CHARGE DE MIGUEL PAIVA
As mulheres, com renda baixa e baixa escolaridade, concentrada no Sudeste, são a maioria dos indecisos, diz Felipe Nunes
O segundo turno da corrida presidencial entre Lula e Bolsonaro está marcado para o próximo domingo (30/10), e a disputa chega ao final com cerca de 8% de indecisos, de acordo com dados do instituto Quaest de pesquisas.
Quem são estes indecisos que vão definir a vitória de um e a derrota de outro? O CEO da Quaest, Felipe Nunes, conservou com o jornalista Luis Nassif sobre o que está em jogo na reta final. Nunes, que também é cientista político, deu o perfil dos indecisos e falou sobre a polarização e o fator antipetismo nas eleições.
“Domingo a gente tem um jogo em que o que está em disputa é um percentual muito pequeno do eleitorado. A gente vive um processo de cristalização das posições políticas e mexer com esse público é difícil. Nossos dados mostram que tem 8% de eleitores que estão aptos de serem convencidos de irem para um lado ou outro. Quem são? Em geral, mulheres, do Sudeste, população de baixa renda e escolaridade baixa”, comentou.
Segundo Nunes, “esse público acha que a economia melhorou, tem medo do PT, mas reconhece a alta rejeição pessoal de Bolsonaro, e acha que Lula merece mais uma segunda chance do que Bolsonaro. Ou seja, vai ser difícil para cada um desses indivíduos tomar uma decisão.”
Na visão do especialista, o debate da Globo seria importante para ajudar na definição dos indecisos.
Assista:
CINTIA ALVES ” JORNAL GGN” ( BRASIL)