Vai ser curioso acompanhar o movimento de autoridades e comentaristas quando o pêndulo da opinião pública inverter o curso
São curiosos os processos midiáticos de formação de opinião. A invasão da Ucrânia, pela Rússia, produziu uma tragédia humanitária, potencializada pela cobertura intensiva da mídia ocidental.
Cria-se um clamor na opinião pública, que passa a exigir medidas radicais de represália à Rússia. Nos últimos disso, esse movimento gerou alguns dos episódios mais ridículos da história moderna, como a proibição de apresentação da cantora lírica Anna Netrebko, a proibição de participação de atletas russos nas Olimpíadas Paralímpicas até o Restaurante Dona Onça, em São Paulo, que não resistiu ao ridículo e tirou o estrogonofe do seu cardápio.
Acontece que a sensibilidade da opinião pública esgota-se em velocidade inversamente proporcional ao nível de exposição do tema: quanto mais intensa a cobertura, mais rapidamente é o esgotamento da atenção do público.
Em um primeiro momento, o impacto da opinião pública leva os políticos a adotarem medidas radicais, comentaristas de TV a atuarem como populistas da política e animadores de auditório. Entregam o que a opinião pública exige – medidas drásticas, visando destruir a economia da Rússia – e ninguém ousa mostrar a conta: os custos a serem arcados pelas economias ocidentais.
Em um segundo momento, inverte-se-á o movimento. Haverá um esgotamento da cobertura e aparecerá a conta: inflação, preços de combustíveis, estagnação econômica.
E não apenas isso. Ontem, já começaram a aparecer os primeiros sintomas dos efeitos da crise, com o mercado de zinco. A Rússia produz 17% do zinco do mundo, insumo fundamental para a produção de baterias de carros elétricos. Tempos atrás, o Wisdom Tree Investments lançou o Nickel 3x Dailly Short – um papel que visava entregar 3 vezes o desempenho inverso da cotação.
O empresário chinês Xiang Guangda – conhecido como “Big Shot” – mantinha há meses uma grande posição vendida na LME por meio de sua empresa, Tsingshan Holding Group Co., a maior produtora mundial de níquel e aço inoxidável. Quando os preços começaram a subir, ocorrem as chamadas de margem – isto é, os investidores na ponta errada (no caso, quem vendeu a futuro por um preço menor) são obrigados a depositar a diferença. Um dos corretores de Tsingshan, a China Construction Bank Corp, recebeu um prazo adicional para pagar centenas de milhões de dólares em margem.Um default total terá impactos catastróficos não apenas sobre os investidores, mas sobre consumidores e produtos que utilizam o zinco, como baterias de veículos elétricos.
Um default total terá impactos catastróficos não apenas sobre os investidores, mas sobre consumidores e produtos que utilizam o zinco, como baterias de veículos elétricos.
Na terça-feira, a Bolsa London Metal Exchange suspendeu a negociação do ativo, assim como a Borsa Italiana. O valor do resgate foi calculado como zero, “para que os investidores não esperem receber pelos títulos que possuem”.
A crise da Rússia ocorre no momento em que o mundo financeiro tornou-se uma bomba relógio, com a financeirização de todos os ativos e a criação de produtos que potencializam em dezenas de vezes movimentos de alta ou de queda.
Vai ser curioso acompanhar o movimento de autoridades e comentaristas quando o pêndulo da opinião pública inverter o curso.
LUIS NASSIF ” JORNAL GGN” ( BRASIL)