Deixará dívidas como legado
E maior concentração de renda
Evitar década perdida é desafio
A América Latina continua sendo o maior foco da pandemia global, atualmente respondendo por 41% das mortes globais após os aumentos nas fatalidades de covid-19 no Brasil, México e vários outros países da América Central e do Sul nos últimos meses. Por sua vez, os números das quedas do PIB no 2º trimestre de 2020 revelaram quão fortemente negativo foi o impacto da covid-19 nas economias da região. O quadro geral contém uma diversidade de condições entre os países e um desafio comum de evitar nova década perdida.
A América Latina como um todo deverá sofrer queda do PIB de algo acima de 8,5% em 2020, apenas parcialmente recuperada por uma taxa de crescimento média positiva de 4% no próximo ano. Apesar das revisões para melhor nas projeções de queda do PIB brasileiro, a maior economia da região, esta aparece com o pior desempenho econômico de todas as regiões dos países em desenvolvimento durante a crise.
Vale lembrar que a retração da renda per capita está ocorrendo depois de um período de já baixo crescimento na região. Deverá levar até 2025 para que a média retorne ao patamar de 2015!
Entre as maiores economias, Argentina, México e Peru devem apresentar quedas de 2 dígitos no PIB este ano, seguidos de perto pelo Equador, enquanto Brasil, Chile e Colômbia também sofrerão taxas de crescimento negativas na faixa de -5% a – 7,5%. O Uruguai é o único país entre eles que deverá recuperar seu PIB do nível de 2019 até o final de 2021. A Venezuela é uma tragédia à parte.
Essas diferenças refletem uma série de fatores, desde as condições domésticas anteriores ao coronavírus, os canais pelos quais o choque global da covid-19 os afetou, bem como as diferentes respostas de políticas públicas. Por exemplo, os países adotaram abordagens diferentes em relação a “achatar a curva da pandemia” com vários graus de eficácia –de “deixá-la seguir seu curso” (México, Nicarágua) a restrições de mobilidade rigorosas em alguns países (Colômbia, Chile e Peru), passando por fechamentos locais titubeantes e descoordenados no Brasil. No entanto, vários países já estão planejando ou executando reaberturas, enquanto as infecções e as mortes ainda estão diminuindo em ritmo lento. O Uruguai é o único caso em que se pode reivindicar sucesso em conter a disseminação do vírus.
Choques econômicos externos também afetaram de forma diferente os países da região. Os exportadores de petróleo sentiram o impacto da queda do preço, que voltou a níveis superiores a US$ 40 o barril WTI, mas se mantendo abaixo dos US$ 60 de antes da covid-19. Por outro lado, Brasil e Argentina se beneficiaram da demanda resiliente da China por produtos agrícolas. Embora a queda no turismo tenha atingido em cheio o Caribe, as remessas foram menos decepcionantes para a América Central e outros, devido a um transbordamento das transferências de renda do governo dos EUA para seus residentes, inclusive migrantes. O choque, contudo, permaneceu negativo.
Como uma repercussão da resposta do Federal Reserve ao choque financeiro de março dos EUA, o choque externo sobre os fluxos de capital e as taxas de câmbio na região foi parcialmente desfeito na maioria dos casos, exceto para aqueles que já estavam enfrentando problemas de balanço de pagamentos.
Em todos os casos, a região sentiu o impacto das restrições voluntárias e/ou obrigatórias de mobilidade na oferta e procura domésticas, provocando drásticas contrações da atividade económica.
Políticas de “achatamento da curva de recessão” –incluindo transferências de renda para os cidadãos, crédito para empresas etc.– também tiveram um papel, mitigando choques locais, ainda que à custa de aumento das dívidas públicas. Brasil e Peru criaram os maiores esquemas de transferência de renda para os cidadãos, enquanto o Chile priorizou o crédito para empresas e o México não optou por nenhum deles. A profundidade da recessão mexicana foi a contrapartida da opção por manter o cofre público fechado.
No caso do Brasil, por exemplo, o montante de recursos repassados a 67 milhões de cidadãos a título de “auxílio emergencial”, no 1º semestre do ano superou em valor toda a queda da massa salarial, fator determinante da queda do PIB menor que a esperada no período. Por conta de medidas extraordinárias, a dívida em relação ao PIB deve atingir patamares próximos a 95% ao final do ano. Embora o governo federal tenha conseguido atravessar a tempestade recorrendo a financiamento de curto prazo, com as taxas de juros de curto prazo prevalecentes, os desafios fiscais serão maiores no final do período de crise –como já abordei aqui.
Covid-19 tem sido uma tragédia para a região. Concentração de renda e aumento do endividamento público farão parte de seu legado. A epidemia também deixou nítidas as deficiências da região em gastos com saúde pública, baixos graus de integração formal da população em políticas públicas, além da baixa digitalização de funções governamentais e outros.
Depois de uma década perdida de crescimento econômico, a crise do coronavírus deve ser tomada como um alerta. Melhorar a educação, bem como a qualidade do ambiente de negócios e da gestão pública, continuam sendo óbvias prioridades. Em particular, a aceleração das transformações digitais disparada pela covid-19 trará riscos de destruição de postos de trabalho, especialmente em casos de qualificação intermediária, o que acentua a necessidade de adaptação na formação técnica da mão-de-obra e nas regras vigentes em mercados de trabalho.
A necessidade de explorar novas fontes de crescimento econômico inclusivo e sustentável foi exacerbada. Levantar investimentos em infraestrutura é um componente chave da agenda porque seu horizonte de tempo mais longo permite que investidores não tenham que esperar pelo fim das terríveis dificuldades em que os mercados correntes permanecerão por algum tempo, além de potencialmente se beneficiarem de um ambiente de juros internacionais baixos que deverá perdurar. Para tal, contudo, regras adequadas e baixa incidência de riscos políticos serão necessárias.
Apesar das diferenças nacionais, nenhum país da região conseguiu escapar da tragédia da covid-19. Evitar uma nova década perdida será um desafio comum.
OTAVIANO CANUTO ” BLOG PODER 360″ ( BRASIL)
Otaviano Canuto
Otaviano Canuto, 64 anos, é membro sênior do Policy Center for the New South, membro sênior não-residente do Brookings Institute e diretor do Center for Macroeconomics and Development em Washington. Foi vice-presidente e diretor-executivo no Banco Mundial, diretor-executivo no FMI e vice-presidente no BID. Também foi secretário de assuntos internacionais no ministério da fazenda e professor da USP e da Unicamp. Escreve para o Poder360 mensalmente, com publicação sempre aos sábados.