DA OCA, INDÍGENAS ENVIARÃO MENSAGEM A BOLSONARO PARA PEDIR CONCIENTIZAÇÃO

CHARGE DE JUNIÃO

Nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro receberá às 9h uma mensagem em suas redes sociais e em seu WhatsApp sobre sobre a situação na Amazônia. O envio será feito de dentro de uma oca do pajé Dupo, da etnia Tuiuk, no que será o início de uma campanha de conscientização pela floresta e pela defesa dos povos indígenas.

Bolsonaro receberá um vídeo com duração de aproximadamente 1 minuto e trinta segundos. As imagens serão acompanhadas por uma canção “Lamento de Raça”, interpretada pelo levantador de toadas Davi Assayag. Na sequência, a mesma mensagem começará a circular pelas redes sociais.

“Em dias de pandemia e incertezas, assistimos dia após dia o posicionamento da mídia em geral, de que o mundo inteiro está preocupado com as queimadas em nosso país. Com destaque para o estado do Mato Grosso, onde as cidades de Corumbá e Ladário tiveram boa parte de suas áreas consumidas pelo fogo”, indica o projeto. O objetivo do grupo é de e conscientizar e combater o desmatamento e as queimadas.

José Ribamar Mendes, da Sociedade dos Amigos da Amazônia, ainda coordena o projeto. Segundo ele, a presidência do Senado e da Câmara dos Deputados também receberão a mensagem. A oca de onde partirá a campanha fica a uma distância de 10 quilômetros de Manaus. Mas só há como chegar à tribo por via fluvial.

Nos últimos meses, a Amazônia esteve no centro das atenções internacionais, com governos e movimentos sociais pressionando o governo brasileiro a adotar medidas claras de proteção da floresta.

A reação de Brasília, porém, tem sido a de classificar tais questionamentos como uma tentativa de desestabilizar o governo ou de internacionalizar a região.

JAMIL CHADE ” SITE DO UOL” ( GENEBRA / BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *