CIRO BEIJOU A CRUZ DA FARIA LIMA E QUER SER O BOLSONARO DE 2022

CHARGE DE AROEIRA

Assessorado pelo marqueteiro João Santana, o movimento queima de vez as pontes do cirismo com a esquerda e com todas as mulheres que lutam por democracia no Brasil,  mas tem uma certa lógica. Com índices que variam entre 5% e 10%, a depender da pesquisa, Ciro bloqueia o crescimento da terceira via dos sonhos do mercado, que seria a candidatura do PSDB, seja ela com João Doria, governador de São Paulo, ou com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. Sua nova aposta parece ser a de que Jair Bolsonaro continuará derretendo e de que ele não será candidato ou será ultrapassado por ele próprio. Só isso explica a afirmação de que se arrepende por não ter apoiado o golpe de 2016, contra a ex-presidente Dilma.

Explico melhor: defender o golpe de 2016, que mudou a política de preços da Petrobrás e atirou milhões de brasileiros numa situação de fome e miséria, é um ponto de honra para as elites golpistas do Brasil, que lideraram a campanha antidemocrática de cinco anos atrás, em associação com setores do capital financeiro internacional. Ao assumir sua nova posição, Ciro beijou a cruz da Faria Lima para tentar se viabilizar como o adversário de Lula em 2022.

É uma aposta de altíssimo risco e que provavelmente fracassará, porque Ciro só será aceito pela direita brasileira caso seja a última carta disponível no baralho. Além disso, seus métodos claramente bolsonaristas constrangem aliados e dificultam acordos com nomes do Psol e do PSB, que ainda não fecharam com Lula. E mesmo que Ciro consiga suplantar Bolsonaro, o que hoje parece altamente improvável, suas chances de sucesso contra Lula parecem diminutas. É possível até que, dado o comportamento irascível e imprevisível de Ciro, setores da burguesia prefiram um terceiro mandato de Lula, que já é conhecido, moderado e hoje busca alianças com o chamado “centro”.

De positivo, a entrevista de Ciro serviu apenas para rasgar sua fantasia. Jair Bolsonaro é um Bolsonaro já conhecido. Ciro Gomes é um Bolsonaro que se travestia de progressista. Melhor que ele já tenha se assumido como realmente é, para que não alimente mais ilusões em setores nacionalistas ou da esquerda brasileira.

LEONARARO ATTUCH ” BLOG BRASIL 247″ ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *