ESTÃO COMEMORANDO O QUÊ NA ECONOMIA ?

Bolsonaro e Paulo Guedes

Os indicadores que refletem efetivamente o mercado – os bens de consumo – registraram queda generalizada no período bolsonarista.

O oba-oba em torno dos últimos resultados econômicos é fruto de uma miopia padrão da mídia econômica. A represa tinha 20 metros de água. O nível caiu para 10. Aí subiu para 11 e comemora-se o sucesso.

Vamos aos cinco grupos e classes selecionadas da Pesquisa Mensal da Indústria do IBGE. Em relação ao mês passado, o desempenho foi o seguinte

Vamos analisar o item Bens de Consumo Semiduráveis, que teve o melhor desempenho. A linha azul mostra o índice mensal; a abóbora a média mensal de 12 meses; a cinza, a variação da média de 12 meses sobre o ano anterior. A variação foi 3% menor.

Vamos ver, agora, sobre 12 meses atrás. Houve uma melhoria em Bens de Consumo em geral, motivada pela saída da pandemia.

Agora, vamos analisar o período Bolsonaro. Houve um aumento em bens de capital. Mas Bens de Consumo sofreram queda de 8,5%; Duráveis caíram 22,7%; e Semiduráveis caíram 5,6%

Vamos a uma análise temporal dos indicadores divulgados pelo IBGE. As comparações são em relação à média de 12 meses, para impedir distorções sazonais.

A melhoria relativa em Bens de Capital se deve ao período anterior, em que houve enorme queda no investimento em novas máquinas, obrigando à sua substituição posterior.

Os indicadores que refletem efetivamente o mercado – os bens de consumo – registraram queda generalizada no período bolsonarista.

Pergunto: estão comemorando o quê?

LUIS NASSIF ” JORNAL GGN” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *