Termo é resquício do impresso
Página vai virar “guest essays”
O New York Times anunciou que sua seção de opinião não usará mais o termo “op-ed” (na tradução literal, lado oposto da página de editorial). Em vez disso, os textos opinativos de colaboradores serão chamados de “guest essays” (redações de convidados).
Em post anunciando a mudança, a editora da seção Katie Kingsbury descreveu o nome original –um resquício do jornal impresso, referindo-se às opiniões publicadas na página oposta (“op”) como editoriais (“ed”)– como um “jargão interno do jornalismo”.
O termo está desatualizado e, pior, pode confundir e desinformar os leitores:
No mundo digital, no qual milhões de assinantes do Times consomem o jornalismo on-line, não existe um “op-ed” físico, assim como não existe um “ed” físico para o op-ed ser o oposto. É um vestígio de uma era antiga e do jornal impresso soberano.
Então, depois de 50 anos, a designação será aposentada. Os editoriais ainda serão chamados de editoriais, mas os artigos escritos por escritores externos serão conhecidos como “guest essays”, um rótulo que será exibido com destaque acima do título dos artigos…
Em uma era de desconfiança na mídia e dúvidas sobre o que é jornalismo, acredito que as instituições –mesmo aquelas mais tradicionais e conceituadas– atendem melhor seu público com uma linguagem direta e clara. Não gostamos de jargão em nossos artigos; não queremos isso acima deles também.
O Times chegou a testar em artigos de opinião o novo– e ficou satisfeito com as respostas dos leitores. (Você pode ver o exemplo aqui e aqui.)
“Os leitores compreenderam imediatamente o termo durante as sessões de pesquisa e entenderam o que ele dizia sobre a relação entre o escritor e o Times”, escreveu Kingsbury. “Isso reflete nossa missão de convidar e convocar uma diversas vozes e pontos de vista.”
O Times é uma das muitas organizações de notícias que estão fazendo mudanças com o objetivo de ajudar os leitores a discernir entre as opiniões e as notícias. Como Kingsbury disse em fevereiro, o Times irá redesenhar as seções impressa e digital de opinião “para diferenciar e contextualizar ainda mais o jornalismo opinativo” das reportagens produzidas pela redação.
O Times também nomeou 16 articulistas para a 2ª feira, destacando que “uma lista menor de contribuintes regulares abrirá espaço para mais opiniões externas”.
SARAH SIRE ” NIEMAN LAB” ( EUA)/ ” PODER 360″ ( BRASIL)