. Tiveram 5 filhos, Felipe, Tala, Marta, Rosita, Oscar e Zezinho. O último morreu antes de minha avó dar a luz. Descobriu-se que ela tinha tuberculose – doença que matou Tala, na juventude, e acometeu Marta e Rosita, salvas pela invenção da penicilina.

Meu avô mudou-se para Quilmes, cidade da grande Buenos Aires, com fama de bom clima, e montou uma loja na capital. Minha avó morreu logo depois e Luiz entrou em depressão, perdeu tudo e veio para o Brasil.

Desde então, fiquei atento aos demais rosarinos,

Uma das mais famosas foi Libertado Lamarque, belíssima atriz, rival de Evita Peron, e que nasceu no mesmo ano de meu pai. Foram essas coincidências que permitiram a ele, na condição de repórter ocasional, entrevistá-la para o Diário de Poços, quando ela passou pela cidade para cantar no Cassino. Segundo as lendas locais, chegou a ter um pequeno flerte com ela.

Anos depois, descubro que também era de Rosário o imenso pianista, compositor e arranjador Ariel Ramirez. Cheguei a passar um réveillon em Buenos Aires só para conhecer Ramirez e o grande violonista Eduardo Falu. Entrei de bico na festa de fim de ano, falei com Falu, disse-lhe que não tinha obtido retorno de Ramires. Falú me disse que ele estava na festa e o chamou. Quando chegou, disse-lhe que era seu grande admirador e que ele nascera em Rosário, cidade natal de meu pai. E ele:

  • Rosário? Rosário?

A memória já tinha se esvaído.

Anos depois, conheci a obra de outro grande compositor argentino, Gustavanino, com obras de uma gentileza única, em homenagem ao vendedor de jornais, à florista. Vou conferir sua biografia e descubro que era também um rosarino. Como seu Oscar, o mais gentil das pessoas, para todos aqueles que o conheceram. E como Lionel Messi, o mais gentil dos grandes jogadores de futebol.

Apaixonei-me por sua obra depois de um espetáculo inesquecível na sala São Paulo: Nelson Freire e Martha Argerich interpretando “Beilecito”.

É uma cidade essencialmente musical que, mais recentemente, nos deu Fito Páez e Juan Carlos Baglietto.

LUIS NASSIF ” JORNAL GGN” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *