Mapeamos 1502 publicações no período entre 21h30 do dia 28 de outubro de 2022 às 9h30 do dia 29 de outubro de 2022.
Na última sexta-feira, dia 28 de outubro, o Brasil parou para assistir ao último debate do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, envolvendo o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Lula. O debate ocorreu na TV Globo. Para continuarmos com a análise que fizemos dos outros debates, vamos analisar as publicações nas 12 horas seguintes ao início do debate que continham as palavras: “debate” e “Lula” ou “Bolsonaro”. Com isso, mapeamos 1502 publicações no período entre 21h30 do dia 28 de outubro de 2022 às 9h30 do dia 29 de outubro de 2022.
Tabela 1
Top 10 páginas com maior número de interações com posts com as palavras escolhidas no período analisado
Página | Interações | Grupo |
Jornal da Globo | 91213 | Notícia |
UOL Notícias | 85087 | Notícia |
Marco Maia | 72215 | Lula |
Carla Zambelli | 64774 | Bolsonaro |
Junior Japa | 59494 | Bolsonaro |
Othoniel Pinheiro | 44612 | Lula |
PHB – Partido Honesto Brasileiro | 43908 | Bolsonaro |
Canal Tony Devito | 35950 | Lula |
Fábio Mello | 35483 | Lula |
Comenta aí Taroco | 32455 | Bolsonaro |
Tabela 2 Total de interações de postagens de cada grupo no top 10
Notícias | 176300 |
Bolsonaro | 200631 |
Lula | 188260 |
Conforme podemos avaliar nas Tabelas 1 e 2, o campo bolsonarista foi o grupo que dominou as interações nas postagens sobre o debate logo após seu início, ultrapassando a barreira das 200 mil interações. Temos a principal personagem do bolsonarismo no Facebook, a deputada Carla Zambelli (PL-SP), publicando sobre o tema, o que demonstra o interesse do grupo em dominar a narrativa. O grupo lulista também utiliza uma de suas maiores páginas, a página do deputado Marco Maia, que consegue superar Zambelli no confronto direto, mesmo com o bolsonarismo conseguindo mais interações com as páginas no Top 10. Além disso, também cabe destacar que duas páginas de notícias conseguiram alcançar o topo do ranking de interações.
Tabela 3 – Top 10 postagens com maior número de interações sobre o Debate
Página | Link | Interações | Tipo |
Carla Zambelli | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=667041668103572&set=a.518100476331026&type=3 | 64.774 | Bolsonaro |
Marco Maia | https://www.facebook.com/depmarcomaia/videos/2918632838441307/ | 61.037 | Lula |
Junior Japa | https://www.facebook.com/ojuniorjapa/videos/454065150161480/ | 59.494 | Bolsonaro |
Jornal da Globo | https://www.facebook.com/JornalDaGlobo/videos/876862050355148/ | 55.655 | Notícia |
Othoniel Pinheiro | https://www.facebook.com/othonielpinheiroalagoas/videos/832137981564113/ | 44.612 | Lula |
PHB – Partido Honesto Brasileiro | https://www.facebook.com/brunojonssenoficial/videos/791256531965297/ | 43.908 | Bolsonaro |
Canal Tony Devito | https://www.facebook.com/canaltonydevito/videos/425342969762313/ | 35.950 | Lula |
Fábio Mello | https://www.facebook.com/petroleirofabiomello/videos/1384834872282291/ | 35.483 | Lula |
Jornal da Globo | https://www.facebook.com/JornalDaGlobo/videos/460442046189702/ | 33.982 | Notícia |
Comenta aí Taroco | https://www.facebook.com/comentaaitaroco/videos/1236767880217134/ | 32.455 | Bolsonaro |
Tabela 4 – Total de interações de cada grupo no Top 10.
Notícias | 89.637 |
Bolsonaro | 200.631 |
Lula | 177.082 |
Nas Tabelas 3 e 4 podemos perceber que as páginas do bolsonarismo presentes no Top 10 publicaram apenas uma vez no período, o que fez com que os números fossem os mesmos das tabelas 2 e 4, diminuindo a pulverização de interações. O lulismo, por sua vez, não conseguiu repetir tal proeza, replicando apenas um movimento parecido e menos eficiente, com números distintos. A diferença está em Marco Maia que, enquanto página, ultrapassou a página de Carla Zambelli, porém, teve seu melhor post com números inferiores ao melhor, e único, post de Zambelli no período.
Em suma, percebemos que o lulismo e o bolsonarismo atuaram para tentar garantir a narrativa nas redes sociais, porém, observamos que o campo bolsonarista apresentou uma estratégia mais concisa e atuou de forma mais efetiva para restringir o número de postagens das páginas com maior alcance e ampliar, assim, suas interações e consequente alcance. O campo lulista, por sua vez, conseguiu demonstrar sua força e competir em diversos pontos com o bolsonarismo. Porém, ainda demonstra algumas inconstâncias que não observamos no outro lado.
EDUARDO BARBARELA ” OBSERVATÓRIO DAS ELEIÇÕES” / “JORNAL GGN” ( BRASIL)
Eduardo Barbabela é doutor em Ciência Política pelo IESP UERJ. Subcoordenador do Manchetômetro e Pesquisador do Observatório de Eleições 2022 (INCT IDDC).
Esse artigo foi elaborado no âmbito do projeto Observatório das Eleições 2022, uma iniciativa do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Sediado na UFMG, conta com a participação de grupos de pesquisa de várias universidades brasileiras. Para mais informações, ver: www.observatoriodaseleicoes.com.br.