Jorge Milchberg é particularmente famoso pela canção El cóndor pasa 6 , 7 : este tema popular mundialmente famoso, inspirado na música tradicional dos Andes, foi composto para orquestra clássica por Daniel Alomía Robles em 1913 8 para a zarzuela homônima , e depositado por mas, após a versão de Ricardo Galeazzi (ex-fundador dos Los Incas) e seu grupo Achalay em 1958, a reescrita e arranjo propostos por Jorge Milchberg em 1963 com seu grupo Los Incas, [para um conjunto restrito de instrumentos andinos tradicionais — dueto de kenas , charango , harpades Andes, guitarra, tinya (es) (pequeno tambor andino pré-colombiano) — com uma ligeira modificação da melodia e uma nova introdução ao charango] experimentou um ressurgimento de popularidade tal que consagrou o renascimento da música andina no palco internacional e que foi como o pontapé inicial de um novo gênero, World Music . É desta forma, com letras escritas em inglês por Paul Simon 9 para seu dueto folclórico com Art Garfunkel, e gravou na trilha sonora do 45 rpm Los Incas, que a música deu a volta ao mundo. Este sucesso também permitiu a Jorge Milchberg prosseguir e aprofundar a sua investigação musical singularmente original.
Acompanhamento de Marie Laforêt
Durante os anos de 1968 e 69, foi orquestrador de Marie Laforêt e acompanhou-a no palco 10 . Nós o vemos então com os outros músicos tocando vários instrumentos musicais de toda a América do Sul: do joropo venezuelano ao cuatro , à vidala da Argentina e Atahualpa Yupanqui ) 11 , obviamente passando pelo charango que descobrimos com surpresa por trás do voz de marie Laforêt 12 . O conjunto também ocasionalmente convive com outros ritmos e temas da Europa Oriental. Encontramos assim nas redes sociais vídeos de El Cabrestero 13 , 14, El Polo 15 , Maria Laya 16 , El Pastor onde Marie Laforêt transportada pelos músicos do grupo, mostra uma sensibilidade muito forte a esta cultura de grande riqueza. Durante a turnê de canto no Olympia em novembro de 1969, Jorge Milchberg (no charango) conduziu Eugenio Detto (guitarra), Martin Torres (guitarra), Nachum Heiman (acordeão), Carlos Guerra ( tumba , cuatro ), Francis Dunglas (baixo), Roland Audefroy ( saxofone , flauta ) 11 .
Instrumentos
Um charango .
Tinyah.
Formado como pianista, notadamente utiliza o charango como instrumento de suas composições 17 . Ele também é um charanguista de renome mundial, muitas vezes convidado para o festival de charango em Paris. Embora muito familiarizado com as formas tradicionais de tocar este instrumento e os ritmos do folclore, iniciou ou amplificou um estilo de tocar o charango que privilegia a melodia, e o punteo (toque melódico com a corda dedilhada com acordes arpejados ) no rasgueo ( jogo rítmico em acordes de batida) e no kalampeo (jogo rítmico e melódico, típico da região de Potosí na Bolívia).
Como resultado, de ser um instrumento de acompanhamento para canto ou instrumentos de sopro andinos ( siku , kena ) que era mais frequentemente, o charango torna-se com ele cada vez mais um instrumento solista e até solitário, cuja execução melódica e meditativa é cada vez mais mais semelhante à da música antiga e da música clássica. Ele então toca o charango como um pequeno alaúde andino ; além disso, recentemente (2016) tocou um instrumento chamado Laudino (ou “Charango-Lute”), um instrumento francamente híbrido entre alaúde e charango, tanto que a evolução do estilo de tocar encontrou, portanto, uma tradução no artesanato e na arte de fazer violino contemporâneo.